terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Assembleia retoma atividades legislativas nessa quarta-feira

A Assembleia Legislativa inicia o período legislativo, nesta quarta-feira (01/02), com sessão solene, às 10h, para dar posse à Mesa Diretora eleita para o biênio 2017/2018, presidida pelo deputado Zezinho Albuquerque (PDT). A solenidade será no Plenário 13 de Maio.
A  nova direção da Casa, eleita em 1º de dezembro, é composta também pelo primeiro vice-presidente Tin Gomes (PHS); segundo vice-presidente Manoel Duca (PDT); primeiro secretário Audic Mota (PMDB); segundo secretário João Jaime (DEM); terceiro secretário Júlio César (PDT); quarta secretária Augusta Brito (PCdoB); e os suplentes Robério Monteiro (PDT), Ferreira Aragão (PDT) e Bruno Pedrosa (PP).
Na quinta-feira, acontece a sessão de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 29ª Legislatura, com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, que fará a leitura da mensagem governamental, com as prioridades para 2017 e o balanço das ações realizadas em 2016.
A primeira sessão plenária ordinária será na manhã de sexta-feira (03/03), com a leitura de matérias que passarão a tramitar na Casa. Entre os quais, a mensagem do Executivo, que propõe o reajuste salarial dos servidores da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, como informa o diretor do Departamento Legislativo, Carlos Alberto Aragão.
O ano chega também com mudanças na composição das bancadas partidárias,  a partir da posse dos ex-deputados estaduais Ivo Gomes (PDT), Laís Nunes (PMB), Naumi Amorim (PMB) e Zé Ailton Brasil (PP) como prefeitos de Sobral, Icó, Caucaia e Crato, respectivamente, bem como da licença do deputado Osmar Baquit (PSD), atual secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado. Assumem  cadeiras na Casa neste 2017 os deputados Mário Hélio (PDT), Rachel Marques (PT), Fernando Hugo (PP) e Dedé Teixeira(PT). Este se licenciou para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e deu lugar ao suplente Sineval Roque (PDT). Também vai integrar a Assembleia, o deputado Dr. Santana (PT), no lugar de Osmar Baquit.
A maior bancada da Casa pertence ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), que conta com 13 parlamentares: Zezinho Albuquerque, Manoel Duca, Robério Monteiro, Antônio Granja, José Sarto, Evandro Leitão, Ferreira Aragão, Jeová Mota, Mirian Sobreira, Julinho, Sérgio Aguiar, Mário Hélio e Sineval Roque. Em seguida está o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com seis deputados: Audic Mota, Agenor Neto, Tomaz Holanda, Danniel Oliveira, Dra. Silvana e Leonardo Araújo.
Com cinco deputados, o Partido Progressista (PP) tem a terceira maior bancada. Integram a representação da sigla os deputados Bruno Pedrosa, Fernando Hugo, Leonardo Pinheiro, Walter Cavalcante e Lucílvio Girão. Na sequência, está o Partido dos Trabalhadores (PT), com quatro parlamentares: Moisés Braz, Elmano Freitas, Rachel Marques e Dr. Santana.
JS/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics