sábado, 31 de maio de 2014

Cruz Vermelha e escoteiros do Ceará

A Cruz Vermelha Brasileira - Filial Ceará e União dos Escoteiros do Brasil - Região Ceará, assinam, hoje, um termo de cooperação mútua entre as instituições. O objetivo é incentivar a participação de jovens em causas humanitárias. Assim, os jovens escoteiros passam a integrar o Departamento de Juventude da Cruz Vermelha.

Banco do Brasil na China

O Banco do Brasil lançou ontem a primeira agência de um banco latino-americano na China. A agência em Xangai será comandada por um administrador expatriado e contará com 16 funcionários contratados na China. O BB espera aumentar o quadro de funcionários com o crescimento dos negócios já nos dois primeiros anos de atividade no país.

Justiça libera encontros do PMDB no Ceará

O juiz federal Ricardo Cunha Porto alterou, ontem, a decisão que impedia o PMDB de realizar encontros no Interior. De acordo com o magistrado, o partido poderá promover eventos para discutir alianças e processos eleitorais desde que respeite a legislação vigente. Dessa forma, ficam liberados somente encontros em "ambiente fechado, apenas para correligionários e a expensas do partido, não podendo (...) distribuir camisas ou brindes sob pena de aplicação de multa diária".

O juiz federal diz ainda que continua proibida a organização de eventos regionais similares aos que ocorreram nos municípios de Croatá e Russas nos meses de março e abril. "É terminantemente vedado pela legislação a distribuição de qualquer espécie de brindes ou camisas, a cessão de bens públicos e o uso de servidores públicos em benefício de pré-candidaturas ou de partidos políticos", consta no texto.

Na quinta-feira, a Polícia Federal, acompanhada do Ministério Público Eleitoral, cumpriu mandados de busca e apreensão de documentos na Câmara Municipal de Fortaleza e na sede do PMDB Ceará referentes à locação de transportes que teriam sido usados para levar aliados do senador Eunício Oliveira - pré-candidato ao Governo do Estado - a encontros da legenda. O juiz Ricardo Cunha havia autorizado as apreensões e suspendido novos encontros regionais da sigla.

José Dirceu com novo trabalho

O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), disse acreditar que o ex-ministro da Casa Civil e ex-deputado José Dirceu (PT-SP) terá mais chance de conseguir autorização para trabalhar após a saída do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

Vem aí nova pesquisa Datafolha para presidente

O instituto Datafolha registrou nesta sexta-feira (30) o questionário de uma nova pesquisa eleitoral, que será realizada na próxima semana.Entre outros assuntos, o novo levantamento vai investigar a popularidade da presidente da República, Dilma Rousseff, os cenários para a sucessão presidencial, os cenários da disputa pelo governo do Estado de São Paulo e a avaliação dos paulistas em relação à administração do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).O questionário completo da pesquisa está disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

sexta-feira, 30 de maio de 2014

STF arquiva inquérito contra José Sarney

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli acolheu um parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e arquivou um inquérito que investiga o senador José Sarney (PMDB-AP) numa suposta irregularidade envolvendo o Banco Santos.Sarney era investigado por ter ligações pessoais com controlador do Banco Santos Edmar Cid Ferreira e ter feito um saque de R$ 2 milhões um dia antes do Banco Central decretar intervenção na instituição. Devido a isso, o Ministério Público em São Paulo viu indícios de uso de informações privilegiadas e crime contra o sistema financeiro.Apesar da posição do Ministério Público em São Paulo, Janot, ao analisar o material, redigiu um parecer pelo arquivamento por entender que Sarney não teria sido enquadrado corretamente em crime.Além disso, mesmo se fosse punido, os supostos crimes contra o sistema financeiro já estariam prescritos, pois o caso aconteceu em 2004 e Sarney já tem mais de 70 anos -o que reduz os prazos prescricionais pela metade. Toffoli concordou com Janot e determinou o arquivamento do inquérito.

Lula quer " Dilminha paz e amor"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (30) a estratégia "Dilminha paz e amor" para a campanha da presidente Dilma Rousseff, e disse que sua sucessora tem "99,9% de possibilidades" de ser reeleita."Nunca vi tanto desrespeito à nossa presidenta da República [...] Temos que instituir agora a campanha Dilminha paz e amor. Eles passaram o governo dela todo dizendo que ela era raivosa, grossa, que não recebia ninguém. Mas vamos mostrar o contrário. Vamos com cuidado. Temos 99,9% de possibilidades de reeleger a companheira Dilma", disse Lula em evento do PT em Belo Horizonte na noite desta sexta-feira (30), repetindo o bordão que assumiu na campanha de 2002, o do "Lulinha paz e amor".Presente ao evento petista, Dilma mencionou a sugestão ao discursar após Lula: "Posso ser a Dilminha paz e amor, mas também não vou levar desaforo para casa".

Folha

Eunício Oliveira irá receber o Título de Cidadão de Juazeiro do Norte

A Câmara de Juazeiro do Norte aprovou, nessa quinta-feira, 29 de maio, o Projeto de Lei de autoria do presidente da Casa, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), que outorga o título de cidadão juazeirense ao senador Eunício Oliveira (PMDB).O vereador Adauto Araújo (PSC), solicitou à mesa diretora realização de uma sessão extraordinária, na mesma quinta-feira, para apreciação e votação do plenário. O projeto que foi dado entrada na sessão de terça-feira, 27 de maio, não havia cumprido os cinco dias úteis de tramitação, previstos no Regimento Interno. O fato acabou gerando um debate polêmico.O vereador Cláudio Luz (PT) se posicionou contrário a realização da extraordinária por entender que a antecipação da votação fere o Regimento. “Essa casa não pode brincar de legislar e passar por cima do regimento. Sou a favor e vou votar no título, mas antecipar essa votação vai abrir um precedente para que aconteça outra vez,” disse Cláudio.Colocada para apreciação do plenário, a extraordinária foi aprovada com dois votos contrários (Cláudio Luz e Auricélia Bezerra) e duas abstenções (Gledson Bezerra e Tarso Magno). Na sessão extraordinária o título foi aprovado por unanimidade.Em entrevista, o presidente Capitão Vieira, disse que a votação não macula o projeto que institui o tramite de cinco dias úteis. “Esse projeto não é polêmico. Não existem grandes discussões em torno dele, por isso, fizemos a votação. Apenas estamos reconhecendo o grande trabalho que o senador tem feito pelo Juazeiro do Norte,” disse Capitão Vieira. MISÉRIA

Agências da Caixa funcionarão pela manhã em dias de jogos do Brasil

As agências da Caixa Econômica Federal vão atender ao público das 8h30 às 12h30 (horário de Brasília) nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futeboldurante o mundial.Até o momento estão confirmados três jogos da seleção brasileira nos dias 12, 17 e 23 de junho. Em abril, o Banco Central autorizou os bancos a atender ao público em horário alternativo em dias de jogos da Seleção, com funcionamento mínimo de quatro horas.Segundo o BC, as instituições financeiras terão que afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias dos jogos, com antecedência mínima de dois dias úteis.

Selo de comemoração dos 100 anos do Vozão

No próximo dia 2 de junho, o Ceará Sporting Club comemora 100 anos de fundação. Para celebrar a data, os Correios vai lançar um selo postal em alusão ao centenário do clube.
solenidade ocorre na próxima segunda-feira (2), às 20h, em evento organizado pelo time alvinegro no Ideal Clube.
A emissão comemorativa é um dos 26 temas que integram a programação filatélica da estatal em 2014. As peças foram impressas pela Casa da Moeda numa tiragem de 360 mil selos que irão circular em todo o país.

Joaquim Barbosa recebeu ameaças de morte

O diplomata Sílvio Albuquerque Silva disse, durante entrevista, que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, recebeu diversas ameaças por telefone. "Havia ameaças de morte, com telefonemas para o gabinete e a casa dele, com frases covardes como: 'Sua hora está chegando'", relatou. Segundo Silva, chefe de gabinete da presidência do STF, Barbosa “não aguentava mais”. "Ele chegou ao seu limite. Cansaço físico e consciência do dever cumprido. Duro e triste o dia de hoje. Mas sinto-o aliviado pela decisão", disse o diplomata à coluna Tempo Presente.

Ministério Público do Ceará requer interdição da Cadeia do Crato

A ação civil pública ajuizada ontem, 29 de maio, denuncia problemas estruturais e condições degradantes da unidade prisional, que funciona faz menos de dois anos, quanto a falta de condição do esgotamento sanitário, além de problemas na gestão da unidade prisional, mencionado pelo magistrado responsável pela fiscalização administrativa, motivando a solicitação da intervenção federal no Estado do Ceará.
Os problemas foram verificados na última quarta-feira, durante uma inspeção extraordinária, com a participação dos promotores de Justiça Lucas Azevedo e José de Deus Martins, de Defensores Públicos e de Advogados representantes da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, Subseção do Crato.

Corpo padre Crisares é enterrado em Igreja de Acopiara


O corpo do padre Crisares Sampaio Couto, 85 anos, foi sepultado no fim da tarde de hoje, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fortaleza, na região Centro-Sul do Ceará. Durante o dia, houve celebração de missas de corpo presente e a última liturgia foi campal, presidida pelo bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa.
 O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar, decretou feriado neste 30 de maio de 2014 e Luto Oficial por 7 dias.
  Padre Crisares faleceu no final da manhã desta quinta-feira (29). O sacerdote, pároco emérito de Acopiara, onde viveu por mais de 50 anos, estava internado na UTI do Hospital da UNIMED em Fortaleza. Foi vítima de infecção sanguínea e complicações da diabetes e insuficiência renal aguda.
 Padre Crisares havia celebrado em dezembro passado 60 anos de Ordenação sacerdotal. Prestou inúmeros serviços à Igreja e à Diocese de Iguatu, dentre eles, foi Vigário Geral da Diocese, Ecônomo e Pároco em Acopiara. No início de seu ministério sacerdotal, prestou serviços em  Crato e Iguatu. Era natural de Jardim, Ceará. 
O sacerdote ficou conhecido por ser incentivador de construção de açudes e de ações comunitárias de convivência com a seca.
 O prefeito Dr. Vilmar lembrou que a Acopiara será eternamente grata pelas conquistas alcançadas através do Padre Crisares em todo município, além de uma vida voltada a levar a palavra de Deus a várias gerações com fé, humildade e caridade.
Blog Diário Centro-Sul

TAC do Ministério Público do Ceará determina concurso público em Alto Santo

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado ontem, 29 de maio, com a Prefeitura do Município. Assinado pelo promotor de Justiça Francisco Lucídio de Queiroz Júnior e pelo prefeito municipal José Iran da Silva Paulino, determinou a obrigatoriedade da adequação do quadro de pessoal até o dia 1º de fevereiro do próximo ano, substituindo os servidores celetista, estatutário ou temporário pelos regularmente concursados. O concurso público para o preenchimento de todos os cargos, empregos e funções públicas deve ocorrer até o próximo dia 30 de dezembro. O Ministério Público cearense e o Poder Legislativo Municipal devem fiscalizar o cumprimento do Termo. Caso seja desobedecido, o prefeito de Alto Santo está sujeito ao recolhimento de multa diária de R$ 1 mil. 

Direitoce

Eunício Oliveira já deve acertar com publicitário para sua campanha

Eunício Oliveira (PMDB-CE) está acertando detalhes para contratar Paulo Alves para chefiar a publicidade de sua campanha ao governo do Ceará. Alves foi o principal auxiliar de João Santana na campanha de Fernando Haddad (PT). Folha

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Domingos Filho animado

"A presença marcante de tantas lideranças dos mais diversos partidos me estimulam a seguir a luta para ser escolhido candidato do Pros"
Domingos Filho ao comemorar a recepção que teve em Morada Nova reunindo 400 lideranças de 36 municípios da região

No Instagram, diretora de Comitê da Copa defende que ‘o que tinha que ser roubado, já foi’

Diretora-executiva do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo, Joana Havelange compartilhou no Instagram uma imagem com um texto contrário aos protestos na Copa. E por ele, a filha de Ricardo Teixeira quase admitiu que roubos e desvios de verba aconteceram nas obras relacionadas ao evento, que começa no próximo dia 12 de junho.A foto trazia, entre os dizeres até amenos, a afirmação “Não vou torcer contra [a Copa], até porque o que tinha que ser gasto, roubado, já foi. Se fosse para protestar, que tivesse feito antes”. O texto aparentemente não foi escrito pela diretora, no entanto, já que a imagem parece ser, na verdade, um viral compartilhado por outros perfis na rede social, também contrários às manifestações.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Prefeito e vice de Canindé perdem o mandato

O Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE) decidiu, ontem, por 3 a 2, pelo indeferimento do registro de candidatura, ainda nas eleições de 2012 do prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, e do vice, Francisco Paulo Santos Justa. O prefeito ainda pode recorrer da decisão para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a decisão, o Tribunal cearense poderá realizar novas eleições no Município, após a decisão do TSE. Pelo decidido, quem assume a Prefeitura provisoriamente é o presidente da Câmara Municipal. Ele ficará no cargo até que a Justiça Eleitoral tome as providências para a realização de eleição suplementar, se for o caso.O segundo colocado nas eleições de 2012 não poderá assumir porque também teve o registro de candidatura indeferido e ainda pelo fato de o prefeito Celso Crisóstomo ter obtido mais de 50% dos votos válidos em 2012.

De acordo com o voto da relatora do processo, juíza Joriza Magalhães, o prefeito e o vice são acusados de improbidade administrativa e, ainda segundo o seu voto, eles teriam cometido irregularidades insanáveis nas contas de gestão, que foram desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).O julgamento foi iniciado ainda no mês de abril, mas foi interrompido com o pedido de vista solicitado pelo juiz Mauro Liberato, que acabou por votar contra o parecer da relatora durante a sessão de ontem.

Mais vagas para Deputado Federal no Ceará

Congresso Nacional e manter uma nova divisão dos tamanhos das bancadas dos deputados federais, estaduais e distritais nas eleições de 2014. O Estado do Ceará ganhará mais duas vagas, passando para  24 vagas o número de deputados federais.Com isso, oito Estados (AL, ES, PE, PR, RJ, RS, PB e PI) perdem representatividade na Câmara dos Deputados, enquanto cinco (AM, CE, MG, SC e PA) ganham novas vagas.

A discussão sobre o número de deputados começou em abril do ano passado quando o TSE aprovou uma resolução recalculando o tamanho das bancadas de cada Estado na Câmara Federal. O tribunal levou em conta o censo do IBGE de 2010 para o recálculo com base no tamanho da população de cada Estado.A medida foi rechaçada pelos congressistas que se mobilizaram para aprovar um Decreto Legislativo para anular decisão da Justiça Eleitoral.

Na sessão de desta terça, os ministros do TSE entenderam que a resolução não pode ser alterada por um Decreto Legislativo. Presidente do TSE, o ministro Dias Toffoli sustentou que apenas uma nova lei complementar poderia reverter a mudança na composição das bancadas.Outro problema alegado é que o decreto foi aprovado em novembro, sem respeitar determinação da legislação eleitoral de que normas que alteram o processo eleitoral precisam ser aprovadas a pelo menos um ano do pleito.

O caso deve parar no STF (Supremo Tribunal Federal), que já recebeu ações contestando decisão do TSE."O Congresso sustou os efeitos da resolução tendo como justificativa para tal a suposta invasão da competência do Legislativo por parte desse tribunal. O que se fez foi apenas cumprir o estabelecido na lei complementar. Assim, somente uma nova lei complementar ou decisão jurisdicional que declarasse inconstitucional esse dispositivo para subtrair do TSE a competência que o congresso lhe deu", disse Toffoli.

Com a resolução do TSE, perdem uma cadeira Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Paraíba e o Piauí deixariam duas cadeiras. Serão beneficiados com uma cadeira Amazonas e Santa Catarina, enquanto Ceará e Minas Gerais ganhariam duas.O Pará, por sua vez, teria quatro novos deputados. Os demais Estados, como São Paulo, não teriam mudanças na sua atual composição na Câmara.A modificação ia provocar impacto nas Assembleias Legislativas, já que o número de deputados estaduais é calculado com base no tamanho das bancadas na Câmara.A resolução não amplia o número final dos deputados - na Câmara Federal eles somam 513. A redistribuição ocorreria entre as unidades federativas.

Deputado do PT sai da pobreza e vira um milionário

 Imerso no tema da reunião da qual participou com suspeitos de integrar o Primeiro Comando da Capital (PCC), o deputado estadual Luiz Moura (PT), em cinco anos, saiu de uma situação de pobreza para ser dono de um patrimônio de R$ 5,1 milhões.

Nesta terça-feira, 27, em reunião da bancada do PT na Assembleia, Moura se defendeu perante os colegas deputados e prometeu fazer hoje um discurso na tribuna no qual se explicará sobre as denúncias que o envolvem.Na conversa, o deputado deu o tom do que deve ser seu pronunciamento. Moura afirmou que, por ser ligado ao setor de transportes, costumeiramente participa de reuniões em garagens de vans e ônibus, mas negou qualquer envolvimento com o PCC e disse que não tem como pedir um relatório de antecedentes criminais das pessoas com quem se reúne.

Ele declarou que não saberia identificar qualquer integrante da facção criminosa.Sobre a reunião da qual participou com suspeitos de integrar o PCC, Moura afirmou que nem sequer foi averiguado e não foi conduzido à delegacia. O parlamentar disse que o próprio secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, já afirmou que não há qualquer investigação sobre ele.Sobre as condenações judiciais que sofreu no Paraná e em Santa Catarina por roubo, ele sustentou que não pode ser punido por crimes pelos quais já foi reabilitado - embora tenha sido condenado a 12 anos de cadeia, e só tenha cumprido um ano e meio, e depois fugido, a Justiça lhe concedeu a reabilitação criminal.

Patrimônio.

Em janeiro de 2005, para solicitar sua reabilitação criminal à Justiça catarinense - que o condenara por roubo -, além de afirmar que praticara os crimes porque usava entorpecentes, mas se regenerara, Moura assinou um atestado de pobreza no qual sustentava não ter "condições financeiras de ressarcir a vítima", no caso, um supermercado do qual subtraiu R$ 2,4 mil.Além disso, apresentou uma declaração de Imposto de Renda de 2004 (referente ao ano de 2003) na qual afirmava que, em todo o ano anterior, tivera rendimentos que somaram R$ 15,8 mil. Cerca R$ 1,3 mil mensais. Em 2010, contudo, quando se apresentou pela primeira vez como candidato, Luiz Moura, em sua declaração de bens, apresentou um patrimônio de R$ 5,1 milhões, dos quais R$ 4 milhões em cotas de uma empresa de ônibus - a Happy Play Tour -, cinco postos de gasolina, quatro casas e um ônibus.Em 2012, quando chegou a se candidatar a prefeito de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, seu patrimônio havia diminuído em 80%, mas ele ainda era um milionário, com R$ 1,1 milhão. Ontem, a reportagem tentou novamente contatar o deputado, mas ninguém atendeu o telefone em seu gabinete. EXAME

Dilma lidera na pesquisa IBOPE da Bahia

A presidente Dilma Rousseff (PT) tem 50% da preferência do eleitorado da Bahia, conforme pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 27, pelo jornal Correio, de Salvador. Dilma é seguida pelo senador tucano Aécio Neves (PSDB) com 12% e pelo ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) com 7%.A pesquisa mostrou, ainda, que o governo de Dilma é ótimo ou bom para 44% dos baianos, com 33% de regular e 19% de ruim/péssimo. A presidente tem 60% de aprovação na Bahia e 31% de desaprovação

Palestinos e israelenses no Vaticano

segundo dia de viagem pela Terra Santa, o papa Francisco visitou neste domingo (25) a cidade de Belém. No local, o Pontífice fez apelos de paz e colocou o Vaticano à disposição para um encontro entre os presidentes da Palestina e de Israel.

Chegando de helicóptero de Amã, na Jordânia, o primeiro compromisso do Pontífice em Belém foi uma reunião com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.O líder palestino pediu que a cidade de Jerusalém seja "sempre a capital das três religiões monoteístas, para que lá convivam cristãos, muçulmanos e judeus." "A única via de saída nesta terra é a convivência", disse Abbas, em um discurso após a reunião com o papa.

Francisco, por sua vez, condenou os conflitos entre israelenses e palestinos, dizendo que a situação se torna "cada vez mais inaceitável". Para o papa, "chegou o momento" de ter "coragem pela paz, que se apoia no reconhecimento, da parte de todos, do direito de dois Estados existirem e gozarem de paz e segurança dentro de seus territórios reconhecidos internacionalmente".Francisco também disse desejar que os israelenses e palestinos "evitem qualquer iniciativa e atos que contradizem a declarada vontade de se alcançar um verdadeiro acordo" de paz.

"Que as espadas se transformem em tratores e essa terra possa se tornar fruto de prosperidade e concordância", disse o papa.Em seguida, Francisco celebrou uma missa na Praça da Manjedoura. Ele era aguardado por uma multidão quando chegou ao local, a bordo do papamóvel. Era possível ver bandeiras da Palestina e do Vaticano entre os fiéis, das mais diversas origens, como indianos, filipinos, poloneses, italianos, palestinos e israelenses.

Na missa, Francisco pediu proteção às crianças e criticou a escravidão infantil, assim como o tráfico de menores. "Tantas crianças ainda são maltratadas, escravas, objetos de violência e de tráfico ilícito. Tantas crianças hoje são refugiadas e, várias vezes, morrem afogadas no mar, especialmente nas águas do Mediterrâneo", disse, classificando os casos de "vergonhosos".No fim da celebração, Francisco convidou Abbas e o presidente de Israel, Shimon Peres, a rezarem juntos pela paz. "Ofereço a minha casa do Vaticano para este encontro de oração", disse.

Momentos após esse convite do papa, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que Abbas e Peres "estarão em breve no Vaticano". De acordo com ele, esse encontro deve ocorrer antes do fim do mandato de Peres, em julho. Por isso, a reunião poderia acontecer no mês que vem.O porta-voz de Peres também anunciou que o presidente israelense aceitava o convite do papa. 

Icasa na zona de rebaixamento

O Icasa foi a Lucas do Rio Verde-MT e amargou perdeu por 1 a 0 para o Luverdense. A partida foi válida pela 8ª rodada da Série B. Com o resultado, o Verdão do Cariri caiu para 18ª posição na tabela de classificação, com 8 pontos, dentro do Z4. Já o Luverdense subiu para 4º lugar, somando15 pontos.

Deputados criam cargos comissionados para a Copa

Por 215 votos a 101, a Câmara dos Deputados aprovounessa terça-feira a Medida Provisória (MP) 640/14, que cria 100 funções comissionadas de grandes eventos. Os cargos criados terão caráter temporário e serão usados na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. A MP também extinguiu, em caráter definitivo, mais de 564 funções comissionadas técnicas.Deputados da oposição, no entanto, argumentaram que a MP traria custos para o país. Somente com o Ministério da Defesa na Copa, o governo brasileiro já gastou R$ 1 bilhão, e agora quer criar empreguinho", criticou o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT).Segundo o relator da matéria, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), a medida não vai onerar a União, uma vez que foram extintas funções comissionadas técnicas. "Ela [a MP] cria os cargos em caráter temporário, com prazo para iniciar a para acabar. Nenhuma despesa nova está sendo criada, pois estamos acabando com outras funções [comissionadas] em definitivo para criar estas", defendeu o relator.

Mais de 56 mil mortes em um ano no Brasil

O Brasil bateu recorde no número de homicídios registrados em um ano, segundo dados divulgados no Mapa da Violência, elaborado pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais.Ao todo, foram 56.337 mortes no ano de 2012, o maior número desde 1980. Essa taxa de homicídios chegou a 29 casos por 100 mil habitantes.

O índice, considerado não epidêmico pela OMS (Organização Mundial da Saúde), é de dez mortes para cada grupo de 100 mil habitantes.Alagoas tem a maior taxa com 64,6 mortes. Em seguida, vêm o Espírito Santo e o Ceará. Na outra ponta da lista, os dois estados com a menor taxa de homicídios do país: São Paulo, com 15,1, e Santa Catarina, com 12,8 ocorrências.Na média nacional, o número de homicídios cresceu 7% de 2011 para 2012.

O Jornal da Globo foi conversar com especialistas que explicaram o que esses números significam para o Brasil.

POR QUE AUMENTOU?

O número de homicídios no país em um ano supera o registrado em quase dois anos de conflito da Chechênia, entre 1994 e 1996, quando 25 mil pessoas morreram.O coordenador do estudo explica que, na última década, os homicídios caíram nas grandes cidades e aumentaram no interior, que têm menos estrutura de segurança pública. “Cresceu em municípios de pequeno e médio porte no interior dos estados totalmente desprotegidos sem a mínima estrutura de segurança publica”, analisa Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador de estudo da violência da Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais.

Segundo a pesquisa, na última década, a região Sudeste foi a única que conseguiu reduzir o número de homicídios, apesar das taxas continuarem altas. Já o Nordeste e o Norte registraram mais de 70% de aumento nos casos de homicídios em dez anos.Para Luciana Guimarães, especialista em segurança pública, o primeiro passo para mudar esse cenário é identificar as causas dos crimes.“Acho que a gente ainda tem baixa qualidade de diagnóstico e de esclarecimento de crimes. Isso orientaria todo um trabalho de prevenção e também de romper ciclos de impunidade”, aponta Luciana.

“Quando você tem baixo esclarecimento, você sequer entende o fenômeno e também, quer dizer, mostra que o crime mais importante, crime contra a vida, tem pouca importância para o sistema de justiça criminal. Então, a gente precisa começar a trabalhar com informação de qualidade, desagregada para que bons diagnósticos possam produzir boas políticas públicas”, reflete Luciana Guimarães, diretora do Instituto Sou da Paz. O Globo

Ceará sem chuvas

O período chuvoso está acabando no Ceará. Nos últimos dois dias, praticamente não foram registradas chuvas. Conforme a Funceme, o fim da quadra chuvosa se deve ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Ceará o vice líder da Série B

O estádio Domingão fez bem ao Ceará. Em sua segunda partida em Horizonte, o Vovô fez 4 a 0  no Vila Nova e se manteve firme dentro do G4 do Campeonato Brasileiro Série B. Diego Ivo, Samuel Xavier, Bill e Ricardinho marcaram os gols da goleada do Alvinegro. Com o resultado desta terça-feira (27), o Ceará assumiu a vice-liderança da competição, com 17 pontos ganhos. O Vila Nova permanceu na lanterna, com apenas 1 ponto somado. As equipes voltam a campo no próximo sábado (31), pela 9ª da Série B. Após 2 jogos em casa, o Vovô vai a São Luis-MA enfrentar o Sampaio Corrêa, no Castelão. Já o Tigre da Vila Formosa busca a reabilitação contra o Bragantino, no Serra Dourada.

Três novos aeroportos no Ceará

Caucaia. São Gonçalo do Amarante e Pentecoste estão entre os municípios prioritários para instalação futura, do novo aeroporto de carga do Ceará. Localizadas todas próximas ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) estas cidades constam nos estudos de viabilidade para implantação de um novo aeródromo no Estado, que vêm sendo desenvolvidos pela empresa americana de planejamento aeroportuário, Louis Berger Group, para a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece).Na manhã de ontem, representantes da Louis Berger Group, apresentaram ao presidente da Adece, Roberto Smith, o quarto relatório sobre os estudos de viabilidade econômica do empreendimento, que só deverá "decolar", sair do papel, no próximo governo. Na reunião de ontem, o gerente do projeto, David Crowther, o engenheiro aeroportuário, Dionísio Sanchez e o economista, Felipe Matos, apresentaram o prognóstico de passageiros e de carga de Fortaleza, além dos resultados da capacidade versus a demanda da Capital e os requisitos para a instalação de um novo aeroporto no entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Senado aprova PEC do Trabalho Escravo

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo, que determina a expropriação de imóveis urbanos e rurais nos quais seja verificado trabalho em condições análogas à escravidão, foi aprovada nesta terça-feira (27) pelo Senado. A PEC, que será sancionada no próximo dia 5 em sessão solene, não terá efeito prático imediato, porque os congressistas incluíram uma emenda que vincula a aplicação da norma à regulamentação por lei complementar. O texto será apresentado na próxima semana na convenção internacional da Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Levar essa aprovação para a conferência da OIT é uma sinalização importante do Brasil sobre esse assunto, equivale ao que foi a aprovação do Marco Civil da Internet. Nós vamos ser o primeiro país a ter na sua Constituição a possibilidade de expropriação de bens onde seja encontrado trabalho escravo”, apontou a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, que articulou a votação na Casa durante toda a terça. Com informações da Agência Brasil.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Piora da educação em Fortaleza

Como se não bastasse o inferno astral do governador Cid Gomes quanto à sua sucessão, pois ainda não definiu seu candidato, pelo 2º ano seguido Fortaleza ficou em último lugar no Ceará na avaliação em Educação Básica pelo Ministério da Educação. Não adiantou a ida de Ivo Gomes - PhD pela Universidade de Harvard - para o cargo de Secretário de Educação, uma indicação cantada em prosa e verso como a redenção  da educação . Os índices apresentados pelo Ministério deixam a 5ª cidade do País em situação nada confortável. Oposição na Câmara, vereador Guilherme Sampaio (PT) acusou o fato de os alunos, na gestão Ivo, terem ficado dois meses sem aulas, decisão solitária do secretário, condenada pelo Conselho Nacional de Educação. Além de remanejamento de professores em escolas públicas com retirada de alguns deles das salas de laboratório e acompanhamento escolar. Segundo Sampaio, um dos fatores para deixar Fortaleza em último lugar na avaliação.

Vamos protestar?

Os brasileiros pagam atualmente um total de 61 tributos, sendo que 48 são federais, o que representa 35% do Produto Interno Bruto. Fato é que bruta é a tributação. Nos Estados Unidos, a quem os engravatados locais tanto servem, os impostos correspondem a apenas 26% do PIB. Ainda que pagando os olhos da cara, os brasileiros, para terem acesso aos serviços essenciais, como saúde, por exemplo, só pagando plano privado e, mesmo assim, olhe lá. Vale lembrar que nós todos pagamos impostos sobre os produtos consumidos.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Tasso Jereissati e Heitor Férrer unidos?

Embora inconclusa, foi longa a conversa do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) com o deputado estadual Heitor Férrer (PDT), sobre uma possível candidatura deste a um cargo majoritário, nas eleições deste ano. O presidente estadual do PDT, deputado André Figueiredo, teve conhecimento do encontro, e também poderia conversar com o líder tucano, se por este fosse procurado, como acertaram Heitor e Tasso.

O PDT, hoje, é uma das agremiações que integram a base aliada do Governo estadual.Heitor apresentou algumas das dificuldades para integrar uma chapa majoritária de oposição, também, e principalmente, pela vinculação do seu partido ao Governo, do qual participa, inclusive dirigindo órgãos da administração, mas deixou a questão em aberto para que, depois da conversa de Tasso com André Figueiredo, o tema possa ser tratado no âmbito interno da sua agremiação. Enquanto isso, o PSDB patrocinará uma pesquisa para servir de base à continuação da conversa.

Férrer é um dissidente, no seu partido, embora com muito boa relação no seio pedetista (ele tem acertado, em Fortaleza, uma dobradinha com Figueiredo, se for candidato a deputado estadual). O comando da agremiação é do André Figueiredo, hoje, sem dúvida, preocupado com sua reeleição, esta, difícil pela falta de outros candidatos fortes dentro do partido, daí tornar-se dependente das alianças. E no Governo, onde está, a expectativa de sucesso eleitoral é bem mais promissora.Candidato ou não, Tasso terá uma posição muito significativa na formatação de um projeto de oposição no Ceará.

O seu partido, fora ele próprio, não tem quadro competitivo para as duas mais importantes posições: governador e senador, mas sua liderança pessoal, aliada à força da candidatura presidencial de Aécio Neves (PSDB) tem condições de reunir meios de dar musculatura a uma chapa oposicionista, daí, por certo, seus contatos com políticos realmente adversários do Governo Cid Gomes. As últimas eleições municipais, quando, por muito pouco não chegou ao segundo turno da disputa pela Prefeitura de Fortaleza, deram a Heitor crédito para outras disputas majoritárias. E o fato de ser o mais ativo adversário do Governo, desde o seu início em 2007, motivo facilitador do discurso da campanha em defesa de mudanças na gestão estadual, faz dele a atração para compor uma chapa majoritária de oposição. Edilmar Norões

Novo piso salarial para Agentes de Saúde

O plenário do Senado aprovou ontem uma proposta que fixa em R$ 1.014 o piso salarial no País para os agentes comunitários de saúde e de combate de endemias.

Diretor do Senado é demitido

Após ter descumprida sua determinação de corte nos supersalários, o presidente do Senado, Renan Calheiros, exonerou o diretor-geral da Casa, Helder Medeiros Rebouças, “diante do flagrante descumprimento da ordem dada pela presidência”, disse Renan no início da sessão de ontem.

TCM fiscaliza municípios

Durante esta semana, 10 equipes de inspeção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) realizam fiscalização especial em 20 municípios do Ceará que implantaram Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O objetivo do TCM é estabelecer um quadro geral, atualizado, sobre o funcionamento e regularidade dessa atividade, uma vez que o fundo previdenciário é formado por contribuições dos servidores para pensões e aposentadorias.No Ceará, atualmente 57 municípios dispõem de Regime Próprio de Previdência Social com lei aprovada pela Câmara de Vereadores. O trabalho em andamento está sendo desenvolvido em Amontada, Aracati, Aracoiaba, Beberibe, Boa Viagem, Canindé, Caucaia, Choró, Eusébio, Fortim, Icapuí, Ipueiras, Itapajé, Maranguape, Morada Nova, Palhano, Quixadá, Quixeramobim, Redenção e Russas.Essas cidades foram inicialmente selecionados leva

InfoBrasil em Quixadá

No próximo dia 5 de junho, profissionais, estudantes e aficionados pelo tema Tecnologia da Informação terão a oportunidade de participar do Circuito InfoBrasil 2014. O seminário, sobre Gestão de Projetos, Segurança da Informação, Políticas Públicas em TI, será realizado no IFCE.

Libras em Sobral

Ficam encerradas no próximo dia 27 as inscrições para o processo de seleção de alfabetizadores, coordenadores e tradutores intérpretes de libras, para o Programa Brasil Alfabetizado. O Edital está publicado no Impresso Oficial: www.Sobral.Ce.Gov.Br/iom/544.Pdf

Ceará possui a maior quantidade de cisternas no Brasil

O Ceará desponta como Estado com o maior número de cisternas instaladas no Brasil. Conforme a coordenadora do Programa Cisternas, a engenheira agrônoma Neyara Araújo Lage, já são quase 118 mil cisternas entregues a moradores de comunidades rurais nos últimos dois anos, quando o modelo de política de universalização da água foi implantado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com o governo do Estado, através da Secretária Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA).

domingo, 18 de maio de 2014

Álcool mata mais do que aids e violência

O consumo nocivo de álcool causou a morte de 3,3 milhões de pessoas no mundo em 2012, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado nesta segunda-feira 12.
Segundo o estudo, feito em 194 países, as mortes relacionadas a bebidas alcoólicas corresponderam a 5,9% do total de 2012, cifra superior às mortes ligadas ao HIV (2,8%), à violência (0,9%) ou à tuberculose (1,7%).
"Precisamos fazer mais para proteger a população das consequências negativas do consumo de álcool", diz Oleg Chestnov, diretor-geral adjunto da OMS para doenças não transmissíveis e saúde mental.
Além de causar dependência e estimular a violência, o consumo nocivo de álcool, ou seja, aquele que causa consequências negativas para o consumidor e a sociedade, aumenta o risco de desenvolvimento de mais de 200 doenças, incluindo cirrose hepática e câncer.
O relatório também revelou que o consumo de álcool é maior e faz mais vítimas entre os homens do que entre as mulheres. Segundo a organização, em média o consumo mundial a partir de 15 anos de idade é de 6,2 litros de álcool puro por ano. Porém, 38,3% da população global bebem por ano 17 litros.
No Brasil, a média de consumo anual é de 8,7 litros ao ano, sendo cerveja a bebida preferida no país. A região com a maior média de consumo é a Europa, com 10,9 litros por habitante por ano. O país que registrou o maior consumo no mundo foi a Bielorússia, com 17,5 litros, seguido da Moldávia, com 16,8 litros ao ano.
"Nós descobrimos que cerca de 16% dos consumidores têm episódios de consumo excessivo, que é mais prejudicial à saúde", diz Shekhar Saxena, diretor para saúde mental e abuso de drogas e outras substâncias da organização.
O diretor acrescenta que as consequências sociais e de saúde causadas pelo consumo nocivo de álcool impacta de forma mais acentuada a população mais carente. "Eles, com frequência, não têm acesso a um sistema de saúde de qualidade e são menos protegidos pela família ou por redes comunitárias", reforça Saxena.
A OMS também lembrou que os países precisam reforçar as medidas contra o consumo prejudicial de álcool, através do aumento de impostos para bebidas alcoólicas, do limite de idade para sua venda, da regulamentação de propagandas, além da criação de campanhas para a conscientização sobre os danos que a bebida traz para a saúde.
CN/rtr/dpa/lusa

PSB e sua chapa batom no Ceará

Até aqui, o PSB é o único partido que já definiu chapa majoritária no Ceará. Pela primeira vez no Estado, um partido lançará chapa 100% feminina. No caso, a empresária Nicole Barbosa (Governo) e a ambientalista Giovana Cartaxo (Senado). Nicole marcou para o dia seis de junho o lançamento das suas “diretrizes do plano de Governo”. Como Eduardo Campos vai se licenciar da presidência do PSB, o cearense Roberto Amaral assumirá a função e virá ao Ceará para o ato de lançamento do documento, que tem as respeitadas digitais do economista Cláudio Ferreira Lima. A sigla marcou a convenção para 21 de junho. Nicole trabalha alianças e espera entrar na campanha com direito a cerca de três minutos no horário eleitoral. Fábio Campos/O Povo

Ciro Gomes ataca político "riquinho " que deseja ser governador do Ceará

Todos já perceberam que Eunício Oliveira não irá mais recuar do seu desejo em se candidatar ao governo do Ceará. E isto já começa a incomodar lideranças do PROS, especificamente o clã dos Ferreira Gomes.
Durante a inauguração de obras na região do Cariri na última semana, o secretário de sáude, Ciro Gomes, concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa e um dos temas abordados foi a segurança pública.
Ciro destacou que a gratificação para os militares que conseguirem dominuir o índice de criminalidade está dando certo, o mesmo pediu um maior empenho do Ministério Público nas ações de combate a violência e criticou um candidato ao governo que é “riquinho”, leia o que disse o irmão do governador.

"Não pode ser uma egotrip, uma viagem pessoal, só porque eventualmente o cara é riquinho, e agora acha que tem que ser o governador do Estado. Não é bem assim", finalizou Ciro Gomes. 

Lembrando que no último encontro regional do PMDB em Crateús, Eunício Oliveira criticou e muito a falta de segurança em Fortaleza e no Ceará.

Câmara pode aprovar multa para quem jogar bituca de cigarro na rua

A Câmara dos Deputados pode aprovar um projeto que estabelece multa de R$ 100 para quem jogar filtros de cigarro, as chamadas bitucas, ou qualquer outro produto fumígeno, como cigarrilhas e charutos, em vias públicas.

O projeto de Lei (PL 3.259/12), que tramita em caráter conclusivo, foi aprovado na quarta-feira, dia 14, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. O texto ainda deve passar nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado, vai direto para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.

De acordo com a proposta, fica “proibido jogar filtro de cigarro no chão das vias, praças, parques e de quaisquer outras áreas e logradouros de acesso público”. A multa, que ficará a cargo dos agentes de trânsito federais, estaduais ou municipais, será cobrada em dobro em caso de reincidência.Caberá aos restaurantes, bares e estabelecimentos que vendem o produto “disponibilizar recipientes adequados ao descarte de filtros de cigarros”.

O projeto diz anda que os materiais aproveitáveis serão reciclados e os demais devem seguir para os aterros sanitários.As empresas fabricantes de cigarros serão obrigadas providenciar cartazes com as determinações da lei, que deverão ser fixados nos locais de venda e de consumo de produtos fumígenos. Quem desrespeitar a regra será penalizado com multa de R$ 800, que será cobrada em dobro em caso de reincidência.O projeto diz ainda que o governo e as empresas fabricantes de cigarros devem desenvolver políticas educacionais voltadas para a conscientização popular “no tocante ao descarte adequado de resíduos pós-consumo, objetivando evitar impactos ambientais futuros".

De acordo com o relator do projeto, deputado Edson Pimenta (PSD-BA), a proposta visa a diminuir problemas ambientais causados por esse tipo de material, que leva de cinco a dez anos para se decompor. “Em geral, o destino desses resíduos são canos de esgotos, rios e praias. No primeiro caso, seu acúmulo em galerias de esgoto pode causar enchentes; nos outros casos, a poluição das águas; e, em ambas as situações, o resultado é o comprometimento da saúde humana, pois na composição dos filtros usados há metais pesados, arsênico e outras substâncias nocivas”, afirmou. Ag. Brasil

A Tragédia em Canindé

O prefeito municipal de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino, se pronunciou, por meio da pagina da Prefeitura no Facebook, sobre o acidente que deixou mortos e feridos, na manhã deste domingo (18), no município. O ônibus, da viação Princesa dos Inhamuns, tombou quando tentava desviar de uma moto, no km 303 da BR-020.  
De acordo com a Prefeitura, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), equipes médicas e agentes da Guarda Municipal foram deslocados com rapidez para prestar os primeiros socorros. O Senador Eunício Oliveira também se pronunciou em sua página. No Twitter, ele se solidarizou com as famíliasdas vítimas: "Meus sentimentos às famílias atingidas pelo trágico acidente em Canindé. Peço a Deus em oração que os conforte neste momento de dor", disse. 
Leia o pronunciamento do prefeito de Canindé na íntegra:
 "O Prefeito Municipal de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino, manifesta seu profundo pesar pelo grave acidente ocorrido esta manhã com o ônibus da viação Princesa dos Inhamuns. Na urgência de socorrer as vítimas, a Prefeitura disponibilizou imediatamente todo o aparato necessário, incluindo ambulâncias do GSU e equipe médica, além de agentes da Guarda Municipal para garantirem a segurança no local. Agradecemos também ao SAMU, polícias civil e militar, além de populares, pela ajuda voluntária. Manifestamos ainda nosso pesar aos familiares que perderam seus entes queridos nessa tragédia. Que Deus e São Francisco tragam-lhes o conforto espiritual."
Veja imagens do acidente:

Eunício Oliveira e Inácio Arruda unidos ?

Eunício Oliveira está na busca de um nome de peso para o Senado na sua chapa, primeiro nome cogitado, o de Ubiratan Aguiar, mas que não rendeu. O mesmo está desencantado com a política e nem tem filiação partidária.

O nome da vez, Inácio Arruda, o convite deverá acontecer nos próximos dias e para o atual senador seria algo fantástico. Inácio observa os Ferreira Gomes fecharem com o PT e colocar José Guimarães no posto de senador e com o possível convite de Eunício, teria uma sobrevida.

Estádios devem ter 1% de assentos para pessoas com deficiência

Os 12 estádios construídos ou reformados para serem sedes da Copa do Mundo tiveram que reservar pelo menos 1% dos lugares disponíveis para pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes e obesos. A determinação está no decreto que regulamenta a Lei Geral da Copa, aprovada em 2012. Além do percentual, o texto diz que os espaços devem estar em locais que garantam a acomodação de, no mínimo, um acompanhante. Ainda assim, o número definido é menor do que o estabelecido por um decreto de 2004, válido para locais de eventos no Brasil: nele, é determinada a reserva de 4% para pessoas com deficiência. Além dos assentos, os estádios tiveram que instalar elevadores, sinalização específica, piso tátil, indicação visual de degraus, banheiros adaptados e rampas. Os estádios de Brasília, do Rio de Janeiro, de São Paulo e Belo Horizonte também contarão com o serviço de audiodescrição, que irá narrar os lances das partidas e o que acontecer no evento para pessoas com deficiência visual. A narração inclui a descrição da linguagem corporal e expressão facial de jogadores, técnicos, árbitros e torcedores e a identificação de uniformes e do ambiente das arenas. Cada partida contará com dois profissionais para fazer a narração, que será transmitida por audiofrequência e poderá ser captada em fones de ouvido individuais.

Roberto Pessoa afirma ser um real oposicionista no Ceará

Roberto Pessoa (PR) reafirma ser candidato a governador do Estado. Ele não mais condiciona sua postulação à participação do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) na chapa majoritária, disputando a vaga de senador, mas tem certeza de tê-lo como um dos principais apoiadores.
Pessoa diz ter recebido sinalização de poder contar com Sérgio Novais, presidente estadual do PSB, como candidato a vice-governador, caracterizando uma aliança verdadeiramente de oposição ao Governo Cid Gomes (PROS). Os dois, de fato, são muito mais que adversários políticos do governador. São, de fato, inimigos pessoais de Cid e Ciro Gomes.
O PR acertou fazer sua convenção para homologar candidaturas e alianças no dia 30 de junho, em Maracanaú, Município da Região Metropolitana de Fortaleza, governado por Pessoa, ao longo de oito anos, completados no fim de 2012. É o último dia para esse tipo de evento político, segundo o Calendário Eleitoral deste ano.
Ele acredita que até lá terá gerado fatos estimulantes a garantirem outros apoios partidários, embora reconheça a existência de algumas barreiras na montagem do palanque a partir da complexidade de deixar de lado o apoio à reeleição da presidente Dilma, e dividir o espaço entre os candidatos à Presidência, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).
Ao lado do ex-governador Lúcio Alcântara, presidente estadual do PR, Pessoa aponta as razões da sua determinação e as estratégias montadas para viabilizar o seu projeto. Ele não esconde um certo desapontamento com o senador Eunício Oliveira (PMDB), sobretudo por questões de ordem pessoal, suficientes para, no momento, nos convencer da impossibilidade de o peemedebista vir a ser uma opção para o PR, se insucesso houver na empreitada do filiado a esta sigla. Diário do Nordeste

'Quem é esse?': Moradores de favela de São Paulo não conhecem Eduardo Campos

Moradores de Paraisópolis, favela de São Paulo, estranharam a presença de um “desconhecido” acompanhado de aliados, jornalistas e fotógrafos nas ruas e becos da região nesta sexta-feira (16). "Eduardo Campos? E quem é esse?”, questionou a estudante Nara Silvestre, de 17 anos, e outras pessoas que passavam. Sem gravata e com as mangas dobradas, o pré-candidato do PSB cumpriu agenda típica de campanha eleitoral e aproveitou a oportunidade para se apresentar para aqueles que o cumprimentavam. A ação faz parte de um esforço do presidenciável de se tornar conhecido na região Sudeste, onde tem apresentado seu pior resultado nas pesquisas. Nas últimas campanhas eleitorais, a favela de habitantes tornou-se destino obrigatório de candidatos à sucessão presidencial. Em 2010, por exemplo, tanto Dilma Rousseff (PT) como José Serra (PSDB) a visitaram durante visita à capital paulista. Informações da Folha de S. Paulo.

Artistas se aventuram em marcar posição política e provocam reações


A arte e a política sempre andaram juntas, mas nem todos os artistas gostam de misturar as duas coisas. É que muitas vezes essa combinação pode render discussões acaloradas e muitas críticas, principalmente em tempos de explosão das redes sociais, em que todos dão palpite em tudo. Quem não se lembra da atriz Regina Duarte que, na disputa presidencial de 2002, apareceu no programa do então candidato José Serra (PSDB) declarando ter medo da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Ou das atrizes Cláudia Raia e Marília Pêra que pediram votos na eleição de Fernando Collor, em 1989, e foram criticadas até mesmo pela classe artística que, na disputa, cerrou fileiras para tentar, sem sucesso, eleger Lula na época. Depois do episódio, considerado traumático, Cláudia Raia não dá mais pitaco em política. Mas nem todos se esquivam de dar palpites nesses assuntos.

Que o diga o cantor Ney Matogrosso que, semana passada, em entrevista a um programa da televisão portuguesa, criticou o PT, a saúde no Brasil e os gastos com a Copa do Mundo e derrapou ao tecer comentários, equivocados, sobre o programa Bolsa Família. A fala do ex-Secos & Molhados — banda que, no auge da ditadura militar, desafiou os chamados bons costumes — provocou a ira dos simpatizantes do governo Dilma Rousseff, que rebateram a fala do cantor de que o programa de complementação de renda não exige a matrícula na escola e que as mulheres fazem mais filhos para ganhar o benefício. O Bolsa Família exige que as crianças estejam matriculadas e estabelece um número máximo de cinco filhos para o complemento do benefício, que hoje é de R$ 70 mensais. Mas se de um lado houve críticas, do outro foram só aplausos, e a entrevista do cantor foi reproduzida na internet dando munição para os críticos da realização do Mundial no Brasil. Procurado, o cantor não quis comentar o episódio.

Mas não foi só ele quem esteve na berlinda esta semana. O ator Wagner Moura — que já manifestou simpatia pela Rede e por sua fundadora, a ex-senadora Marina Silva (PSB), mas não pelo partido ao qual ela está filiada — anunciou estar de malas prontas para deixar o Brasil, alegando estar impossível viver no país. “Tenho o maior amor por esse país, mas não está dando para viver aqui. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas estou gostando que meu próximo projeto vai me tirar do Brasil por uns dois anos”, disse o ator, em entrevista no dia 14. Dois dias depois foi rebatido pelo cineasta Jorge Furtado que, em seu blog, lamentou, sem citar Moura, a declaração. “Fico triste ao ver artistas brasileiros, meus colegas, tão mal-informados. Dizer que não dá mais para viver no Brasil logo agora, agora que milhões de pessoas conquistaram alguns direitos mínimos”, escreveu o diretor de Meu tio matou um cara.


Correio Braziliense

Oficializado o primeiro candidato ao governo do Ceará

Primeiro partido a definir nomes para a eleição deste ano no Ceará, o Psol elegeu na tarde deste sábado, 17, o sindicalista Ailton Lopes como candidato da sigla ao governo do Estado. Apesar de sair na frente, a legenda terá ainda que enfrentar um racha interno para se unir em torno da indicação, defendida como alternativa à polarização entre Cid Gomes (Pros) e Eunício Oliveira (PMDB) no Estado.

A escolha foi definida em votação de delegados do partido em Fortaleza. No total, 129 filiados votaram entre Ailton Lopes - integrante de tendência mais próxima do vereador João Alfredo e do advogado Renato Roseno - e Adelita Monteiro - do grupo da vereadora Toinha Rocha. O placar final foi de 75 votos contra 54, com vitória do sindicalista. O Povo


PMDB exige resposta de Lula

Nem mesmo a ala do PMDB satisfeita com a aliança do partido com o PT ficou imune às declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre palanques. Até ele, que tinha um bom trânsito no maior partido aliado, conseguiu azedar ainda mais a relação. No Encontro Nacional do PT, organizado para reforçar a pré-candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff, Lula disse que não está sujeito aos acordos feitos pelo presidente do PT, Rui Falcão. “Temos um pequeno problema para resolver que é o seguinte: a Dilma, por conta dos acordos da aliança, não vai poder ir a vários lugares. Eu não sou presidente do PT. Então, não estou subordinado aos acordos que o Rui Falcão fez. Aonde tiver candidato do PT, eu estarei lá”, disse.
Desde o encontro, feito há cerca de duas semanas, os peemedebistas mais conciliatórios buscam, ainda sem sucesso, acertar a relação. Outros, mesmo sinalizando apoio à manutenção da chapa de Dilma com o vice-presidente, Michel Temer, assim como os dissidentes, não querem saber de conversa. O argumento é que o ex-presidente está agindo como o PT, sem atenção com as alianças, e que o peso do PMDB é essencial para a vitória da Dilma.

Ceará fica com menos de 1% do Fundo Partidário

Dos R$ 362 milhões de recursos do Fundo Partidário repassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aos partidos políticos em 2013, somente R$ 3,3 milhões foram enviados aos diretórios partidários do Ceará, menos de um 1% do bolo. Além disso, das 32 legendas com representação nacional, apenas 12 transferiram parte da verba para os correligionários cearenses. O PMDB lidera as receitas no Ceará, tendo recebido R$ 970 mil.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em 2013, o PSB cearense recebeu R$ 546 mil da legenda nacional, que acumulou R$ 24 milhões. Já o PSDB do Ceará teve acesso a R$ 461 mil da verba nacional de quase R$ 40 milhões. Ao diretório estadual do PT foram repassados R$ 386 mil dos R$ 58 milhões que o partido teve direito nacionalmente, liderando o ranking.
As legendas tiveram até 30 de abril para prestar contas ao TRE das receitas e despesas de 2013. No Ceará, seis agremiações estão inadimplentes com a Justiça Eleitoral porque não enviaram os dados. Até o momento, constam em situação irregular PCB, PMN, PRP, PTdoB, PTB e PTC.
No ano de 2012, quando foram realizadas eleições municipais, os valores não foram mais expressivos. O TSE distribuiu quase R$ 350 milhões entre as agremiações políticas, enquanto o Ceará ficou com os mesmos R$ 3,3 milhões. O diretório do PMDB no Ceará foi o que mais recebeu verba no Estado, um total de R$ 1,2 milhão, seguido por PSB, com R$ 578 mil, e PDT, que alcançou R$ 420 mil.
Para 2014, a previsão é que o Fundo Partidário ultrapasse os R$ 364 milhões, valor que deverá ser dividido entre os 32 partidos do Brasil. De acordo com o TSE, até abril, já foram repassados R$ 100 milhões.
Partidos recém-criados estão enfrentando batalha jurídica para ter direito à verba referente aos parlamentares que deixaram as agremiações para se filiar às novas siglas. PROS e Solidariedade estão com ações cautelares no TSE. A sentença do Tribunal relativa ao Fundo também vai guiar o entendimento sobre o tempo de rádio e televisão nas campanhas eleitorais, definindo se esses benefícios ficam com a sigla pela qual os candidatos se elegeram ou com os partidos aos quais são filiados agora.
Estatutos
Atualmente, PROS e Solidariedade só estão recebendo 5% do Fundo Partidário, valor distribuído, em partes iguais, entre todos os partidos com estatutos registrados no TSE. Os outros 95% são divididos proporcionalmente entre as agremiações, levando em conta os votos recebidos na última eleição geral para a Câmara dos Deputados. É essa última porcentagem que está sendo reivindicada pelas duas novas legendas. Por enquanto, os valores estão bloqueados.
O presidente estadual do PT, Francisco de Assis Diniz, avalia que a quantia repassada ao Ceará é baixa, mas ele defende que o repasse seja ampliado não somente aos estados, mas ao próprio diretório nacional. "A avaliação que fazemos do Fundo Partidário é que o percentual ainda é pequeno se considerar encontros, formações. No nosso caso, temos uma atividade partidária muito intensa", justifica.
O petista explica que o critério usado pelo Partido dos Trabalhadores para ratear os recursos entre os diretórios estaduais baseia-se no número de filiados que votaram no Processo de Eleições Diretas (PED), que visa a escolher os dirigentes regionais. Conforme Assis Diniz, o PT Ceará é o quarto diretório petista do País em transferência de verba. Ele projeta que deve subir para a segunda ou terceira posição.
Debandada
O presidente do PSDB no Ceará, Luiz Pontes, relata que a debandada de deputados tucanos para outros partidos fez com que o diretório cearense recebesse menos recursos. Ele admite que os valores enviados pelos dirigentes nacionais - cerca de R$ 38 mil mensais - mal são suficientes para manter a infraestrutura da legenda. "(Esse dinheiro) é para ter a sede do partido, os funcionários, visitas ao Interior, despesas normais do partido", alega.
O tucano diz acreditar que o PSDB conta com algumas pessoas que prestam serviços voluntariamente, mas evita fazer críticas à executiva nacional do partido. "Eu acho que a executiva nacional tem que olhar a necessidade. No nosso caso, perdemos deputados. Tenho tido apoio grande do Aécio (Neves) nesse sentido, colocando as contas em dia". E pontua: "O repasse hoje é muito pouco, muito apertado".
Dirigente do PR no Ceará, o ex-governador Lúcio Alcântara reforça a tese de que os recursos repassados pelo diretório nacional são insuficientes para alçar voos maiores da legenda no Estado. "Geralmente só dá para fazer pesquisas ou usar para produzir programas de televisão, manutenção do diretório, passagens áreas", enumera.
SAIBA MAIS
Multas
O Fundo Partidário é distribuído pelo TSE aos diretórios nacionais, que escolhem como usar o dinheiro. O valor é formado a partir de recursos da União, multas, penalidades, doações e outros recursos. A verba é enviada mensalmente às siglas, através de duodécimos e multas

Registro
Todos os partidos com registro no TSE recebem, em partes iguais, 5% do montante do Fundo, enquanto 95% são referentes à representação na Câmara dos Deputados. Quanto mais parlamentares eleitos, maior a verba

Nacionais
No Ceará, PMDB, PSB, PSDB, PT, PSD, PDT, PP, PV, PRB, PSOL e PPL receberam repasses nacionais do Fundo Partidário no ano passado
Lorena Alves/Diário do Nordeste

O drible na Voz do Brasil

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) vai intensificar nas próximas semanas a pressão para que a Câmara dos Deputados vote, antes da Copa do Mundo, o projeto de lei que flexibiliza o horário do programa “A Voz do Brasil”.

A campanha “A voz que eu quero ouvir”, lançada em março, propõe que o programa que há 79 anos é transmitido de segunda a sexta-feira, de 19h às 20 horas, seja veiculado pelas emissoras entre 19h e 22 horas. A mudança possibilitaria a narração ao vivo de seis partidas marcadas para as 18h ou 19 horas.

O motivo alegado pelas emissoras é de que um terço das 64 partidas do Mundial será realizado em dias úteis, o que impossibilitaria a cobertura completa, sem a interrupção do programa do Governo Federal. Em cinco datas, os horários dos jogos coincidem com o início do programa.

“Não queremos que o programa acabe, e sim que a transmissão seja em horários alternativos, pois 1.227 emissoras em todo o País compraram a preços altos os direitos de exibir os jogos da Copa e vão ter que veicular apenas uma parte deles”, explica Luis Roberto Antonik, diretor-geral da Abert.

Pelo projeto de lei nº 595/03, de autoria da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), a emissora escolheria um horário fixo na grade de programação para transmitir o programa. O PL foi aprovado no Senado, mas aguarda apreciação na Câmara dos Deputados. “Os políticos precisam ver com urgência essa questão da flexibilidade, e não é só por causa da Copa. Às 19 horas, as pessoas estão voltando para casa e não têm acesso às notícias locais ou ao entretenimento. O rádio presta um serviço ao público e faz falta ao ouvinte”, destaca Carmen Lúcia Dummar, presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert).

“Com a possibilidade de transmissão em diversos horários, ganha a população, que tem o direito de escolher o que ouvir, e ganha também o poder público, pois seu programa estaria no ar em três horários diferentes”, conclui. O Povo

Deputado paulista propõe lei para combater ‘Nova Ordem satânica’

Preocupado com o surgimento de uma “satânica Nova Ordem Mundial”, o deputado Missionário José Olímpio (PP-SP), apresentou o projeto de lei 7561 na última quarta-feira. O texto apresentado na Câmara dos Deputados “proíbe o implante em seres humanos de identificação em forma de chips e outros dispositivos eletrônicos”.

Valdemiro Santiago. Na justificativa do projeto, Olímpio cita a Bíblia para comparar os microchips ao “sinal da besta” e dizer que o “fim dos tempos se aproxima”.
“Infelizmente, de modo sorrateiro, já são conhecidos no Brasil diversas iniciativas de implantação de chips como ‘rastreadores pessoais’ que pretensamente simulam uma ferramenta de segurança na medida em que possibilitariam a rápida localização de pessoas que estivessem em poder de sequestradores. Entretanto, o povo brasileiro não se deve iludir com tais artifícios, que escodem uma verdade nua e cruel: há um grupo de pessoas que busca monitorar e rastrear cada passo de cada ser humano, a fim de que uma satânica Nova Ordem Mundial seja implantada”, justifica.
A legislatura de Olímpio é marcada por projetos de lei excêntricos. No ano passado, ele propôs a transferência temporária e simbólica da sede do Governo Federal para a cidade de Itu (SP). A proposta argumentava que que o município sediou a primeira convenção republicana do Brasil em 1889. O Globo

Rede confirma Marina Silva como vice de Eduardo Campos

Em um ato simbólico, na tarde deste sábado, a Rede homologou a candidatura da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva a vice-presidente na chapa do ex-governador Eduardo Campos. Segundo o coordenador executivo da Rede, Bazileu Margarido, a decisão foi tomada por aclamação, e a Rede apresentará a decisão na convenção do PSB, no fim de junho.
Segundo Marina, a Rede e o PSB já acertaram que terão candidatos próprios a governador em 12 estados e estão discutindo a situação nos demais.

TCU pode convocar Dilma para explicar Pasadena

A presidente Dilma Rousseff corre o risco de sofrer um forte desgaste político no curso da campanha eleitoral por conta da compra da refinaria de Pasadena, no Texas: o Tribunal de Contas da União (TCU) poderá convocá-la para uma audiência com o propósito de que explique a polêmica aquisição do empreendimento pela Petrobras, feita no momento em que a petista presidia o Conselho de Administração da estatal. O TCU abriu um processo para investigar o negócio, e o parecer final dos auditores deve chegar ao gabinete do ministro relator, José Jorge, ainda neste mês.
A informação corrente no TCU é a de que o ministro pretende chamar Dilma para uma audiência. Se isso ocorrer, será a primeira convocação de um presidente da República para que preste esclarecimentos nesse tipo de procedimento, segundo fontes ouvidas pelo GLOBO. Questionado sobre eventual decisão de convocar Dilma, José Jorge limitou-se a responder:
— O processo se encontra na unidade técnica. Portanto, não existe decisão ainda. O Globo

Nasi critica política da cracolândia em show

Depois de sete anos fora dos palcos, a banda de rock Ira! abriu neste sábado (17), na praça Júlio Prestes, em São Paulo, a Virada Cultural 2014.
O vocalista, Nasi, criticou o tratamento dado pelo governo a usuários de crack do centro de São Paulo.
“Estamos em uma região da cidade em que está se alastrando uma doença, o vício do crack”, disse, ao introduzir a música “Flerte Fatal”, que fala sobre vício.
“Que o poder público trate [os usuários] com amor, como doentes que são. Porque eles precisam de auxílio médico, e não que os limpem da cidade como se fossem sujeira”, disse músico.
Na quarta, a prefeitura de Fernando Haddad (PT) tentou conter usuários num cercado de metal erguido na esquina da alameda Cleveland com rua Helvetia, o que deixou dependentes indignados.
O secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, presente no show, afirmou, entretanto, que a crítica não foi dirigida à prefeitura.
O Estado de S. Paulo

CNJ deve investigar juiz que nega status de religião à umbanda

Líderes do movimento negro e parlamentares pedirão ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que investigue o juiz Eugênio Rosa de Araújo, da 17ª Vara Federal do Rio. Ele causou revolta ao afirmar que a umbanda e o candomblé não são religiões.
Em decisão do último dia 28, o magistrado considerou que as crenças afro-brasileiras “não contêm os traços necessários de uma religião”.
De acordo com ele, as características essenciais de uma religião seriam a existência de um texto base (como a Bíblia ou Alcorão), de uma estrutura hierárquica e de um Deus a ser venerado.
Com base nesses argumentos, o juiz rejeitou pedido do MPF (Ministério Público Federal) para obrigar o Youtube a tirar do ar uma série de vídeos com ofensas à umbanda e ao candomblé. A Procuradoria da República já recorreu da decisão.

PT recebe mais doações que PSDB, PMDB e PSB juntos

Tradicionais doadoras de dinheiro para partidos políticos, empresas com negócios no setor público entregaram ao PT no ano passado quase o dobro do que pagaram a PSDB, PMDB e PSB juntos.
O partido da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, levou R$ 79,8 milhões. Os outros três conseguiram R$ 46,5 milhões.
A liderança do PT na captação já ocorria em anos anteriores, mas a diferença para os demais partidos não para de aumentar. A vantagem em relação às três siglas saltou em quatro anos de R$ 9,4 milhões para R$ 33,2 milhões.
O movimento ocorreu num período em que as contribuições empresariais bateram recorde para anos em que não há eleição, segundo as prestações de contas já divulgadas pela Justiça Eleitoral (em anos eleitorais, as verbas para os partidos são maiores).
As grandes construtoras, mais uma vez, dominaram o ranking dos maiores financiadores. Odebrecht, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e OAS foram as campeãs.
Todas elas fazem obras para o governo federal, Estados e municípios. Estão entre os maiores fornecedores da Petrobras. E ganharam concessões para explorar aeroportos, metrô e estradas.