terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Assembleia retoma atividades legislativas nessa quarta-feira

A Assembleia Legislativa inicia o período legislativo, nesta quarta-feira (01/02), com sessão solene, às 10h, para dar posse à Mesa Diretora eleita para o biênio 2017/2018, presidida pelo deputado Zezinho Albuquerque (PDT). A solenidade será no Plenário 13 de Maio.
A  nova direção da Casa, eleita em 1º de dezembro, é composta também pelo primeiro vice-presidente Tin Gomes (PHS); segundo vice-presidente Manoel Duca (PDT); primeiro secretário Audic Mota (PMDB); segundo secretário João Jaime (DEM); terceiro secretário Júlio César (PDT); quarta secretária Augusta Brito (PCdoB); e os suplentes Robério Monteiro (PDT), Ferreira Aragão (PDT) e Bruno Pedrosa (PP).
Na quinta-feira, acontece a sessão de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 29ª Legislatura, com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, que fará a leitura da mensagem governamental, com as prioridades para 2017 e o balanço das ações realizadas em 2016.
A primeira sessão plenária ordinária será na manhã de sexta-feira (03/03), com a leitura de matérias que passarão a tramitar na Casa. Entre os quais, a mensagem do Executivo, que propõe o reajuste salarial dos servidores da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, como informa o diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto Aragão.
O ano chega também com mudanças na composição das bancadas partidárias,  a partir da posse dos ex-deputados estaduais Ivo Gomes (PDT), Laís Nunes (PMB), Naumi Amorim (PMB) e Zé Ailton Brasil (PP) como prefeitos de Sobral, Icó, Caucaia e Crato, respectivamente, bem como da licença do deputado Osmar Baquit (PSD), atual secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado. Assumem  cadeiras na Casa neste 2017 os deputados Mário Hélio (PDT), Rachel Marques (PT), Fernando Hugo (PP) e Dedé Teixeira(PT). Este se licenciou para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e deu lugar ao suplente Sineval Roque (PDT). Também vai integrar a Assembleia, o deputado Dr. Santana (PT), no lugar de Osmar Baquit.
A maior bancada da Casa pertence ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), que conta com 13 parlamentares: Zezinho Albuquerque, Manoel Duca, Robério Monteiro, Antônio Granja, José Sarto, Evandro Leitão, Ferreira Aragão, Jeová Mota, Mirian Sobreira, Julinho, Sérgio Aguiar, Mário Hélio e Sineval Roque. Em seguida está o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com seis deputados: Audic Mota, Agenor Neto, Tomaz Holanda, Danniel Oliveira, Dra. Silvana e Leonardo Araújo.
Com cinco deputados, o Partido Progressista (PP) tem a terceira maior bancada. Integram a representação da sigla os deputados Bruno Pedrosa, Fernando Hugo, Leonardo Pinheiro, Walter Cavalcante e Lucílvio Girão. Na sequência, está o Partido dos Trabalhadores (PT), com quatro parlamentares: Moisés Braz, Elmano Freitas, Rachel Marques e Dr. Santana.
JS/CG

PMDB define Renan líder da bancada no Senado e confirma candidatura de Eunício à presidência da Casa

O PMDB definiu nesta terça-feira o atual presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), como líder da bancada do partido para o período legislativo que começa na quarta e confirmou a candidatura de Eunício Oliveira (CE) para a presidência da Casa.
"O PMDB definiu os seus nomes para presidente do Senado e líder da bancada: Eunício Oliveira e Renan Calheiros, respectivamente", disse o partido em publicação no Twitter, acompanhada de uma foto da bancada de senadores peemedebistas.
Além de Eunício, o senador José Medeiros (PSD-MT) também lançou candidatura para presidir o Senado, mas o favoritismo é todo do peemedebista.
Como maior partido do Senado, com 19 senadores, o PMDB tem a prerrogativa, pela tradição, de indicar o presidente da Casa. Embora as candidaturas alternativas venham sendo comuns nas últimas eleições, a supremacia da maior bancada vem se mantendo.

À frente da liderança do PMDB na Casa, cargo atualmente ocupado por Eunício, Renan deverá manter o protagonismo político. Os dois parlamentares peemedebistas foram citados em vazamentos de delações da operação Lava Jato, que investiga um bilionário esquema de corrupção na Petrobras.
BBC

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Governador autoriza compra de mais 140 motos para reforçar Raio em Fortaleza e RMF


O governador Camilo Santana autorizou nesta tarde (23), durante a reunião de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp), a compra de mais 140 motos para reforçar o Batalhão do Raio, da Polícia Militar, em Fortaleza e Região Metropolitana -  investimento de R$ 5,3 milhões. Além dessas, outras 310 motos já foram adquiridas pelo Governo do Ceará para serem utilizadas nos batalhões do Raio em todo o Ceará, totalizando 450 veículos.

“Após 17 anos, conseguimos reduzir os índices de homicídios no Estado em 2015 e 2016. Com certeza, a expansão dos batalhões do Raio tem tido papel fundamental no combate à violência em todo o Estado. Além disso, nossa meta é combater intensamente, também, os crimes de assaltos e furtos, que criam uma sensação de insegurança na população, além do incessante combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado", afirmou o governador Camilo Santana.



O secretário da Segurança, André Costa, destaca que o reforço vai ajudar a garantir a cobertura de todo o Estado. "É um grande projeto do governador de ampliação das bases do Raio. Com essas motocicletas, pretendemos fechar toda a Capital e Região Metropolitana, além da interiorização, que já foi iniciada. Com certeza, até o fim do ano estarão todos operando", disse.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Viana, afirmou que os veículos trazem mais agilidade às ocorrências. "Com essas novas motos que o governador está acrescentando no batalhão Raio, com a mobilidade que elas têm, a tendência é que nossos policiais militares consigam com mais êxito chegar aos locais de crime em um curto espaço de tempo. Temos que entender que há situações em que a viatura não pode ir, e o Batalhão, além de chegar, consegue diminuir um tempo de resposta para que atenda aos anseios da população no combate à criminalidade", disse Viana.


Interiorização

R MG 7589
O projeto de interiorização do BPRaio prevê, ao fim da implantação, que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas.

O processo já instalou bases em sete cidades, abrangendo 163 municípios cearenses - Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Crateús contam com quartéis do grupamento especializado. Canindé e Tauá são os próximos municípios do cronograma.






23.01.2017

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de reportagem

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Governador Camilo Santana assina promoção de 37 procuradores do Estado


O governador Camilo Santana assinou, na manhã desta sexta-feira (20), em evento no Palácio da Abolição, as promoções de 37 procuradores do Estado do Ceará. Seguindo critérios estabelecidos por comissão de exames da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), foi oficializado o reconhecimento do trabalho realizado pelos servidores do órgão.

Em seu pronunciamento na solenidade, Camilo Santana destacou o apoio fundamental da PGE para que a gestão estadual exerça com efetividade e competência o bom planejamento para o Ceará. "Queria parabenizar cada um dos profissionais pelas promoções e reiterar nosso compromisso com a Procuradoria Geral do Estado. Eu sei do trabalho exercido com muito zelo pelos procuradores, não só 
170120 PROMOCAO PROCURADORES MG 6099 web
com o Governo do Ceará, mas também na defesa do povo cearense. É bom saber que estamos em boas mãos", afirmou o governador.

Para o procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana,  as promoções concedidas pelo Ceará a 37 procuradores proporciona um crescimento da classe, no sentido de reconhecer o status funcional do procurador estadual e concedê-lo a ascensão por qualidade e tempo de serviços prestados à sociedade.

170120 PROMOCAO PROCURADORES MG 6076 web
"A Procuradoria tem um papel transversal enorme, pois está presente em diversos momentos do governo. No tema das concessões, nas relações com os servidores públicos, no caso das CEs somos nós que fazemos as apropriações, etc. A Procuradoria-Geral de Estado é um órgão de diálogo permanente com o Governo do Ceará e todas as suas secretarias. É, sem dúvida, para o procurador, incentivo e reconhecimento. Um momento de motivação para a classe. Estamos aqui ratificando o compromisso de mais e mais colaborar com a realização dos objetivos e dos fins do governo", disse Viana.

Os 37 procuradores promovidos se distribuem em ascensões da classe A para a classe Especial (maior degrau),  da classe B para classe A e da classe C para a classe B. As promoções foram definidas internamente na PGE, com comissões de exames de títulos e requisitos, levando em conta a avaliação dos serviços prestados e recursos apresentados - prós-graduações, quantidade de audiências, viagens, dentre outros pontos avaliados - por cada procurador ao Estado.

"Todas as classes foram contempladas. É importante frisar que, neste processo, temos muito a agradecer a sensibilidade do nosso procurador-geral, dos colegas de casa e, acima de tudo, o nosso governador Camilo Santana. Ele deu a importância devida aos procuradores. É importante ver um governador que entende a Procuradoria Geral como advocacia de Estado, forte e na defesa dos interesses da sociedade. Falo em nome de todos os colegas o nosso muito obrigado", agradeceu o procurador Leonardo Borges, ex-presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Ceará (Apece), que esteve presente no evento de promoção.


Estímulo para seguir evoluindo

RPersonagempromotora
Há oito anos, a cearense Caroline Moreira Gondim, de 37 anos, compõe o quadro da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará. Nesta sexta-feira, concretizou a maior conquista após tantos trabalhos realizados no órgão: a promoção da classe C para classe B de procuradores. Para ela, o ato de promover os profissionais da área jurídica inspira a todos da classe na busca por uma melhor preparação para exercer a função. "É muito importante que sejam realizadas essas promoções, pois elas indicam o merecimento que cada procurador tem, por competência e pelo tempo de trabalho prestado. Isso não deixa de ser um estímulo para todos, porque nos motiva a continuar buscando o melhor a cada dia", contou.









20.01.2017



André Victor Rodrigues
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Camilo Santana vai sair do PT para se filiar ao PSB

Camilo Santana anunciará em breve a sua saída do PT.  O governador articula sua filiação ao PSB. Como não pretende ir sozinho, está esperando o momento adequado para concretizar a mudança.
Camilo quer levar para o PSB petistas que perderam identidade com o PT, como Artur Bruno e Nelson Martins, que hoje são seus secretários no Governo.
Mas, por que ir para o PSB e não para o PDT de Cid e Ciro Gomes? Simples: para um governador, o melhor é ficar em um partido que não seja de oposição à aliança que hoje governa o Brasil.
A mudança de Camilo para o PSB explica a atitude do deputado estadual Heitor Férrer, que passou da condição de opositor para a de tocador de tarefas do interesse governista.
O PSB não é uma casa estranha a Camilo. O partido já foi durante anos o abrigo de seu pai, Eudoro Santana, quando deputado estadual de oposição aos governos de Tasso Jereissati e Ciro Gomes. Heitor mantém até hoje relações pessoais com Eudoro, que deixou o PSB em 2002.
Segundo informação de hoje do Blog do Estadão, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, já conversou com o governador do Ceará, Camilo Santana, sobre a mudança para seu partido, o PSB.
Filiado ao PSB, além de facilitar as suas relações com o Governo Federal, Camilo ficará livre para tentar levar o partido a apoiar a candidatura presidencial de Ciro Gomes, em 2018.
O POVO

Estados solicitam envio de militares das Foças Armadas para presídios

Nove governadores já pediram ao presidente Michel Temer o envio das Forças Armadas para atuar na crise do sistema penitenciário. Entre eles os estados do Norte e do Centro-Oeste que registraram massacres por causa do conflito entre facções que lutam pelo controle do tráfico de drogas. Mais de 130 presos foram mortos desde o início do ano em rebeliões. Os governadores também solicitaram o reforço de militares nas fronteiras.  
O documento com o pedido será formalizado ainda hoje e incluirá as assinaturas dos governadores de Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Febre Amarela, casos suspeitos no Espírito Santo

Subiu para seis os casos suspeitos de febre amarela no Espirito Santo. O estado já recebeu trezentas e cinquenta mil das quinhentas mil doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde para conter a doença. O governo ressaltou que no Espírito Santo não há áreas consideradas de risco, por isso só deve se vacinar quem vai viajar para locais onde há surto da doença, fora do estado.

Homem é preso após ameaçar matar Trump

A polícia do estado da Flórida prendeu um homem que ameaçou de morte o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. A ameaça foi feita em um vídeo divulgado pelo Twitter. Em depoimento, o homem identificado como Dominic Joseph Puopolo, de 51 anos, admitiu aos agentes que tinha a intenção de matar Trump durante a cerimônia de posse, na sexta-feira.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Funceme prevê chuvas em torno da média histórica para 2017

Em evento realizado no auditório do Palácio da Abolição, nesta quarta-feira (18), o Governo do Ceará divulgou, por meio da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), órgão vinculado à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), o prognóstico para a quadra chuvosa de 2017. Depois de cinco anos de seca, a probabilidade de chuvas dentro da média histórica é de 40% para os meses de  fevereiro, março e abril. O cenário inspira cuidados e continuidade nas ações de segurança hídrica.


Apresentado pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, o prognóstico trouxe as probabilidades de cada uma das três categorias (abaixo, em torno e acima da média histórica) referentes ao acumulado de precipitações dos próximos meses. No Ceará, há 30% de probabilidade para a categoria abaixo da média, 40% para a categoria em torno da média e 30% para a categoria acima da média.

Com relação aos setores do Estado, no noroeste a probabilidade para a categoria abaixo da média é de 25%, para a categoria em torno da média é de 35% e para a categoria acima da média é de 40%. Já no sudeste as probabilidades apontam 35% para a categoria abaixo da média, 40% para a categoria em torno da média e 25% para a categoria acima da média.

R MVS9577
Eduardo Sávio explicou que haverá uma ligeira tendência de chuvas acima da média para o setor noroeste do Estado do Ceará e, para o setor sudeste, uma tendência de chuvas em torno da média. "O setor sudeste é o que mais nos preocupa por conta do aporte de água dos reservatórios mais estratégicos do Estado. Em anos normais, que é a categoria mais provável, nós temos 50% de chances de ter escoamento significativo nos reservatórios. Então significa que teremos aí cerca de 55% de probabilidade, com base na previsão, de nós não termos escoamentos significativos para reservatórios como o Castanhão, Orós, etc", observou.

O presidente da Funceme salientou ainda que, para o segundo semestre de 2017, se tem um indício que coloca uma preocupação para 2018 de aumento das probabilidades de surgimento do El Niño. "É uma preocupação forte para termos mais cuidado com a água neste momento de crise no Ceará. Por isso, nós temos que ter cuidado no uso da água. O nosso trabalho a partir de hoje é exatamente colocar o cenário de previsão não só de chuva, mas de vazão que nós já rodamos para a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, para fazer cenários de alocação. A partir daí, os impactos previstos vão ser analisados e as medidas serão tomadas para o horizonte deste ano".

No mês de fevereiro, a Funceme vai elaborar e divulgar um novo prognóstico meteorológico sobre a quadra chuvosa, em referência aos meses de março, abril e maio deste ano.


Preparação diante das previsões

R MVS9527
Presente na solenidade, o secretário Chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, ressaltou o empenho da atual gestão estadual para evitar que a crise hídrica se alastre e atinja o cotidiano da população cearense. Élcio lembrou do planejamento traçado pelo governador Camilo Santana desde 2015, colocando como prioritárias as ações de segurança hídrica, como também o trabalho incessante de órgãos como Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Funceme e Defesa Civil.

"O quinto ano de seca traz um impacto social muito grande. E nisso vale destacar o trabalho do Governo do Ceará, com apoio do governo federal, junto a uma rede de política de proteção social, que tem garantido que aquelas imagens que a gente via no passado a gente não veja se repetir mesmo no quinto ano seguido de seca. Não temos as pessoas desesperadas migrando para Fortaleza em busca de alimentos, justamente porque os programas do governo federal relacionados a esse sistema de proteção social tem sido muito eficientes em parceria com o governo estadual", disse o secretário, citando o Programa Garantia Safra, Bolsa Família, Programa Nacional de Agricultura Familiar, assim como um conjunto de políticas públicas para administração dos anos de seca.

Élcio Batista lembrou que, apenas em 2016, o governo Camilo Santana investiu mais de R$ 400 milhões em ações relacionadas à segurança hídrica, mesmo dentro de um cenário de crise econômica enfrentado por todo o país, citando o Plano Estadual de Convivência com a Seca - elaborado em 2015 por Camilo Santana e sua equipe - como fundamental para o enfrentamento das questões climáticas e da falta de água no Estado, destacando a importância das ações emergenciais e estruturantes dentro das perspectivas a curto, médio e longo prazos no Ceará. Outro destaque é o Plano de Segurança Hídrica para a Região Metropolitana de Fortaleza, a perfuração de poços no Pécem, inauguração de Estação de Tratamento de Água (última realizada no Açúde do Gavião), o programa de adutoras, a Tarifa de Contigência implementada no Ceará e o trabalho de monitoramento da Cagece contra o mal uso da água no Estado.

"O Ceará só está conseguindo enfrentar esse quinto ano de seca, quando muitas pessoas nem percebem, porque quando abrem a torneira a água está chegando lá do mesmo jeito que chegava antes, justamente pelo trabalho que se iniciou no final da década de 1980 na constituição do Sistema de Recursos Hídricos. Estamos vendo o quanto ele foi importante, com obras estruturantes, obras de médio prazo, de longo alcance, mas que estão dando conta e funcionando. Se não tivéssemos o Eixão das Águas, talvez hoje Fortaleza estivesse vivendo um período que nem sei dizer como estaríamos enfrentando. O Governo do Estado está fazendo uma obra estruturante super importante, que é o Cinturão das Águas. Uma obra para dar frutos daqui a quatro, cinco anos, mas quando ela se concretizar aí que a gente vai entender a importância real para o Ceará", disse.

R MVS9537
Em 2016, lembrou Élcio, Camilo Santana instituiu no gabinete um grupo de contingência e de tomada de decisão, que se reúne semanalmente - uma vez por mês com o governador - para tomadas de decisões acompanhamento de todos os 184 municípios do Estado do Ceará, sob coordenação do próprio secretário, mas com a presença de todos os representantes do setor de recursos hídricos do Estado. "Se hoje não temos nenhum município em colapso absoluto de água, é graças a esse trabalho que tem sido feito. Um trabalho que reúne milhares de trabalhadores, servidores públicos que vêm se empenhando de forma fundamental", finalizou.


Gestão hídrica

R MVS9503
O secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco Teixeira, afirmou, durante o evento de apresentação do prognóstico, que o estabelecimento de ações emergenciais e estruturantes deve continuar independente das previsões, visto que não há garantias de que haverá melhoras significativas dentro do quadro de seca apresentado no Estado há cinco anos.

"Nós temos nos preocupado, desde quando o governador Camilo Santana assumiu o governo, em estabelecer ações emergenciais no caráter da celeridade para implantação, mas que fossem ações estruturantes. Vamos continuar com a implementação de ações tanto de gestão da oferta e da demanda, como de ampliação da infraestrutura hídrica para buscar novas fontes, e é lógico, acelerar essas ações. O Governo do Estado tem feito todos os esforços para viabilizar essas ações", disse.

R MVS9508
Teixeira expôs que é importante chamar a atenção de todas as instâncias no Estado para o estado de emergência na gestão de recursos hídricos dos municípios cearenses, como também facilitar os processos administrativos para desenvolver cada vez mais melhores ações e assegurar economia de água e consumo mais inteligente pela população. "São situações essenciais para se conviver com essa seca", afirmou.

Sobre a probabilidade de se ter um El Niño no próximo ano, o titular da pasta dos Recursos Hídricos afirmou que é preciso, ocorrendo ou não o fenômeno em 2018, haver um aprofundamento no desenvolvimento de mecanismos adequados para garantir a segurança das fontes de água em todo o Estado. Teixeira lembrou que hoje, na Região Metropolitana de Fortaleza, está sendo economizado algo próximo a 2m³ por segundo, sem precisar de racionamento clássico, apenas com ações voltadas ao Plano Estadual de Convivência com a Seca.

O secretário afirmou que no final do mês será estudado junto à Funceme novas alternativas, depois da concretização de novo prognóstico sobre a quadra chuvosa. A exploração de mais águas subterrâneas, adutoras, poços, dentre outras alternativas, devem ser amadurecidas, segundo ele.  "O Castanhão está numa região de probabilidade de ter chuva abaixo da média. Em compensação, o Maciço de Baturité, que é uma área fundamental e que abastece a Região Metropolitana, está ali na interface entre as duas áreas. Podemos ter um bom aporte na RMF. Assim como o Orós, que está na bacia do Jaguaribe, pode ter um aporte mais representativo do que o Castanhão, e o Banabuiú também. Então, o prognóstico da Funceme é algo que temos de aprofundar melhor, cruzar com os dados das nossas bacias hidrográficas e dos nossos reservatórios", exemplificou o secretário.



terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Casa Militar presta homenagem ao Dia do Ceará no Palácio da Abolição


Nesta terça-feira, dia 17 de janeiro, o Estado do Ceará comemora os 218 anos da sua emancipação oficial de Pernambuco. A data do Dia do Ceará é celebrada por lei estadual, desde 2004, de forma obrigatória em todos os órgãos e entidades públicas cearenses. No Palácio da Abolição, durante o início da manhã, a Casa Militar realizou evento com hasteamento das bandeiras do país e do Estado.

    Com a participação da banda da Polícia Militar, a celebração do Dia do Ceará teva abertura com o Hino Nacional Brasileiro, Hino do 
WhatsApp Image 2017-01-17 at 09.47.26 web
Estado do Ceará, dentre outras músicas para celebração da memória histórica para o povo cearense.

    Coordenador de Ajudância de Ordens, Cerimonial e Protocolo da Casa Militar, o tenente-coronel Ricardo de Almeida Porto lembra que o hasteamento do pavilhão nacional é prática militar diária, porém traz uma roupagem especial para todos os dias 17 de janeiro há 12 anos.

    "Desde que foi estabelecida a lei do Dia do Ceará, que nos traz a data histórica em que o Estado do Ceará se desvincula administrativamente da Província de Pernambuco, todos os 
 MVS9115 web
estabelecimentos públicos tem a obrigação de prestar homenagem a esta data. Aqui, no Palácio da Abolição, nós não poderíamos deixar de fazer essa comemoração. Reunimos deste modo a Casa Militar e sua tropa para prestar todas as homenagens", explica.

    Por meio da lei nº13.470, de maio de 2004, ficou instituído para 17 de janeiro a data comemorativa que referencia o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799. A independência cearense foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, sob a justificativa do crescimento populacional e econômico apresentado pela até então capitania.

    A legislação também determina que anualmente, nesta data, a realização de evento oficial da independência no município de Aquiraz, primeira capital do Estado do Ceará.  


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

URCA oferta cursos de línguas

A Pró-Reitoria de Extensão da URCA inscreve, a partir de hoje (16/01) até sexta-feira (20/01), interessados em participar gratuitamente de um dos cursos do Projeto de Ensino em Línguas (PROELI), que está com vagas limitadas para os cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Libras.

As inscrições podem ser feitas das 8h às 12h no Curso de Letras, no Campus Pimenta, em Crato, com a professora Eugênia Duarte. É necessário ter em mãos RG e CPF. No ato da inscrição deve ser feito o pagamento de uma taxa única de ajuda de custo no valor de R$100,00 para os cursos de Inglês e Espanhol e de R$80,00 para Francês e Libras.

Com previsão de início em fevereiro e aulas ministradas no período da tarde e aos sábados, o projeto é organizado pela Coordenadora dos Projetos de Idiomas da URCA, professora Eugênia Duarte.     

(Assessoria de Comunicação)

Temer e o Plano Nacional de Segurança

O presidente Michel Temer vai receber os governadores na quarta-feira para discutir a crise no sistema penitenciário. O Plano Nacional de Segurança será detalhado durante o encontro. Os chefes das defensorias de todo o país também vão se reunir em Brasília para planejar o mutirão carcerário. O objetivo é rever os processos em todo país e tentar diminuir a superlotação dos presídios. 

SSPDS e MPCE têm reunião para fortalecer parcerias



O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, esteve reunido, na tarde desta segunda-feira (16), com Procurador Geral de Justiça, Plácido Rios. O encontro teve como objetivo estreitar a parceria entre a SSPDS e o Ministério Público em ações desenvolvidas em conjunto. 

Para o secretário André Costa, é importante contar com o olhar de fora, do Ministério Público e do Judiciário, na realização das iniciativas voltadas para a segurança pública. “Vamos agir com força no combate à criminalidade, sempre dentro da legalidade. Para isso contamos com a parceria do Ministério Público”, ressaltou o secretário. Com intuito de aproximar os setores de inteligência das duas instituições, André Costa aproveitou a ocasião para convidar um representante do MPCE para participar das reuniões semanais de inteligência.

O Procurador Geral de Justiça reforçou a necessidade de promover ainda mais a aproximação entre os órgãos de segurança e o Ministério Público. “Trabalhamos muito em conjunto com as polícias. E confiamos muito no trabalho que é feito. Mas é fundamental estreitarmos os laços para progredirmos”, frisou, ressaltando que o secretário André Costa pode contar com o apoio irrestrito do MP.

Também participaram do encontro o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência do Ministério Público (Nusit), Nelson Gesteira; o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), Humberto Ibiapina; o promotor de Justiça e diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público, Manuel Pinheiro; o promotor de Justiça e coordenador da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Asdin), João de Deus, e o procurador de Justiça e corregedor-geral do MPCE, José Wilson. 


Fonte: SSPDS

Estudante de Direito é preso por tráfico de drogas


Três ações realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), realizadas na última semana, resultaram na apreensão de mais 100 quilos de maconha, além da captura de cinco pessoas. As investidas policiais foram realizadas nos bairros Jardim das Oliveiras, Antônio Bezerra e Mondubim, nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) 04, 01 e 05, respectivamente.

Conforme o diretor da DCTD, Sérgio Pereira, as ações são resultados de trabalhos investigativos desenvolvidos pelos policiais da especializada. "No decorrer da semana passada, nós selecionamos alguns alvos que as investigações estavam bem avançadas e preparamos a operação para a fase final. Começamos pela identificação, localização e na última fase, a captura dos alvos e apreensão dos entorpecentes", revelou o delegado.  

No último dia 10, foram capturados Antonio Teles de Sousa Cruz (27), que já responde por roubo e Débora Rafaela Lima Mourão (24), sem antecedentes criminais. Com o casal, a Polícia apreendeu 44,6 quilos de maconha, 63 munições dos calibres 12, 32 38 e 40, celulares, relógio, uma balança de precisão, notebook e um veículo Pólo de cor preta e placas JMD 8661. Eles foram capturados no Conjunto Tancredo Neves, no Jardim das Oliveiras, na AIS  04. A dupla foi autuada em flagrante por tráfico, associação para o tráfico de drogas e posse irregular de munição. 

Já no dia 12, foram realizadas duas ações simultâneas que resultaram nas capturas de três pessoas. O primeiro alvo capturado foi o universitário estudante do 7º período do curso de Direito, Lauro Chagas de Oliveira Neto (22), o "Laurinho", sem antecedentes. Ele foi preso em uma residência na Rua Capitão Brasil, no bairro Antônio Bezerra. Com ele, foi apreendido um quilo de maconha, uma balança de precisão, três aparelhos celulares e uma motocicleta Honda CG/125 Fan de cor vermelha e placa NUO 7798.  "Laurinho" foi conduzido para a DCTD, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. 

Os últimos a serem capturados foram Raimundo Nonato Façanha da Costa (35), que responde por crime de trânsito, e Luiz Vieira da Silva Filho (38), sem antecedentes criminais. Com eles foram apreendidos cerca de 56 quilos de maconha, quatro aparelhos celulares, uma faca e o veículo Jetta de cor preta e placas ORR 0005. A ação ocorreu no bairro Mondubim (AIS 05). Os policiais flagraram o exato momento em que Luiz entregava a droga para Raimundo. Foi dada voz de prisão para a dupla que foi conduzida para a sede da DCTD, onde foi autuada em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas. 

Polícia Civil afirma que Marcelo Cabo, técnico do Atlético-GO, foi encontrado e está bem

Após quase 40 horas desaparecido, o treinador Marcelo Cabo foi localizado, conforme informou a Polícia Civil de Goiás. Por meio de sua assessoria de imprensa, a corporação explicou que o carioca de 50 anos passa bem e que maiores detalhes serão apresentados na manhã desta terça-feira, às 10h, na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic).
O técnico rubro-negro comandou o Atlético-GO em jogo-treino contra o Gama-DF, no último final de semana. Após o amistoso ele participou de uma “resenha” com amigos, antes de retornar ao seu apartamento. Por volta das 3 horas do domingo (15), ele foi visto pela última vez, quando deixou o prédio em que reside, de carro, com apenas um cartão de débito, que não teve movimentações de saque ou transferência.
Durante a tarde desta segunda-feira (16), Marcelo Cabo voltou ao seu apartamento, onde ficou por quase dez minutos antes de desaparecer novamente. Pelas imagens do circuito de segurança do edifício foi possível identificar que Cabo chegou em um táxi e deixado o local dentro do mesmo veículo.
Diário de Goiás

Governo do Ceará sanciona lei das cotas para universidades estaduais nesta terça-feira (17)


A governadora em exercício do Estado do Ceará, desembargadora Iracema do Vale, irá sancionar nesta terça (17) às 16 horas, no Palácio da Abolição, a lei que institui o sistema de cotas nas instituições de Ensino Superior do Estado do Ceará. A lei vai reservar 50% das vagas para egressos de escolas públicas.

Serviço

Governo do Estado vai sancionar lei das cotas para universidades estaduais    

Local: Palácio da Abolição 
Data: 17.01.2017 
Hora: 16h

Marcelo Cabo é visto no prédio em que mora

O treinador do Atlético Goianiense, Marcelo Cabo, foi visto nesta segunda-feira (16), por volta das 15h48 entrando no prédio onde mora, localizado no setor Jardim Goiás, em Goiânia. Segundo informações da Rádio 730 AM, o treinador saiu do prédio após sete minutos. Ele teria chegado ao aparamento em um táxi e saído no mesmo veículo.
A Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) havia acabado de encerrar uma entrevista coletiva, na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), para detalhar o caso e as linhas de investigação quando o delegado Kleyton Manoel Dias recebeu a informação de que Marcelo Cabo teria sido visto em seu apartamento.
Neste momento, policiais civis, agentes e o delegado se deslocam para a residência do treinador. 
Diário de Goiás

“Não desprezamos nenhuma linha de investigação”, diz delegado sobre desaparecimento de treinador Marcelo Cabo

Diante do desaparecimento do treinador do Atlético Goianiense, Marcelo Cabo (foto), desde a madrugada de domingo (15), a Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) informou que não despreza nenhuma linha de investigação.
Na tarde desta segunda-feira (16) o delegado Kleyton Manoel Dias afirmou, em entrevista coletiva, que os policiais da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) estão nas ruas colhendo todo tipo de informação que possa ajudar a solucionar o caso, além de ouvir testemunhas.
delegado Kleyton Manoel Dias
“A Polícia Civil do Estado de Goiás acaba de ser noticiada sobre o desaparecimento do treinador. Já ouvimos algumas testemunhas e vários policiais da Deic se encontram em campo neste momento à procura de filmagens e detalhes que possam levar à localização do treinador. Não podemos desprezar nenhuma linha de investigação, tendo em vista que a poucas horas tomamos conhecimento do caso. Então, estamos em um trabalho inicial e não desprezamos nenhuma informação ainda”, disse o delegado.
Durante a entrevista, Kleyton Manoel Dias ressaltou que a Polícia Civil está fazendo o levantamento inicial de todas as informações necessárias para a investigação, como rastreamento de cartões, verificação de multas – uma vez que o treinador saiu em seu carro, um Pálio Attractive branco -, se ele deixou a capital ou não.
Questionado sobre as pessoas que estão sendo ouvidas, o delegado ressaltou que são pessoas próximas a Marcelo Cabo. “São testemunhas ligadas à pessoa que está desaparecida que nós não vamos divulgar nenhum nome por enquanto não atrapalhar qualquer tipo de vinculação, de informações que possam levar ao paradeiro do treinador”.
Em relação a problemas com dívidas, ameaças ou suspeita de depressão, Kleyton Manoel Dias informou que o treinador não tinha problemas em Goiânia e estava com a saúde normal. No entanto, são possibilidades que serão investigadas.
“Pelo que nos foi reportado até o presente momento, a vítima não guardava nenhum tipo de problema aqui na cidade de Goiânia, em outras cidades também não. Não tem problemas de dívidas, de ameaças. Então, é um fato completamente atípico e estamos iniciando agora todo esse trabalho investigativo. Oficialmente ainda nos foi informado sobre nenhum problema de saúde do treinador. Mas também, como disse, não podemos desprezar nenhuma informação”, disse.

Imagens

Imagens de câmeras de monitoramento do prédio onde Marcelo Cabo reside foram colhidas. Segundo o delegado, treinador chegou em sua casa sozinho por volta das 2h da madrugada de domingo e saiu por volta das 3h. Ele chegou a sua residência sozinho e saiu também de sua residência sozinho, dirigindo seu veículo. “Todas as câmeras, todas as imagens, inclusive de todo o bairro e saídas de Goiânia serão levantadas pelo departamento”.
Em caso de algum cidadão souber do paradeiro do treinador, a Polícia Civil conta com o número 197, onde podem ser feitas denúncias e repassadas informações à corporação.

Atlético

Além de entrevista coletiva, o Atlético Goianiense informou que está em contato com a família do treinador e que se colocou à disposição dos familiares e das autoridades para auxiliar na solução do caso.
Leia nota oficial do Atlético-GO:
O Atlético Clube Goianiense ainda não tem notícia do técnico Marcelo Cabo. O treinador foi visto pela última vez na madrugada de sábado para domingo (15/01). As imagens do circuito interno de segurança do edifício onde ele mora no Jardim Goiás registraram o momento em que Marcelo entrou no seu carro, estacionado à frente da portaria, e saiu.
O treinador não compareceu ao treinamento realizado na manhã desta segunda-feira e o clube já acionou a Polícia Militar. O caso também foi registrado na Delegacia de Investigações Criminais de Goiás.
O clube está em contato com a família e se colocou à disposição dela e das autoridades competentes para a solução do caso com a maior brevidade possível.
Diário de Goiás

Vozão acerta com atacante argentino



Maxi Biancucchi é o novo reforço do Ceará Sporting Club para a temporada 2017! O Vozão anunciou a contratação do jogador em SMS enviado para os sócios! Gostou do novo nome, torcedor?

Dia do Ceará será comemorado terça-feira

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, comemora na terça-feira (17), os 218 anos de emancipação do Estado. A programação especial comemorativa ao Dia do Ceará será realizada no município de Aquiraz, primeira capital do Estado, com abertura oficial às 9 horas, na Praça Cônego Araripe, a Praça da Matriz, em cujos arredores se localiza um dos equipamentos da Secult, o Museu Sacro São José de Ribamar. O evento tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Aquiraz.
Às 9h a programação festiva do Dia do Ceará terá início com a abertura da solenidade, com a presença do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, de outras autoridades e de convidados. A Banda de Música Municipal de Aquiraz executará os hinos da cidade e do Estado, seguidos do hasteamento das bandeiras de Aquiraz, do Ceará e do Brasil.
Na sequência, a festa contará com o Coral e a Orquestra da ONG Tapera das Artes, localizada em Aquiraz, executando o Hino Nacional Brasileiro e outras músicas. O Coco do Iguape, um dos mais tradicionais grupos da cultura popular cearense, também realizará apresentação especial, às 10h.
A distribuição de 218 mudas de plantas, doadas pelo Parque Botânico do Estado, gerenciado pela Secretaria do Meio Ambiente doEstado do Ceará (Sema), e uma visita ao Museu Sacro São José de Ribamar encerram a programação.
O Dia do Ceará
O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa referenciando o dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799, tornando-se administrativamente independente. A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania do Ceará apresentava em 1799.
A lei estadual determina a realização anual de um evento oficial em Aquiraz, primeira capital do Estado, por ocasião da data. Além disso, órgãos e entidades da administração estadual, assim como as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover o Dia do Ceará. 
CNEWS

Massa confirma o seu "retorno" para a F1

A equipe Williams confirmou Felipe Massa para a temporada deste ano. A volta do brasileiro à Fórmula 1 ocorre menos de dois meses após ele fazer sua despedida oficial no GP de Abu Dhabi. Com isso, o finlandês Valtteri Bottas deve ser anunciado nos próximos dias pela Mercedes para o lugar de Nico Rosberg, que se aposentou logo depois de conquistar seu primeiro título mundial.

Nova rebelião em presídio do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte registrou duas rebeliões em três dias. O motim de hoje aconteceu de madrugada no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, em Natal. Segundo a polícia, os internos atearam fogo em colchões e tentaram derrubar um muro para entrar numa área onde ficam os presos ameaçados de morte. Os agentes prisionais usaram bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e balas de borracha para controlar a situação.

A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, Vilma Batista, afirmou à CBN que, durante a rebelião desta segunda-feira, os presos gritavam que estavam fazendo aquilo para vingar a morte de 26 detentos no motim de sábado no presídio de Alcaçuz, o maior do estado.

Umari: justiça cassa gestor 13 dias após posse

Duas semanas após início dos novos mandatos, o Ceará já tem seu primeiro prefeito com candidatura cassada pela Justiça Eleitoral após a posse. Eleito em uma das disputas mais acirradas do Estado, o prefeito de Umari, Alexandre Barros (PT), foi condenado pelo juiz da 58ª Zona Eleitoral, Marcelo Wolney de Matos, por suposta captação ilícita de sufrágio – compra de votos.
Apesar de Barros ter sido o 1º gestor com decisão contrária após a posse, outros cinco prefeitos possuem os registros de candidaturas questionados pela Justiça Eleitoral. A decisão de Umari foi proferida na última sexta-feira, 13.
Como ela ainda é em 1ª instância, o prefeito pode recorrer ao pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para evitar nova eleição. Segundo Wolney de Matos, ficou clara a existência de provas “veementes” conduta ilícita no caso.
O POVO

Rádio Iguatu.net - Delegado Wesley Alves fala sobre golpe na internet

domingo, 15 de janeiro de 2017

Viatura da PRF é incendiada e outra tem os pneus furados em Fortaleza


Uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi incendiada na noite deste domingo, 15, na concessionária Codisman, na Avenida Rogaciano Leite, bairro Luciano Cavalcante. 

Segundo uma fonte da Polícia Militar, na frequência a Polícia foi acionada para uma ocorrência envolvendo uma viatura da PRF e um outro veículo. 

 A PRF confirmou a informação e divulgou que uma viatura da PRF foi incendiada e a outra foi danificada, teve os pneus furados.

O POVO

Presidente filipino ameaça decretar Lei Marcial por causa do tráfico de drogas

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, afirmou que irá impor a lei marcial caso o problema das drogas se torne "muito virulento". Há um mês, ele havia descartado qualquer possibilidade de adotar a medida. Desde julho, mais de 6 mil pessoas foram mortas na campanha antidrogas no pais.

Político colombiano é preso por receber suborno da Odebrecht

O ex-senador da Colômbia Otto Nicolás Bula foi preso no país por suspeita de receber suborno da Odebrecht, informou neste domingo o Ministério Público colombiano. Integrante do Partido Liberal, o ex-senador será acusado pelos crimes de suborno e enriquecimento ilícito, segundo o MP local. A detenção de Bula é a segunda que acontece na Colômbia por causa de corrupção em contratos com a empreiteira brasileira.

Suíços querem colaborar com a operação Lava Jato

 As autoridades da Suíça querem discutir com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, uma segunda etapa de colaboração entre o Brasil e o país europeu na Operação Lava Jato. Com cerca de 600 milhões de dólares ainda bloqueados em contas de bancos suíços, os dois Ministérios Públicos vão se reunir nesta semana em Berna para avaliar formas de repatriar os recursos. Tanto o Brasil como a Suíça aplicaram multas sobre a Odebrecht como parte do acordo de leniência fechado pela empreiteira.

Donald Trump x Angela Merkel

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Otan está obsoleta e acusa a chanceler alemã, Angela Merkel, de ter cometido um erro catastrófico na política de refugiados ao permitir a entrada de imigrantes. Em entrevista ao jornal alemão 'Bild', Trump afirmou que muitos Estados não investem o necessário em Defesa e destacou que foi acertada a decisão do Reino Unido em deixar a União Europeia.

Identificação dos mortos no massacre do RN deve começar nesta segunda-feira

Ocorre nesta segunda-feira o trabalho de identificação dos 26 presos assassinados no massacre na penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. Um caminhão frigorífico foi alugado para armazenar os corpos enquanto não acontece a liberação para os sepultamentos. Segundo o secretário de Segurança, Caio Bezerra, todos os mortos no massacre foram decapitados..
O Instituto Técnico de Perícia do Rio Grande do Norte suspendeu o reconhecimento das vítimas do massacre na noite deste domingo. A justificativa é que a Secretaria estadual de Justiça e Cidadania não enviou a lista de nomes dos presos da unidade prisional. 

O destino dos senadores cearenses



O "poder" do título nada tem a ver com Ciro Gomes. Mas com uma inédita posição de destaque que os três senadores cearenses terão a partir de fevereiro: Eunício Oliveira será o presidente do Senado; José Pimentel, o primeiro vice-presidente, uma espécie de prefeito da Casa; e Tasso Jereissati será o presidente da poderosa Comissão de Assuntos Econômicos.
Lauro Jardim/O Globo

sábado, 14 de janeiro de 2017

Febre Amarela preocupa Minas Gerais

Subiu para 38 o número de mortes suspeitas por febre amarela em Minas Gerais. Já o total de notificações chegou a 133. A cidade com maior número de casos é Ladainha. Na sequência, aparecem três municípios do Vale do Rio Doce: Caratinga, Imbé de Minas e Piedade de Caratinga. O governo do estado decretou emergência na saúde pública nas áreas com surto da doença. 

O recuo de Kassab

O ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, recuou do projeto para limitar os planos de banda larga fixa oferecidos pelas operadoras. Ele esclareceu em nota que não haverá mudanças no modelo atual. Em entrevista nesta semana, porém, Kassab havia dito que o governo pretendia adotar uma regulamentação com limites de dados. 

Camilo viaja e desembargadora assume o comando do Ceará

O governador Camilo Santana viaja, de 14 a 19 de janeiro, para o Oriente Médio em missão oficial, com o objetivo de aprofundar as relações entre o Ceará e a Ásia Ocidental. Nesta sexta-feira (13), o chefe do Executivo realizou a transmissão do cargo de governador à presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Iracema Martins do Vale, em solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

A linha sucessória para administrar o Governo do Ceará respeita a seguinte ordem: vice-governadora, presidente da Assembleia Legislativa e presidente do Tribunal de Justiça. Izolda Cela e Zezinho Albuquerque encontram-se fora do Estado e, por isso, assume o cargo a desembargadora Iracema do Vale.


Disputa coxinha x petralha nas redes é doentia e mata diálogo, diz filósofo

No lugar de uma esfera homogênea e lisa, um poliedro multifacetado. Foi essa a metáfora usada pelo papa Francisco, há três anos, para definir a humanidade no discurso em que falava sobre a importância de as pessoas respeitarem a pluralidade de opiniões. Na ocasião, o pontífice argentino se posicionava contra o nivelamento das ideias e de ações que acaba por excluir determinados grupos sob o pretexto de eliminação da diferença.
Para o cientista político Fernando Schuler, doutor em filosofia e professor no instituto Insper, em São Paulo, o poliedro também expressa a diversidade dos pontos de vista na internet, sobretudo nas redes sociais, que torna, de algum modo, qualquer um apto a opinar sobre o que bem entender --e sem os filtros de quem, antes disso, se presumia especialista em um assunto.
Segundo ele, é importante não confundir pluralidade com respeito à diversidade. Nessas mesmas redes está cada vez mais pulverizado um moralismo de costumes que elenca quais palavras, expressões ou piadas convêm ou não serem reproduzidas em um universo politicamente correto. Segundo ele, é preciso aprender uma nova diplomacia para o mundo digital.
Ele discorda da opinião de que o conservadorismo avança no mundo e cita a eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos para explicar sua posição.
"O próprio Trump nunca foi um conservador. Hoje o que se chama de conservador é bastante associado a um moralismo de costumes muito popular nas redes sociais. Há alguns anos, as visões sobre fatos históricos eram filtradas pelos intelectuais, pela academia. Hoje, as visões brotam, fluem diretamente nas redes", diz. "Não é correto confundir tradição política conservadora com o moralismo de costumes, traço popular que talvez tenha se pulverizado nas redes sociais e que trata de um moralismo do politicamente correto, com uma espécie de novilíngua que traz quais palavras se pode ou não dizer, ou que tipo de piada, por exemplo."
Sobre o racha político, agravado pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT), diz que o mundo mudou: "É importante aceitar a ideia de que a sociedade é marcada pelo pluralismo, e o novo mundo quebrou essa cisão de esquerda e direita. Vale o poliedro mencionado pelo papa, e não mais aquela imagem da régua de esquerda e direita, que vai sendo substituída", afirma. "O embate 'coxinhas x petralhas', por exemplo: há algo mais doentio que isso, que só cria mais desaprendizado e falta de diálogo? Se queremos uma sociedade menos radicalizada, temos que começar pelo uso da linguagem --e na internet não é diferente", argumenta.
Vamos ter que aprender uma nova diplomacia no mundo digital, talvez com uma linguagem mais amena, no lugar de tanta ênfase
Fernando Schuler, cientista político
Para o estudioso, por outro lado, a própria multiplicação de blogs e de redes sociais, característica marcante do universo digital, é "uma das grandes fontes da instabilidade contemporânea".
"Temos sempre a sensação de instabilidade. Isso tem um lado imensamente positivo, que é a capacidade de as pessoas expressarem suas visões. Mas há a permanente sensação de conflito, de tensão, de tribalização, em que se tende a excluir quem pensa diferente", analisa.
"Isso requer das pessoas um novo aprendizado: vamos ter que aprender uma nova diplomacia no mundo digital, talvez com uma linguagem mais amena, no lugar de tanta ênfase. Estamos virando uma sociedade com uma legião de pessoas especialistas nas próprias opiniões."

Estado permanente de crise

Para Schuler, a percepção do aumento do conservadorismo no mundo abrange um simplismo que só dificulta a compreensão sobre as relações humanas. "Você pode ser uma pessoa muito liberal sob o ponto de vista dos costumes, mas conservador --muito avesso a liberdades--, por exemplo, sob o ponto de vista econômico, ou vice-versa", menciona. 
"Mesmo os indicadores sociais vêm apresentando melhoras expressivas no mundo inteiro, com uma redução dos índices de violência e de pobreza, um aumento de escolaridade e do número de democracias... Vivemos em uma época histórica de notícias muito positivas, mas também estamos constantemente sob o 'efeito breaking news', em que nossa percepção de mundo não acompanha esse momento --é uma percepção multifacetada graças ao efeito da informação. No mercado de informação, a má notícia tem mais peso que a boa --isso é um paradoxo do mundo contemporâneo", justifica Schuler.
Ele diz que há uma "percepção permanente de crise, de instabilidade". "Não é à toa que post-truth [pós-verdade] foi escolhida [pelo dicionário britânico 'Oxford'] como a palavra do ano. Como já dizia [o sociólogo e filósofo francês] Jean Baudrillard, o mundo virtual tomou de assalto o mundo real."
Paralelamente, o cientista político afirma que há riscos em se deixar tomar de assalto pelo que está nas redes, simplesmente, na forma de "opinião não fundamentada". "Porque a informação é rápida, e o custo para checar uma opinião --que vai se tornar obsoleta em poucas horas-- é muito alto. Por isso a regra geral deve ser sempre a de ter muito cuidado, qualquer que seja o aspecto ideológico. Na campanha presidencial americana, por exemplo, não há nenhum dado estatístico sobre de onde veio mais mentiras, porque, ainda que a maior parte da mídia tradicional tenha se posicionado a favor de Hillary Clinton, nas redes sociais aconteceu de tudo."
O estudioso recomenda "uma abordagem cuidadosa e pluralista" em relação à informação nas redes e cita o que ele chama de "caso clássico": a entrevista recente da futura primeira-dama da cidade São Paulo, Bia Doria, à "Folha de S.Paulo". "Ela recebeu uma espécie de 'apedrejamento' virtual ao expressar um padrão cultural distinto, que, embora a mim não agrade, é um direito dela. A gente tem que cuidar para não padronizar as opiniões", sugere, destacando que isso representa "cair na falácia dos extremos".
"A sociedade pode buscar consensos, mas é preciso aceitar as divergências, inclusive sobre os ritmos de aprendizagens. A sociedade detentora de direitos é marca do nosso tempo, mas, simultaneamente, precisamos desenvolver um espírito de tolerância cultural --e isso tem que ser aplicado a muitas faces do poliedro", avalia.
BOL