quarta-feira, 30 de abril de 2014

José Genoino deve se apresentar nesta quinta à Papuda

O ex-deputado federal José Genoino “possivelmente” deverá se apresentar nesta quinta-feira (1º) ao Centro de Internamento e Reeducação (CIR), localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, segundo seu advogado, Luiz Fernando Pacheco. Ele ainda informou que a defesa ainda não foi notificada da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Na sentença, o magistrado pede o retorno ao presídio em um prazo de 24 horas. Até então, Genoino cumpria a pena de quatro anos e oito meses em regime semiaberto em prisão domiciliar provisória. O benefício foi concedido em novembro do ano passado e sua permanência foi avaliada por Barbosa em novo laudo médico, que atestou que a saúde do ex-parlamentar não é grave. Com informações da Agência Brasil.

Agenor Neto assume o papel de porta voz da região Centro-Sul


Agenor Neto é definitivamente a voz da região Centro-Sul do Ceará. Esse papel que já possuía teoricamente passou a ser específico na noite desta quarta-feira, 30, quando reuniu centenas de populares que o acompanharam em um debate sobre a luta pela educação, especificamente o ensino universitário da região.
Este encontro que teve a participação de famílias que desejavam estar ao lado do líder político, relembrou algo que aconteceu constantemente na sua gestão como prefeito de Iguatu, o contato direto com o povo que não esquece o período brilhante da sua administração, que colocou não apenas Iguatu no roteiro dos investimentos, mas as demais cidades da região.
Essa liderança é necessária para o processo político do Centro-Sul, que por muitos anos ficou órfão de um político que tivesse este papel. Inhamuns, Cariri, Sertão-Central, regiões Norte e Jaguaribana possuem suas lideranças que estão constantemente atuando na cobrança de melhorias para suas cidades e no Centro-Sul isto não deve ser diferente.
Não existe em toda a região alguém que possua estas características de liderança regional, alguns tentam, mas não convencem o povo. E a bandeira que está sendo levantada pelo mesmo de lutar pelo ensino universitário é um exemplo prático disto.
Reunir lideranças do estado e até nacionais em busca de um equipamento tão importante para a região, só quem conseguiu esta façanha foi o Agenor Neto. A população está atenta e reconhece esse papel de porta voz.
Acompanhando este encontro que foi realizado, podemos observar que o filho do D. José Ilo continua o mesmo, não falava com a cabeça, e sim com o coração. Não proferiu teorias nem se perdeu na ênfase de frases demagógicas. Discursou a partir de experiências oriundas de sua trajetória política e mais uma vez levou sua mensagem de esperança para todos.


Sabe das dificuldades que possui, onde ao passar a ser a “Voz do Centro-Sul”, passa também a ser alvo mais do que nunca de calúnias e ataques constantes.  Estes encontros serão realizados em outros Bairros de Iguatu e outras cidades nos próximos dias.
É uma convocação, para que todos possam cobrar dos seus gestores, líderes em outras cidades que se unam pela educação, segurança, saúde de uma região. O governo do Ceará possui uma grande dívida com o Centro-Sul, comparado com outras regiões os investimentos realizados aqui são pequenos. Em Iguatu por exemplo, o deputado Aníbal Gomes trouxe de Brasília mais recursos que o governo estadual nos últimos anos. E isto não é diferente em outras cidades.

Então já está na hora de cobrar, agir, lutar por um reconhecimento maior da gestão estadual e federal para com a nossa população e para isto entra no processo uma voz que represente a região Centro-Sul.

Escute o discurso de Agenor Neto neste evento:

Eu não sou macaco. Nenhum negro o é!', diz deputado, sobre campanha

A campanha #somostodosmacacos, criada após o jogador Daniel Alves ser alvo de racismo em um jogo do Barcelona contra o Vilarreal, foi criticada nesta quarta-feira (30) pelo deputado federal Valmir Assunção (PT). “A campanha invadiu as redes sociais e chama todos para se intitularem de macacos, estimulada por fotografia com bananas. Se há ou não uma boa intenção nessa campanha, eu quero aqui afirmar que não se combate racismo com atitudes racistas. Eu não sou macaco. Nenhum negro o é!”, protestou o parlamentar, no plenário da Câmara dos Deputados. A atitude do jogador, que comeu a banana atirada por um torcedor do Vilarreal, em resposta ao ato racista, foi elogiada pelo petista. Para ele, no entanto, a adesão à campanha, inclusive por celebridades e pela presidente Dilma Rousseff, é um equívoco.

 “Se querem combater o racismo, não é com fotografias de bananas que ajudarão. No caso do governo federal, é inadmissível o aproveitamento sem reflexão da espontaneidade das redes sociais. Passamos muito tempo trabalhando na desconstrução de estereótipos acerca da nossa cor, religiosidade e estética para que uma empresa de publicidade venha resumir tudo a bananas! Isto reforça o racismo. É campanha para a hegemonia branca ver!”, apostou. O parlamentar já havia se manifestado anteriormente quanto ao caso semelhante ocorrido com o jogador do Cruzeiro Tinga e cobrado a criação de uma campanha para combater o preconceito no futebol. Para Valmir, uma campanha “séria” deveria ouvir o Movimento Negro.

Icó terá Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas

O vice-prefeito do município de Icó, Francisco de Assis Pereira, declarou, na manhã desta terça-feira (29), que será encaminhado um projeto de lei para a Câmara Municipal com o objetivo de criar o Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas. O anúncio foi feito durante o encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará, no auditório do Centro Social Urbano (CSU). O Comitê é presidido pela vice-procuradora-geral de Justiça, Eliani Alves Nobre, e tem como secretária-executiva a promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Pôrto.

 O município de Icó já possui o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. A foto ao lado registra o momento da posse dos novos conselheiros municipais de Políticas sobre Drogas do Município de Icó. Além da vice-procuradora-geral de Justiça e presidente do Comitê, Eliani Alves Nobre, e da promotora de Justiça e secretária-executiva do Comitê, Isabel Pôrto, o vice-prefeito do município de Icó Francisco de Assis Pereira, e o promotor de Justiça Thiago Marques Vieira também compuseram a mesa diretora dos trabalhos.
 O encontro é voltado para a sociedade civil em geral e também para membros do MP, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, além de agentes da segurança pública e de profissionais das mais diversas áreas (saúde, educação, assistência social, etc). Após a abertura, a vice-procuradora-geral de Justiça e presidente do Comitê, Eliani Alves Nobre, teceu suas reflexões em relação ao eixo “Prevenção e Tratamento”. Em seguida, o tenente–dentista do Hospital Geral de Fortaleza, Leandro de Araújo Bento, ministrou o Painel: “Reinserção Social / Segurança Pública: A Reinserção Social e o Papel da Segurança Pública no Enfrentamento às Drogas”

A secretária-executiva do Comitê, Isabel Pôrto, também fez suas considerações sobre a importância do Comitê para com a sociedade. Depois, a terapeuta ocupacional e gestora da Dependência Química do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, Sandra Maria Coelho Ribeiro, apresentou o Painel: “Drogadição e Saúde Mental”.
 Os painéis e os grupos de trabalho vão discutir, no turna da tarde, a questão das drogas sob os aspectos da reinserção social, da segurança pública, da prevenção e do tratamento, que são os eixos basilares da atuação do Comitê. Como de praxe, o encontro será encerrado com a realização de uma plenária que vai elaborar as conclusões e formalizar as boas práticas e os fluxos de atendimento a serem adotados no âmbito do enfrentamento às drogas. O evento tem o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG).

CQC chega à Câmara de Vereadores do Recife... e políticos somem

Equipe do CQC em Recife
Sem alarde, o programa de humor na TV CQC voltou à Câmara Municipal do Recife, nesta véspera de feriado do dia do trabalhador. Haveria sessão ordinária, mas o plenário está curiosamente vazio, completamente. Nesta tarde, haveria pelo menos uma homenagem, proposta pelo vereador Romero Jatobá.
Os humoristas estão tentando gravar cenas sobre o escândalo das notas fiscais frias, mas não estão conseguindo achar parlamentares na casa, neste momento, véspera de feriado. Em 2012, o CQC causa pânico na Câmara Municipal do Recife. Os vereadores literalmente fugiram correndo. Foi uma palhaçada sem tamanho.
Depois de tomarem conhecimento de que uma equipe do CQC estava chegando para cobrir a sessão daquela tarde, com o objetivo de reportar o aumento de 62% concedido no final do ano de 2011, sem alarde, às escondidas, suspenderam os trabalhos sem explicação e literalmente saíram correndo. Com o reajuste, os salários dos 39 parlamentares saltarão de R$ 9.287,57 para R$ 15.031,76.
Numa cena digna de filme pastelão, o vereador Inácio Neto, então socialista desde criancinha, saiu correndo pelo jardim e alcançou a Rua Princesa Isabel. A equipe do humorístico não teve dúvida e correu atrás, sem conseguir alcançá-lo. O vereador jogava futebol regularmente, era bom de pique. Acabou não renovando o mandato. Teve vereador que deixou o carro no pátio no estacionamento da câmara, pegou um táxi e depois acionou o motorista pelo celular.
Naquele dia, quem não conseguiu correr, como a então vereadora Verá Lopes, do PPS, pagou mico, dando desculpa esfarrapada para a vergonhosa majoração dos salários.
À frente da equipe do CQC, estava o humorista Ronald Rios. A produção levou marmitas para Câmara do Recife com o objetivo de sugerir que os vereadores aceitassem os presentes em substituição ao aumento nos salários.
O presidente da Câmara Municipal do Recife naquela época era Jurandir Liberal, do PT. Ele suspendeu os trabalhos depois de dar um pitu nos jornalistas do programa, que chegaram na casa por volta das 15 horas. Eles foram levados para a sala de imprensa, enquanto os vereadores presentes encerravam a sessão.
Por meio de sua assessoria, Jurandir Liberal informou na época que acabou antes os trabalhos porque havia marcado uma audiência, junto com Augusto Carreras, do PV, com o então presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ricardo Paes Barreto.
Blog do Jamildo

Agenor Neto fala para o povo

Agenor Neto durante a entrevista na Rádio Liberdade AM - foto: Fernandes Neto
Durante uma hora ao vivo na Rádio Liberdade AM em cadeia com a Rádio Antena Sul FM, o ex-prefeito Agenor Neto concedeu uma entrevista e respondeu a várias perguntas de ouvintes. O mesmo iniciou falando da sua luta para trazer uma Faculdade de Medicina, além da conquista de um Campus da UFC para a região, “ estamos lutando para trazer estes benefícios, temos muitas dificuldades, mas não desistimos, procurei todas as lideranças políticas para somar forças e trazer estes equipamentos para a região, não paramos e só iremos ficar satisfeitos quando isto se concretizar”, disse.
Em certo momento da entrevista Agenor Neto foi questionado sobre as manifestações que aconteceram no Fomento, “ respeito todas as manifestações, mas também a forma como acontece, temos o projeto que não beneficia apenas o Fomento, mas para outros Bairros e o nosso deputado Aníbal Gomes que é incansável acompanha tudo, e infelizmente as barreiras no Ministério da Integração são enormes, as coisas não estão andando em Brasília e vamos continuar lutando para que estes projetos que já estão aprovados tenham os seus recursos liberados”, destacou.
Agenor Neto durante a entrevista na Rádio Liberdade AM
“ São muitas denúncias que são feitas contra várias ações, já existem dificuldades burocráticas e estes opositores prejudicam ainda mais a nossa cidade e o seu povo”, afirmou Agenor Neto.
No meio da entrevista o líder político de Iguatu e região anunciou que seu pai José Ilo Dantas está na cidade e passará mais alguns dias ao lado de amigos e familiares. Escute a entrevista na íntegra onde Agenor Neto fala sobre um convite que recebeu para participar de uma chapa como vice-governador, sobre liberação de recursos e muito mais.
Escute a entrevista na íntegra:

Deputado denuncia corrupção na prefeitura de Uruburetama

O deputado Fernando Hugo (SDD) denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (30) casos de corrupção na Prefeitura de Uruburetama. De acordo com a denúncia enviada por vereadores do município, Luiz Ladeirton de Queiroz, auditor da Secretaria de Fazenda do Estado e pai do prefeito Luis Ladeirton Filho, ocupa sete cargos no Município e recebe por volta da R$ 21 mil por mês.
“Como é que um município pobre paga o senhor que é pai do prefeito. O senhor prefeito chama o pai para ser secretário, o pai ocupa 7 cargos de acordo com a denúncia dos vereadores”.
Além dos cargos ocupado pelo pai do prefeito, o deputado ainda contou que a Câmara dos Vereadores está abrindo uma CPI contra os vereadores que denunciaram o caso. “Eu lamento profundamente que o presidente da Câmara tenha aceitado”. Segundo Fernando Hugo, os vereadores apresentaram a denuncia ao Ministério Público da cidade.
Blog Política

Dilma diz que "será candidata com ou sem apoio da base"

 Em entrevista nesta quarta-feira (30) a rádios de Salvador, a presidente Dilma Rousseff considerou “normal” o manifesto “volta Lula”, anunciado na última segunda-feira (28) pelo líder do PR na Câmara, deputado Bernardo Vasconcellos (MG). Para Dilma, em ano eleitoral é possível ocorrer fatos “concebíveis” e “até as inconcebíveis”.
“[O volta Lula] é uma situação normal. Gostaria que, quando eu for candidata, eu tenha o apoio da minha própria base. Mas não havendo esse apoio, vamos tocar em frente. Sempre por trás das coisas existe outras explicações. Daqui até o final do ano, tenho uma atividade importantíssima para fazer, que não posso me desligar”, explicou a presidente.
Na última segunda-feira, o líder do PR, leu um manifesto, assinado por 20 dos 32 deputados da bancada, em que pedem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja candidato à Presidência da República. De acordo com o líder do PR, Lula é o único capaz de conduzir o país “neste momento de crise econômica”.
Em resposta ao radialista Mário Kertész, da rádio Metro1, Dilma ressaltou que gosta de sua função. “Eu gosto [de ser presidente], sabe por quê? Porque vamos fechar este ano com mais 750 mil cisternas construídas no Semiárido. Com as cisternas construídas no governo do ex-presidente Lula e no meu, vamos chegar a 1,1 milhão de unidade. Isso me faz gostar muito de ser presidenta”, destacou. Dilma citou também números do Pronatec e do Programa Minha Casa, Minha Vida para justificar o gosto de ser presidente.

Projeto pune quem discriminar doentes de AIDS

A discriminação contra portadores do vírus HIV e doentes de aids poderá virar crime, com pena de multa e prisão de um a quatro anos. A proposta – o Projeto de Lei do Senado (PLS) 51/2003 – foi aprovada nesta quarta-feira (30) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e com isso está pronta para votação no plenário da Casa.
O texto já havia sido aprovado pelo Senado, mas voltou à Casa após emenda feita pela Câmara dos Deputados. A emenda suprimia dispositivo da proposta que definia como crime de discriminação de pessoas com aids o fato de exonerar o demitir de seu cargo ou emprego. O relator da emenda ao projeto, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), havia feito, em maio deste ano, um parecer acolhendo essa emenda da Câmara. Mas, após receber informações da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, mudou de ideia e rejeitou a emenda.
Segundo o relator, atualmente, os portadores de HIV têm plenas condições de trabalhar em qualquer campo e viver com responsabilidade social. Nunes recebeu da Secretaria de Saúde de seu estado recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) dizendo que não deve haver discriminação ou estigmatização dos trabalhadores em razão da doença e que a demissão deve ser baseada nos mesmos critérios utilizados para todos os trabalhadores.
“Com esses argumentos, considero que a alteração feita na Câmara dos Deputados é um retrocesso na forma como a sociedade contemporânea tem encarado os portadores do HIV/Aids”, explicou.

Ministério da Justiça multa Telexfree em R$ 5,5 milhões

A Telexfree foi multada em R$5,5 milhões pela Secretaria Nacional de Direito do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça. A empresa é investigada desde 2013 por praticar pirâmide financeira, considerada um crime contra a economia popular. A multa foi aplicada com base na “gravidade e a extensão da lesão causada a milhares de consumidores em todo o país, na vantagem auferida e na condição econômica da empresa". O valor da multa vai ser depositado no Fundo de Defesa de Direitos Difusos. Desde junho do ano passado, a empresa está impedida de realizar pagamentos e cadastrar novos divulgadores, como são chamados os investidores da Telexfree. O Ministério Público do Acre (MP-AC) acusa a empresa de realizar esquema de pirâmide disfarçada de marketing multinível.

TSE nega liminar a prefeito cassado de Itaitinga

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu nesta terça-feira, 29, pedido de liminar do ex-prefeito de Itaitinga, Abel Cercelino (PPL), cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) no início de abril. Com a decisão, o novo prefeito Nilson de Lima (Pros) permanece no cargo até a conclusão do julgamento dos recursos ex-gestor.A decisão foi emitida na noite desta terça, pelo ministro Otávio Noronha. Abel Cercelino pedia mandado de segurança para voltar à Prefeitura, após Acórdão do pleno do TRE o remover do cargo. Apesar de indeferido o mandado de segurança, recurso de Abel Cercelino ainda tramita na Corte Superior.

Audiência debate cursos do IFCE em Jaguaruana

Audiência pública em Jaguaruana debateu os cursos que serão oferecidos pelo IFCE no novo campus avançado deste município. O processo de escolha dos cursos teve início com um levantamento prévio de oportunidades e potencialidades da região, apontando os eixos adequados, prioritários e de longo prazo. Também foi aplicado questionário com estudantes e representantes da educação e empresários.

CNBB pelo " Voto Consciente"

E o arcebispo de Fortaleza, D. José Antonio, destaca que depois da vitória da campanha em defesa da “Ficha Limpa”, em 2008, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, em sua Assembleia Geral, em Aparecida (SP), deverá iniciar campanha, dessa vez, pelo Voto Consciente.

O que vai acontecer na política hoje

Dilma na Bahia – presidente Dilma Rousseff vai a Camaçari para inaugurar unidades do Minha Casa, Minha Vida.
Aécio em Ribeirão Preto – Aécio Neves participa da feira Agrishow, em Ribeirão Preto, no interior paulista.
Política energética de Campos – Eduardo Campos discute seu programa de governo sobre economia e política energética. Em SP.
Foster na Câmara – Graça Foster, presidente da Petrobras, deve ir a audiência pública na Câmara para falar sobre as acusações envolvendo contratos firmados entre a estatal e a empresa SBM Offshore e a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA. Às 10h.
Lula em Santo André – ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o título de cidadão honorário de Santo André (SP), no Teatro Municipal da cidade.
Kassab no Rio Grande do Norte – Gilberto Kassab reúne-se com correligionários do PSD em Mossoró.
Skaf em Monte Alto – Paulo Skaf inaugura escola do Sesi em Monte Alto, no interior paulista.
Dados sobre municípios – IBGE divulga a pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros.
Leilão de energia – governo federal realiza leilão de energia para distribuidoras com o objetivo de reduzir a dependência dessas empresas a contratos de curto prazo, mais caros. A expectativa do governo é permitir uma economia de R$ 10,5 bi ao setor.
Greve na Eletrobrás – funcionários da Eletrobrás reúnem-se em Brasília para votar indicativo de greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam o pagamento da participação nos lucros e resultados, apesar de a estatal ter registrado prejuízo em 2013.
Greve no IBGE – funcionários do IBGE em São Paulo e na Paraíba prometem paralisar atividades por 24 horas. Eles querem a retratação pública da presidente do órgão, Wasmália Bivar, pela decisão que suspendeu a divulgação da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua.
Comando do FGC – Assembleia Geral do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) ratifica a indicação de José Luiz Majolo para a presidência do órgão.
Reforma política – PT conclui 1ª etapa de campanha com o objetivo de coletar 1,5 milhão de assinaturas para um projeto de lei inciativa popular sobre reforma política.
STF julga políticos – está na pauta do Supremo a análise de inquéritos contra os deputados Carlos Melles (DEM-MG) e Eliene Lima (PSD-MT).
Sindicalismo em debate – “Folha” promove debate sobre o sindicalismo no Brasil. Participam José Pastore, professor de economia da USP, Ricardo Patah, presidente da UGT, Anselmo Luis dos Santos, professor de economia da Unicamp, e Paulinho da Força, deputado federal e ex-presidente da Força Sindical. Às 17h, na sede do jornal, em SP.
Promoção de juízes – Conselho Nacional de Justiça realiza workshop sobre proposta de alteração das regras para a promoção de juízes por merecimento. Em Brasília.
Publicidade no Facebook – rede social realiza conferência de desenvolvedores em São Francisco e deve lançar sua própria rede de publicidade para dispositivos móveis para concorrer com a AdMob, do Google.
Leão – último dia para enviar a declaração de Imposto de Renda. Entrega com atraso tem multa mínima de R$ 165,74.
Emprego – Dieese divulga resultado de pesquisa sobre emprego e desemprego.

Deputados irão investigar André Vargas

Após três adiamentos, o Conselho de Ética da Câmara aprovou ontem por unanimidade o parecer favorável ao início das investigações contra o deputado André Vargas (sem partido-PR) devido ao seu envolvimento com o doleiro Alberto Youssef. Treze deputados foram à sessão.
O colegiado iniciou a sessão à tarde, mas precisou esperar as atividades do plenário da Casa se encerrarem para poder voltar a se reunir e aprovar o relatório apresentado pelo deputado Julio Delgado (PSB-MG).
O único deputado do PT que compareceu à sessão foi Fernando Ferro (PE), que votou a favor da abertura do prosseguimento da representação contra Vargas. Ele não esteve presente nos outros momentos de discussão do colegiado na tarde de hoje.

Dilma Rousseff tenta frear a pressão pela volta de Lula

Em nova queda apontada em pesquisa de opinião, a presidente Dilma Rousseff aposta no Encontro Nacional do PT que irá indicá-la como candidata à reeleição na sexta-feira para criar um fato político capaz de espantar o fantasma do “volta, Lula” e tentar conter a maré de más notícias em sua pré-campanha.
Preocupada com a pressão pelo retorno do ex-presidente, conforme relatam interlocutores, Dilma entrou em campo para minimizar a campanha que se alastrou nos bastidores político, financeiro e empresarial pedindo a troca do candidato.
Nesta semana, o PR, partido da base governista com um ministério na Esplanada, anunciou publicamente a preferência pelo antecessor.
O ato motivou declarações da presidente de que sua relação com Lula é baseada em lealdade, como a dada em jantar com jornalistas esportivos anteontem à noite.
No comando da campanha, o plano para frear o movimento pró-Lula é oficializar Dilma candidata no evento nacional da próxima sexta, ainda que a homologação oficial fique somente para 20 de junho, data da convenção do partido.

PDT tenta cassar suplente de Patrícia Saboya e quer vaga para Evandro Leitão

O PDT deu entrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com uma representação contra o mandato do deputado estadual Adail Carneiro (ex-PDT, hoje PHS). Os advogados do partido solicitam a perda do mandato do parlamentar, tendo em vista que ele se desfiliou do partido em outubro de 2013, sem justa causa, para se filiar ao PHS.
Adail Carneiro assumiu cadeira na Assembleia Legislativa com a renúncia de Patrícia Saboya, ex-deputada estadual pelo PDT e hoje conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ela renunciou ao mandato no fim de março.
Pelo entendimento da cúpula pedetista, Carneiro não poderia ficar com a vaga aberta na bancada pedetista, pois teria cometido infidelidade partidária. A vaga, portanto, seria do segundo suplente pedetista, no caso, Evandro Leitão, ex-secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social e presidente do Ceará Sporting Club.
Para o advogado Hélio Winston, um dos representantes do PDT no caso, Evandro Leitão tem direito a exercer o mandato, tendo em vista os precedentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que definiu ser a vaga do partido.

Detalhes do encontro entre Cid Gomes e Dilma Rousseff

O governador Cid Gomes (Pros) almoçou com a presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília, na última segunda-feira (27) acompanhado do secretário de Saúde, Ciro Gomes, e dos ministros Aloísio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Articulação Política). No cardápio, filet, paella e a análise da situação política no Brasil e no Ceará.
Na ocasião, Dilma reafirmou a Cid que a condução do processo eleitoral no Ceará caberá ao próprio governador. A presidente deixou claro que não vai interferir nas articulações e que não pretende manifestar ou pedir apoio a outras lideranças que pertencem a sua base de sustentação. Dilma ainda ressaltou que Cid deve conduzir o processo no “tempo dele”. Antes de encerrar o encontro, a presidente mandou buscar um bolo com cinco velinhas e puxou o “parabéns pra você”. Cid Gomes completou 51 anos no sábado (26).
Ontem, lideranças ligadas ao senador Eunício Oliveira (PMDB) e à ex-prefeita Luizianne Lins (PT) confidenciaram aos jornalistas uma outra versão dos fatos, segundo a qual, Dilma teria pedido a Cid que apoiasse a candidatura de Eunício ao governo do Ceará.
Nos bastidores, a informação que circulou foi de que Dilma teria intercedido por Eunício e o pedido teria surpreendido a Cid. As conversas ainda ganharam força quando o governador deixou de participar do seminário preparatório do BRICs, na Universidade de Fortaleza. O Ceará vai sediar o evento no próximo mês de julho.
Faltam 60 dias para o final do prazo de homologação das candidaturas e, até lá, ainda há tempo para muitas articulações. O Estado CE

O deslizamento de Dilma

A campanha pela reeleição da doutora Dilma está numa enrascada. Carrega uma cruz do passado (as malfeitorias petistas, do mensalão às traficâncias da Petrobras) e puseram-lhe nas costas outra, do futuro (o “Volta Lula”). Está presa à necessidade de justificar o que não fez e a uma ideia segundo a qual talvez não seja a melhor escolha, nem mesmo para os petistas e seus aliados.
Lula diz que não é candidato, mas comporta-se como tal e faz isso da pior maneira possível, como corretivo aos erros cometidos por seu poste. Na essência do “Volta Lula” há um implícito “Sai Dilma”. À primeira vista, esse movimento oferece um Salvador da Pátria, mas está embutido na proposta também um Salvador do PT.
O desgaste de Dilma decorre da exposição de um desgaste do aparelhamento imposto ao Estado. Em menos de um mês abalaram-se duas candidaturas nas quais a nação petista fazia enorme fé. Um só doleiro, veterano de duas delações premiadas, arrastou a campanha de Alexandre Padilha em São Paulo e a de Gleisi Hoffmann no Paraná. Sabendo-se que o partido está sem pai nem mãe no Rio de Janeiro, à malversação de recursos públicos somou-se outra, de votos.
O comissariado afastou-se do deputado André Vargas, mas essa conversão repentina pode ter sido escassa e tardia. Afinal, o PT ainda não conseguiu se desvencilhar do mensalão, hoje transformado na bancada da Papuda. Ninguém pode prever no final de abril o resultado de uma eleição que ocorrerá em outubro, mas alguns indicadores de hoje são claros:
1) A candidatura de Dilma Rousseff está sendo corroída e mesmo uma pessoa que não gosta do seu governo deve admitir que boa parte desse desgaste vem mais da repulsa ao aparelhamento do que a ela.
2) Se a proposição anterior é verdadeira, o “Volta Lula” pode ser tanto um remédio como um veneno.
3) Aécio Neves e Eduardo Campos ficaram na confortável situação de jogar parados. Pouco dizem a respeito do que pretendem fazer, beneficiados pela exposição dos malfeitos do governo. Oh, que saudades da faxina prometida por Dilma.
Não se sabe quem será o Lula que se quer de volta. Sendo uma “metamorfose ambulante”, talvez nem ele saiba. Prova disso está na entrevista que deu em Portugal. Nela disse a coisa, seu oposto e concluiu com uma dúvida.
A coisa, referindo-se à bancada da Papuda: “Não se trata de gente da minha confiança.” Deixe-se pra lá que José Dirceu, “capitão” da sua equipe, não lhe tivesse a confiança.
O seu contrário: o julgamento do Supremo Tribunal Federal foi “80% político e 20% jurídico”.
A dúvida: “Essa história vai ser recontada.”
Ganha uma viagem a Cuba quem souber qual das três afirmações deve ser levada a sério.
Enquanto esteve na oposição, a nação petista cultivou uma sociologia de botequim. Supunha que o tucanato espalhara conexões e interesses capazes de garantir-lhe o controle do Estado. Se os adversários podiam fazer isso, os companheiros também podiam. Daí surgiram Marcos Valério, Alberto Youssef, as empresas “campeãs nacionais”, empreiteiras amigas e a turma das petrotraficâncias.
Lula foi eleito em 2002 porque a invulnerabilidade sociológica do tucanato era uma fantasia. Mesmo que ele saia do banco de reservas e vá para a quadra, as urnas poderão mostrar que a dele também é.
Elio Gaspari/O Globo 

Comissão do Senado aprova projeto para cotas em concurso público federal

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou nesta terça-feira o projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos federais para afrodescendentes por um período de dez anos a partir da aprovação. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a proposta, que tramita em regime de urgência, ainda passa por outra comissão da Casa e depois segue para votação no plenário. O texto estabelece que poderão concorrer à reserva de vagas aqueles que se autodeclararem pretos ou pardos na inscrição do concurso público. Se a declaração for constatada como falsa, o candidato será eliminado do certame ou terá sua admissão anulada após processo administrativo, caso já tenha sido nomeado.

Prefeitura de Aiuaba concede aumento salarial para magistério

A Prefeita em Exercício Germana Rafaela de Araújo Mendes, e a procuradoria geral do Município de Aiuaba-Ce, na pessoa Dra. Kátia Franeylza Lima Venâncio, enviou o projeto de Lei  Nº.0612014 de 28 de Abril de 2014. Concedendo Aumento Salarial aos Profissionais do Magistério.
Autoriza o chefe do Poder Executivo  a conceder  aumento salarial  aos profissionais do Magistério do fundo de manutenção  e desenvolvimento  da Educação  Básica e de Valorização  dos profissionais da Educação – FUNDEB 60%  de acordo  com o piso  Nacionalmente  Unificado  e da outras providencias.
Hoje, portanto neste dia 29 de Abril de 2014, na seção ordinária da câmara municipal a presidente da casa a Vereadora Cleide, colocou o projeto para apreciação e votação, todavia existindo uma cláusula na lei orgânica da casa que projeto só poderá se votado depois de 48hs de pois  de recebido pela mesa diretora da câmara, mesmo assim os  onze  vereadores foram unânimes e votaram o projeto em regime de urgência para benefícios dos profissionais de Educação, só resultando que o aumento foi de 8.32% retroativo a 1º de janeiro de 2014. Todos os vereadores  enalteceram a prefeita Germana, pertinente ao projeto enviado, dizendo que projeto semelhante  nunca terá rejeição na casa.
A Prefeita Germana mesmo tendo algumas dificuldades no âmbito da administração por conta de documentos e computadores que foram levados pela a PROCAP na semana passada, mesmo assim vem  trabalhando no sentido de efetua os pagamentos em dias do funcionalismo Publico municipal de Aiuaba-CE.

Por Amaury Alencar

Aniversário de Domingos Neto

O jovem deputado comemorou seu aniversário no seu Gabinete em Brasília ao lado da sua equipe nesta terça-feira,29.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Roberto Pessoa é recebido por Aécio e diz que disputa governo caso Tasso saia ao Senado


Em meio a indefinições na base de Dilma Rousseff (PT) no Ceará, começou a avançar nesta terça-feira, 29, formação do palanque de Aécio Neves (PSDB) no Estado. Pela tarde, o pré-candidato tucano se reuniu com o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), a quem convidou para disputar o governo do Ceará em chapa com ele. O ex-prefeito aceitou a proposta, na condição que Tasso Jereissati (PSDB) confirme disputar Senado.

“Aceitei o convite, mas reafirmei que só bato o martelo quando o Tasso disser de vez que é senador. Isso porque ele já deu sinalização boa, mas não bateu o martelo”, disse Roberto Pessoa. Segundo ele, lideranças do partido, incluindo o ex-governador Lúcio Alcântara, devem se unir até a próxima terça-feira para fechar posição de apoio ao senador mineiro.



O ex-prefeito de Maracanaú destaca ainda que esteve com o presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento (AM), que liberou a Executiva do partido no Ceará para fazer coligação com o PSDB. Apesar da posição cearense de oposição, o PR deve apoiar o PT de Dilma Rousseff nacionalmente.

“O Alfredo repetiu que temos toda a autonomia para fazermos a chapa que for melhor para nós. Nosso compromisso com o partido é fazer boa performance no pleito que se avizinha”, diz. Roberto Pessoa destaca ainda que, entre demais partidos do Estado, o PR é um dos “mais avançados” na composição de chapas.

O Papa Francisco contra o racismo na Copa do Brasil

A presidente Dilma Rousseff informou que o papa Francisco participará da campanha contra racismo para a Copa do Mundo 2014. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, ele foi convidado para vir ao Brasil para o jogo de abertura do Mundial, mas afirmou que não poderá comparecer, no entanto enviará um manifesto contra a discriminação racial. A mensagem será lida em campo, minutos antes do início da partida, por um jogador da seleção brasileira. A medida tem a aprovação da Fifa. A presidente informou ainda que textos de outras religiões também serão lidas em jogos da copa. “Daqui para frente somos todos macacos", disse Dilma. Para ela, o torneio a ser realizado no país deve ser “um marco  mundial contra o racismo”. “Temos de dizer do orgulho de sermos afrodescendentes. E entrar na Copa de nariz em pé, dizer ao mundo: nós somos o máximo e acho que devemos isso ao futebol brasileiro. A primeira vez que o negro teve lugar nesse país foi no futebol”, declarou. 

Para Marina Silva, Lula é a "Bala de Prata" do PT

A provável candidata a vice-presidente da República pelo PSB, Marina Silva, disse, nesta terça-feira (29), em Salvador, que o ex-presidente Lula é uma bala de prata que o PT tem, e que isso é inquestionável. A declaração se deu em resposta a uma pergunta sobre eventual candidatura de Lula à Presidência, face às seguidas quedas na popularidade da presidente Dilma Rousseff, que deverá concorrer à reeleição, em outubro. "O problema é que a bala de prata não pode falhar, quando ela falha, tudo desmorona. O presidente Lula tem que avaliar e o próprio PT tem que ver. Se eles acham que o governo da presidente Dilma está tão ruim, se acham que foi um erro tê-la como candidata, eles farão uma substituição. Se não tiverem essa avaliação irão apoiá-la", analisou Marina.

CPI da Petrobras deve começar na terça, diz Renan

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras no Senado começará a funcionar na próxima terça-feira (6), segundo Renan Calheiros (PMDB), presidente da Casa. Apesar de ter afirmado que vai recorrer da liminar da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, que determinou que a CPI investigasse apenas a estatal, o congressista já pediu aos partidos que indiquem membros para a comissão. “É meu dever funcional recorrer da decisão ao pleno daquela Corte. Este recurso, como todos sabem, é uma iniciativa institucional, não é política ou partidária", disse Renan. Confirmaram participação na comissão os senadores Álvaro Dias (PSDB) e o também tucano Mário Couto. Os representantes de outros partidos ainda não foram definidos. Em reunião, líderes da oposição pressionaram o presidente do Senado a pedir uma CPI mista, que inclua também deputados. "A Câmara representa o povo. Não há como deixar de fora desta investigação os deputados", defendeu o deputado Mendonça Filho (PE), líder do DEM na Câmara. Com informações do portal UOL.

Presidente Dilma otimista com apoio de Cid a Eunício


A avaliação no Palácio do Planalto é que cresceram as chances do governador Cid Gomes aceitar apoiar a candidatura de Eunício ao governo do Ceará. Cid pediu prazo - mas não rejeitou de bate pronto - à presidente Dilma para respondê-la se aceita o seu pedido de apoiar a candidatura do senador Eunício Oliveira.

Durante encontro de Cid Gomes, Dilma e o secretário de saúde Ciro Gomes, tendo como testemunho o ministro da Casa Civil Aluízio Mercadante, a presidente da República apresentou sua proposta: Cid indica um candidato à vice ou Senado. Ela escolhe o primeiro suplente de senador e Eunício é o candidato dos dois ao Governo do Ceará.

Surpreendeu Cid o apelo de Dilma para que ele refletisse sobre sua solicitação de não rachar sua base no Ceará. A presidente afirmou que é fundamental para sua reeleição contar com sua ajuda nesse processo. O governador do Ceará prometeu pensar sobre o apelo presidencial. Ceará News 7

Movimentos sociais entregam carta de solidariedade a procurador criticado por Ciro Gomes


Representantes de entidades e movimentos sociais entregam nesta quarta-feira, 30, carta de solidariedade ao procurador da República Oscar Costa Filho. Além de apoio à atuação dele, o documento condena “campanha difamatória e a perseguição” que estaria atingindo o procurador.

Segundo a assessoria do MPF-CE, a carta destaca “corajosas” atuações do procurador, como na investigação do sumiço de equipamentos no Hospital Regional Norte, em Sobral, e no caso envolvendo a remoção de manifestantes acampados no encontro das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, no Cocó. 



“(Essas ações) incomodam governos e instituições, aos quais não interessam as apurações, investigações e questionamentos de irregularidades”, diz a nota. Em outubro passado, o procurador se envolveu em polêmica com o secretário de Saúde Ciro Gomes (Pros), que chamou Oscar de “politiqueiro mentiroso”.

A homenagem será entregue às 9h, na sede do Ministério Público Federal no Ceará. Entre as assinaturas que constam no documento estão as de representantes do Movimento Pró-Árvore, Instituto Terramar, Pastoral do Menor-Regional Nordeste I- Ceará, além das de ambientalistas, militantes dos direitos humanos, cicloativistas, entre outros. O Povo

Popularidade de Obama sofre nova queda e chega a 41%, indica pesquisa


A popularidade do presidente Barack Obama continua em queda, segundo uma nova pesquisa, no momento em que os americanos criticam a política do governo para as áreas econômica e de saúde, assim como a gestão da crise na Ucrânia. A taxa de aprovação do presidente caiu a 41% em abril, contra 46% nos três primeiros meses do ano, segundo uma pesquisa Washington Post-ABC News divulgada na segunda-feira à noite.

O índice de desaprovação subiu a 52%, contra 50% no início do ano. Apenas 42% dos entrevistados aprovam a gestão da economia e 37% a reforma da saúde, conhecida como "Obamacare", que enfrentou muitas dificuldades no início, mas que finalmente alcançou sete milhões de inscritos como esperava o governo.

O índice de aprovação da gestão de Obama na crise da Ucrânia é ainda menor, de 34%. Os números são preocupantes para Obama e o Partido Democrata antes das eleições legislativas de meio de mandato em novembro. As disputas na Câmara de Representantes, atualmente dominada pelos republicanos, assim como um terço do Senado, de maioria democrata, deverão ser renovadas nas eleições. Correio Braziliense

Expoceará começa nesta quarta-feira (30) em Fortaleza

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza nesta quarta-feira (30) a abertura da 11º edição da Expoceará 2014. A solenidade acontece às 18 horas, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza. Antes conhecida como Expoinverno, o evento apresenta este ano rebanho com alta qualidade genética e padrão racial, valorizando especialmente o rebanho cearense. A Feira é uma oportunidade de integração entre os criadores, além de geração de negócios agropecuários.

A exposição segue até domingo (04) e contará com exposição e julgamento de ovinos, caprinos, bovinos e equinos vindos de vários Estados do Brasil. A programação conta ainda com a exposição de uma fazendinha e uma bodega, ambas, ao estilo antigo do interior cearense. Haverá também um engenho, com caldo de cana e rapadura, uma casa de farinha, com a comercialização de tapioca, goma, beiju e produtos similares, e exposição de artesanato.

O evento é promovido pelo Clube do Berro e Associação dos Criadores de Caprinos Leiteiros do Ceará (Caprileice), em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Segundo o presidente do Clube do Berro, Amilcar de Araújo Silveira, “a expectativa é gerar cerca R$ 2 milhões em negócios”.O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que as Feiras e Exposições no Ceará são oportunidades para os criadores mostrarem o que têm de melhor. “É a oportunidade de provar que é possível conviver com o semiárido e apresentar animais com alto padrão genético”, afirmou.

Aftosa

O Ceará vive a expectativa de receber o reconhecimento internacional de Zona Livre internacional de Febre Aftosa pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) até o final de maio. O secretário Nelson Martins está otimista quanto ao reconhecimento do Ceará como zona livre internacional de febre aftosa. "Isso representa a coroação de um trabalho árduo do Estado, através da SDA, com importantes parceiros, como os produtores rurais, os movimentos sociais, a Ematerce, a ADAGRI, as Prefeituras Municipais e a imprensa, que divulga as campanhas de vacinação do rebanho".O reconhecimento como zona livre internacional permitirá ao Ceará a exportação de produtos de origem bovina para os países da Europa, América Central e Ásia.

A partir de 2 de maio, os produtores cearenses já poderão adquirir a dose da vacina para o rebanho e a campanha de vacinação será lançada durante a abertura do PEC Nordeste, que acontecerá entre 6 e 8 maio, também em Fortaleza.


Serviço:
18 horas – Abertura Oficial da EXPOCEARÁ
Local: Parque de Exposições Governador César Cals – Avenida Sargento Hermínio 2677 – Álvaro Wayne
Feira – De 30.04 a 04.05, das 08 horas às 18 horas – Parque de Exposições Governador César Cals

Acompanhe ao vivo a sessão da Assembléia Legislativa do Ceará