quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Durante jantar petistas criticam Dilma

Deputados federais e senadores petistas criticaram o governo, reunidos em jantar na última segunda-feira (24), após encontro no Planalto para tentar arrefecer os ânimos dos parlamentares da base insatisfeitos com a presidente Dilma Rousseff. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, os congressistas do PT se queixaram principalmente da ausência de informações sobre as alianças nos estados, o que influencia suas próprias eleições. Além disso, reclamaram mais uma vez da liberação de emendas. Os petistas afirmam que outras legendas receberam mais recursos em 2013. Ao mesmo tempo, membros do “blocão” formado por deputados insatisfeitos com a presidente avisaram ao Planalto que não pretendem armar uma “pauta-bomba” para atrapalhar as contas do governo, apesar de já começarem a exercer pressão.

Marqueteiro cobra na Justiça dívida de campanha do PSDB

A cinco meses do início da campanha eleitoral gratuita no rádio e na televisão, o PSDB se vê às voltas com uma disputa interna que envolve R$ 8,7 milhões e opõe o presidente do partido, senador Aécio Neves, e o ex-governador José Serra. O valor é a atualização de uma dívida que o marqueteiro Luiz Gonzalez cobrou na Justiça, no início deste mês, por trabalho que diz ter prestado à campanha de Serra à Presidência em 2010. No comando do partido desde maio de 2013, Aécio não determinou o pagamento da dívida, o que levou Gonzalez a acionar a 2ª Vara de Execução de Título Extrajudicial para tentar reaver o valor cobrado dos tucanos há quatro anos. Antes de Aécio, o PSDB era presidido pelo deputado Sérgio Guerra (PE), que também não autorizou o pagamento. Questionado, o tesoureiro do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), aliado de Aécio, se esquivou. "Quem está com esse assunto é o próprio Aécio", afirmou, para complementar: "É ele que está acompanhando desde o início essa questão. Tem que olhar com ele, mesmo." Procurado pela reportagem, por meio da assessoria, Aécio não comentou o assunto. Disse que ele está sendo discutido pelo diretor de Gestão Corporativa do partido, o ex-deputado João Almeida. Este, por sua vez, afirmou que a prioridade da sigla neste ano é a campanha de Aécio à Presidência. "Não podemos paralisar o partido para atender a uma dívida do passado. Tem que continuar tocando. Tem uma campanha futura. O bom senso seria pagar depois da campanha", afirmou Almeida. Ao contrário do tesoureiro, o diretor de Gestão Corporativa disse que Aécio não tem conhecimento da cobrança. "Não levei essa aporrinhação a ele ainda. Estou cuidando disso. Quando a intimação chegar eu vou ter que envolvê-lo." A ação foi protocolada em 6 de fevereiro. O PSDB ainda não foi notificado pela Justiça.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

TCM de olho no colorau de Santana do Cariri

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) iniciou hoje, terça-feira, 25, inspeção especial no município de Santana do Cariri. O objetivo é verificar denúncias de supostas irregularidades na aquisição de grandes lotes deprodutos como colorau, batata inglesa e alho e ainda material de limpeza, além da locação de veículos, realizadas em 2013.Equipes técnicas que já se encontravam na região fazendo inspeção ordinária em algumas cidades foram deslocadas para lá, com previsão de permanência até a próxima sexta-feira, dia 28/02.

 Em levantamento preliminar o TCM constatou que, em 2013, o Fundo Municipal de Educação da Prefeitura de Santana do Cariri adquiriu 1,087 tonelada (1.087 quilos) de Colorau, 1,699 tonelada (1.699 quilos) de batata Inglesa e 790,22 Kg de alho para atendimento do programa de merenda escolar.

 Caso sejam constatadas irregularidades no curso da inspeção especial o TCM fará a instauração imediata de processo de provocação para apurar responsabilidades.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Lula manda recado: "Dilma precisa mudar"

O ex-presidente Lula tem dito a interlocutores que a presidente Dilma precisa mudar em 2015, em um eventual segundo mandato, de acordo com a Folha de S. Paulo. Segundo a publicação, Lula teria afirmado nas duas últimas semanas a interlocutores que a atual equipe econômica está com o prazo de validade “vencido” e que a presidente precisará não só de uma nova composição na área, mas também corrigir a política econômica para fazer o país voltar a crescer com taxas na casa dos 4%. O ex-presidente também teria dito que Dilma precisa aprender a vender o Brasil no exterior e melhorar a relação com os empresários brasileiros, que aumentaram o tom das críticas contra o que consideram um estilo intervencionista da presidente. Apesar da avaliação de que Dilma está “divorciada” dos setores político e empresarial, Lula acredita na reeleição da sucessora e nega qualquer chance de assumir o lugar de sua ex- ministra.

Morre a sobrevivente mais idosa do holocausto

A sobrevivente do holocausto mais idosa, Alice Herz-Sommer, que tem sua história contada em um documentário indicado ao Oscar, faleceu em Londres aos 110 anos, anunciou a família no domingo.

Judia nascida em Praga em 1903, ela passou dois anos da Segunda Guerra Mundial no campo de concentração de Terezin, na Tchecoslováquia, onde distraía os companheiros de detenção tocando piano.

A vida de Alice Herz-Sommer, amiga do escritor Franz Kafka, inspirou o filme "The Lady In Number 6: Music Saved My Life", de Malcolm Clarke, indicado ao Oscar na categoria documentário curta-metragem.

Quase 140 mil judeus foram deportados para o campo de Terezin e 33.430 morreram no local.
Fonte: AFP

Pesquisa aponta que maior aprovação da Copa no Brasil está no Nordeste

Uma pesquisa realizada pela Vox Populi e a Revista Carta Capital, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, mostrou que a região Nordeste é onde há o maior apoio à realização da Copa do Mundo no Brasil com 67% de aprovação entre os entrevistados. A pesquisa ainda mostrou que, no geral, metade da população brasileira é favorável à realização da Copa do Mundo no Brasil. De acordo com o levantamento, divulgado pela revista neste domingo (23), 50% é a favor do evento e outros 39%, contra. Para 11%, a Copa é indiferente. A pesquisa ouviu 2.201 pessoas em 161 municípios e tem margem de erro de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o Vox Populi, no Sul apenas 35% da população se diz favorável ao Mundial no Brasil, enquanto 49% se declaram contra. A empresa aponta que, quanto menor a cidade, maior o apoio aos jogos. Nos pequenos municípios, 55% da população é favorável ao evento. Já nas capitais, o índice é de 50%, contra 43% das regiões metropolitanas e 41% das cidades grandes. Na zona rural, o apoio é de 62%. Entre os homens, 53% querem a Copa, contra 47% das mulheres. A porcentagem também varia de acordo com o nível de escolaridade e renda. Quanto maior nestes quesitos, menor o apoio ao Mundial. Entre os que estudaram até o ensino fundamental, 53% são favoráveis. O índice cai para 48% entre quem estudou até o ensino médio e para 43% entre quem tem ensino superior. A maioria (56%) dos que recebem até dois salários mínimos apoiam o evento, mas o índice cai para 45% entre os que ganham mais de cinco salários.

Policiais federais prendem Roberto Jefferson

O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) se entregou à Polícia Federal e foi preso em sua casa em Levy Gasparian, no interior fluminense, por volta de 12h20 desta segunda-feira, horário em que policiais federais receberam o mandado de prisão contra o delator do mensalão. A prisão tinha sido determinada na sexta-feira, mas só no fim da manhã saiu o mandado de prisão. Desde o começo da madrugada de sábado, policiais aguardavam a ordem de prisão para levar Jefferson à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, na Praça Mauá. Ele foi condenado a 7 anos e 14 dias de prisão no processo do mensalão, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Veja

Eunício Oliveira sinaliza parceria com o PSDB no Ceará

O PMDB cearense tem se aproximado do PSDB e já considera apoiar indicação de Tasso Jereissati (PSDB) ao Senado. A informação é de matéria publicada nesta segunda-feira, 24, na página da revista Veja na internet, leia:
"há Estados com candidatos demais dentro da gigantesca coalizão de apoio a Dilma Rousseff. No Ceará, por exemplo, os peemedebistas têm se aproximado do PSDB, e podem apoiar o tucano Tasso Jereissati ao Senado. Em troca, o PSDB encampará a candidatura do atual senador Eunício Oliveira (PMDB) ao governo estadual. "A preferência é acertar dentro da aliança nacional. Mas vamos ver se vai ser possível. O PMDB se relaciona bem com todos os partidos", diz Eunício.
Por isso, a divisão de forças no Estado pode não respeitar a aliança entre petistas e peemedebistas no plano federal. O PT deverá compor a chapa com o novato Pros, partido do governador Cid Gomes."

Datafolha: Dilma mantém 47% e venceria no 1º turno

A presidente Dilma Rousseff (PT) venceriaAécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos(PSB) no primeiro turno, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (22). Dilma aparece com os mesmos 47% de intenção de voto da pesquisa anterior, divulgada no fim de novembro.
O pré-candidato do PSDB Aécio Neves caiu dois pontos porcentuais (p.p.), de 19% na pesquisa anterior, para 17% agora. Já Eduardo Campos subiu um p.p. De 11% para 12% das intenções de voto. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.
Os entrevistados que declararam que vão anular ou votar em branco somam 18%, enquanto os indecisos são 6%. A pesquisa foi feita com 2614 pessoas entre os dias 19 e 20 de fevereiro em 161 municípios.
Lula
A pesquisa apontou ainda que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria os adversários no primeiro turno em dois cenários simulados pela pesquisa Datafolha. No cenário em que o candidato do PSB é Eduardo Campos, Lula tem 54% das intenções de voto, Aécio Neves (PSDB) tem 15% e o governador de Pernambuco aparece com 9%.
Já em um cenário com Marina Silva (PSB), o ex-presidente Lula tem 51%, contra 19% da própria Marina e 14% de Aécio. Na comparação de cenários com os mesmos adversários, os números de Lula são melhores que o da presidente Dilma Rousseff.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

DECON de olho nos valets de Fortaleza

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério Público Estadual (Decon), está de olho nos "valets" de Fortaleza. Para quem não ligou o estrangeirismo à atividade, deve-se esclarecer: "valets" são serviços de estacionamento de veículos em restaurantes e estabelecimentos do gênero. Em geral, não dão garantia nenhuma ao freguês - que, sem alternativa nas ruas congestionadas, entrega o carro a um manobrista e seja o que Deus quiser, pois seguro, vigilância e mesmo a certeza de habilitação não costuma haver. E cobram caro, mesmo assim. E também não pagam impostos.

Mauro Filho detalha projeto

O deputado estadual Mauro Filho (PROS) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de ontem, para defender o programa de compensação da Polícia Militar, proposta que começou a tramitar nesta semana na Casa Legislativa. Segundo ele, muitos agentes da corporação que poderão receber o benefício não estavam entendendo a matéria que tem como finalidade minorar a situação dos altos índices de violência no Estado.

Segundo ele, o sistema de compensação permite que os policiais se sintam estimulados para dar sequência a um processo de reestruturação da Segurança Pública no Ceará. Conforme informou, a mensagem diz que o sistema de compensação por indicadores será constituído através de comando da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS), que deve criar a comissão de acompanhamento, a ser ligada à pasta.

A ideia é realizar um trabalho integrado e não mais separado como acontecia antes.Foram criadas, conforme lembrou, 18 Áreas de Integração de Segurança (AIS) para busca de resultados. "A meta é por área e não por instituição, com atenção para o comportamento criminal, ensejando ações conjuntas aliadas a estratégias à segurança pública", disse.Serão estabelecidas ainda, através de portaria, metas a serem cumpridas, através de planos de ação integrada para que a comissão possa acompanhar o comportamento dos indicadores propostos. Cada área terá meta diferenciada, dependendo do comportamento de índices de crimes nas tais localidades.

Eliane Novais quer o voto aberto

Em defesa do voto aberto, a deputada Eliane Novais voltou a pedir o apoio de seus colegas no sentido de que a Assembleia Legislativa do Ceará aprove a Proposta de Emenda Constitucional que, de sua autoria, tramita naquela Casa desde junho de 2012. Depois de dizer que por ser um mecanismo ultrapassado e antidemocrático porque esconde o parlamentar da pressão do povo, a deputada do PSB mais justificou sua posição, até porque mais de sete casas legislativas estaduais e 100 câmaras municipais já adotam o voto aberto. Em suas considerações, aproveitou para falar sobre o que acaba de ocorrer na Câmara Federal quando, ao se apoiar no voto aberto, cassou o mandato do deputado e presidiário Donadon contrariando, assim, o que em votação anterior o livrara pelo caráter secreto da votação

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Aécio Neves quer governar o Brasil ao lado de Eduardo Campos

De passagem pelo Recife, o senador Aécio Neves almoçou, nesta sexta-feira (21), com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Ao chegar à casa do pernambucano, onde se encontraram, Aécio declarou a imprensa o desejo de construir um novo Brasil ao lado de Campos. Os dois são presidenciáveis, em lados opostos à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
“Essa aliança já existe naturalmente, em muitas partes do Brasil. E do meu ponto de vista, gostaria muito de poder construir um novo Brasil ao lado do governador Eduardo Campos”, afirmou o mineiro. O senador pontuou também que acredita ser positiva a postulação dos dois, no projeto de eliminar a polarização do PT. 
“É muito bom que possamos disputar a eleição mesmo que em campos opostos, neste momento, mas com a capacidade de conversar sobre aquilo que for necessário para o Brasil”, disse. 
Após pouco mais de três horas de conversa, Campos e Aécio voltaram a falar com a imprensa. Questionado sobre o teor dos assuntos que trataram, durante o almoço, o tucano afirmou que o diálogo entre os dois é “permanente” e pontuou que ambos são “da mesma turma”, ao citar inúmeras qualidades que convergem. 
Mesmo com tantas convergências entre os políticos, Aécio alertou que as diferenças entre os dois se sobressairão no palanque. “Certamente elas existirão, somos de partidos diferentes, elas aparecerão na campanha. (...) A presença de Eduardo na disputa eleitoral é extremamente saudável e oxigena o debate”, disse.
“Quem vem lutando há muito tempo para que não houvesse disputa foi o governo, a presidente da República. Eles queriam uma vitória por WO”, complementou fazendo menção aos entraves para a criação do Rede Sustentabilidade e para o desembarque o PSB do Governo Federal. 

Leia Já 

PSDB aciona ministra por improbidade devido a ‘trabalho escravo’ do Mais Médicos

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Antonio Imbassahy, acionou a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, por improbidade administrativa, ao sustentar que as condições de atuação do programa Mais Médicos são análogas à escravidão. “Como uma representante dos Direitos Humanos, a ministra precisa dizer se é de seu conhecimento que os profissionais cubanos estão proibidos de se relacionar com brasileiros ou receber visita de parentes sem a prévia autorização de Cuba”, defendeu. Para o tucano, Maria do Rosário deve esclarecer se é ciente de que, para casar, os intercambistas precisam de permissão por escrito das autoridades cubanas.  O parlamentar quer que o governo esclareça se acordos do programa são compatíveis com o princípio da dignidade humana e se os médicos de outras nacionalidades também são submetidos ao mesmo constrangimento. Segundo o líder oposicionista, a presidente Dilma Rousseff, cujo partido se apresenta como defensor dos trabalhadores, tenta instalar no Brasil uma espécie de filiar do sistema político cubana, o qual ele considera ditatorial.

PSDB: Governo do PT deu as costas à segurança

Depois de reconhecer que a questão de segurança é o que há de mais urgente a ser enfrentado, o senador Aécio Neves aproveitou para dizer que o governo federal, que tem mais de 60% do que se arrecada no País, vem virando as costas quando não libera para estados e municípios os recursos do Fundo Penitenciário, e do Fundo Nacional de Segurança. E a situação a cada ano mais se agrava sem que se conheça medidas eficazes adotadas pelo PT nesses 11 anos que governa o país, disse o presidenciável tucano que, adiantou sobre um projeto de sua autoria que tramita desde 2011, cujos recursos nele dispostos são no entanto contingenciados por decisão do governo. Só nos cabe, então, disse Aécio, defender tudo o que é aprovado seja distribuído para os 27 estados a partir de um parâmetro que se crie - população e indicadores de criminalidade.

Edilmar Norões

Prefeitura de Santa Quitéria rebate MP e diz que município pode fazer Carnaval

A Prefeitura de Santa Quitéria se manifestou nesta sexta-feira, 21, sobre a recomendação do Ministério Público do Estado (MPE-CE), quesolicitou o cancelamento da festa de Carnaval no Município, localizado a 222 km de Fortaleza. O MP alega que há atrasos no pagamento de servidores.

De acordo com a Prefeitura, o Município apresenta “plenas condições de realizar o Carnaval 2014" - chamado Carnaquitéria”. Em nota de esclarecimento, a gestão garante que atualmente não há nenhum servidor municipal com salário atrasado nem dívidas referentes à administração anterior. Em 2013 não houve Carnaval em Santa Quitéria devido a dificuldades financeiras.

“Os salários dos servidores referentes a dezembro de 2012 (gestão anterior, ex-prefeito Chagas Mesquita), que deveriam ter sido pagos até o referido mês, estão sendo quitados pela atual gestão. Mais de 60% da dívida já foi paga. Não há nenhum atraso de salário referente a 2013 e 2014”, diz a nota, acrescentando ainda que o prefeito está à disposição para esclarecimentos.

O POVO

Senado votará lei que estabelece regras para desligamento de beneficiários do Bolsa Família

Deve ser votado na quarta-feira (26), em reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) às 9h, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 458/2013, que estabelece em lei as regras para o desligamento de beneficiários do Bolsa Família, hoje inseridas em decreto presidencial. De autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG), o projeto propõe que as condições de permanência no programa continuem a ser avaliadas a cada dois anos, mas garante que, caso se altere a situação de elegibilidade familiar, o benefício continue a ser pago por seis meses, como preparação para a saída do programa. Segundo a Agência Senado, na justificação do projeto, Aécio defende a mudança como necessária para evitar instabilidade na renda do trabalhador carente. Ele afirma que o período adicional para recebimento do benefício é importante para o trabalhador que consegue emprego e melhora sua renda, pois lhe proporciona um período de segurança até saber se irá manter seu emprego e sua renda em patamar satisfatório para a subsistência de sua família. Os governistas acusaram Aécio de querer fazer "aperfeiçoamentos" que já estão contemplados no Bolsa Família e lembraram críticas passadas ao programa. Já a oposição disse que o PT se inspirou em iniciativas do governo Fernando Henrique e agora não aceita consolidar o Bolsa Família como política de Estado.

Prefeito de Baturité obtém mandado de segurança e retorna ao cargo

O prefeito afastado de BaturitéBosco Cigano (Pros), obteve na tarde desta sexta-feira, 21, um mandado de segurança na Justiça estadual. Com isso, ele pode retornar ao cargo imediatamente. A previsão é que Bosco seja reempossado ainda na noite desta sexta, na Câmara Municipal, que o afastou na última segunda-feira, 17.

“Não tenho rancor nem mágoa. Vou abraçar cada um e pedir desculpas pelas minhas falhas, porque se falhei foi tentando acertar”, disse Bosco ao O POVO Online. O prefeito afirmou também que pretende administrar a cidade de agora em diante tendo mais proximidade com a Câmara: “Porque 13 cabeças pensam melhor que a minha sozinha”, disse, em referência ao número de vereadores do Município.

Bosco havia sido afastado por 120 dias, após uma série de protestos nas ruas do Município. Entre as principais reclamações estão salários atrasados de servidores. Além disso, Cigano foi denunciado por fraudes em licitações, irregularidades no pagamento de empresas terceirizadas e uso de máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento na coleta de lixo do município. 

Reconhecendo os problemas, o gestor afirma que seu “sonho” é colocar em dia os salários dos servidores até o fim de março. Os salários de novembro ainda não foram pagos. A ideia, segundo Bosco, é pagar o mês de novembro até 28 de fevereiro, o de dezembro junto com o décimo terceiro até 10 de março e os de janeiro em diante até 30 de março. “Eu não podia pagar porque não tinha dinheiro”, alega.

Sobre a coleta de lixo, o prefeito diz que pretende solucionar a limpeza das ruas até o início da próxima semana. Ele atribuiu a crise à atuação de seus opositores, sobretudo através de um programa de rádio intitulado “É de Lascar”.

O POVO

Ibope: avaliação de Dilma cai de 43% para 39%

A pesquisa Ibope/Estadão divulgada nesta sexta-feira (21) mostrou que a taxa de aprovação ao governo Dilma Rousseff (PT) caiu de 43% para 39% desde o início de dezembro. De acordo com os dados do levantamento, realizado entre os dias 13 e 17 deste mês, o percentual dos que consideravam o governo vem caindo após a onda de protestos de junho do ano passado. O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 141 municípios.
Em junho de 2013 o número atingiu 55%. No mês seguinte caiu para 31% (julho), subiu para 38% (agosto), oscilou entre 37% e 39% (setembro a novembro), voltou a subir para 43% (dezembro) e agora baixou quatro pontos porcentuais.
As taxas mais baixas de aprovação da presidente do PT foi verificada entre o eleitorado com menos de 24 anos (35%), escolaridade superior (26%) e renda superior a cinco salários mínimos (34%). Em termos regionais, sua pior avaliação se concentra no Sudeste (33% de ótimo e bom) e no Norte/Centro Oeste (32%).
Enquanto isso, Dilma é bem avaliada no segmento com mais de 55 anos (45%), escolaridade até a quarta série (50%) e renda de até um salário mínimo (49%). A região Nordeste, a taxa chega a 51%.

Joaquim Barbosa determina prisão de Jefferson

Agência Brasil – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou nesta sexta-feira (21) a prisão do presidente licenciado do PTB e ex-deputado federal Roberto Jefferson, condenado a sete anos e 14 dias de prisão em regime semiaberto na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Jefferson deverá cumprir a condenação em um presídio do Rio de Janeiro.
Barbosa rejeitou pedido de defesa de Jefferson, feito no final do ano passado, para que o condenado cumprisse prisão domiciliar devido ao seu estado de saúde. Em 2012, o ex-parlamentar fez uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas.
De acordo com os advogados, o sistema penitenciário não tem condições de garantir o tratamento médico de Jefferson. Para justificar o pedido de prisão domiciliar, a defesa anexou aos documentos enviados ao STF a dieta que ele deve seguir. A dieta prescrita pelos médicos e nutrólogos (especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar) inclui, no café da manhã, banana com canela, geleia real e pão preto. No almoço, o prato deve ser ter salada, arroz integral, carne ou salmão defumado e, no jantar, sopa de legumes.
Contrariando a posição da defesa, após perícia médica feita a pedido do ministro Joaquim Barbosa, os médicos do Instituto Nacional do Cancer (Inca) concluíram, em dezembro do ano passado, que o estado de saúde de Jefferson não indica necessidade de cumprimento da pena em casa ou no hospital. Segundo os médicos, o ex-deputado deve usar regularmente medicamentos e seguir dieta prescrita por nutricionista.
A Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio de Janeiro, responsável por efetivar o cumprimento da condenação, também informou ao Supremo que o sistema carcerário do estado pode cumprir as recomendações médicas sugeridas pela junta médica. Após a manifestação da VEP, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também emitiu parecer contra o pedido de prisão domiciliar.

Aécio Neves e Eduardo Campos juntos em Pernambuco

O pré-candidato a presidente da República pelo PSDB, Aécio Neves, cumpriu agenda durante toda esta sexta-feira (21) em Pernambuco. Em conversa com a Imprensa, o tucano ressaltou a importância da aliança entre PSDB e PSB no processo eleitoral em Pernambuco.
“Não haverá da nossa parte qualquer impedimento ou qualquer ação da direção nacional que impeça essa manifestação do partido (de aliança com o PSB). Um extraordinário companheiro do partido que é o deputado Sérgio Guerra é quem vai estar comandando esse processo como sempre fez. O Sérgio é uma das lideranças nacionais mais importantes do PSDB, companheiro de instituição partidária, presidente do Instituto Teotônio Vilela, presidente do partido (em Pernambuco) e nós estamos afinadíssimos. Sérgio saberá conduzir da melhor forma esse processo”, destacou Aécio.
Antes de almoçar com o governador Eduardo Campos (PSB), Aécio participou da reunião com a bancada pernambucana, prefeitos e o líder do Democratas na Câmara Federal, Mendonça Filho.
Senador almoçou com o governador Eduardo Campos (Foto: Roberto Pereira/PSB)

Dilma convida Francisco a visitar o Brasil durante a Copa do Mundo



O papa Francisco recebeu em uma audiência privada nesta sexta-feira a presidente Dilma Rousseff, que convidou formalmente o pontífice a visitar o Brasil durante a Copa do Mundo, que começará no próximo dia 12 de junho.

Dilma foi recebida pelo papa às 19h30 (hora local, 15h30 de Brasília), um horário pouco habitual para as audiências privadas, mas que neste caso se deveu à presença de Francisco no consistório extraordinário de cardeais durante a manhã.

A presidente, que chegou à Itália às 11h30 (7h30 de Brasília), já havia antecipado que pretendia convidar Francisco para visitar o país na Copa.

Dilma convidou Francisco especificamente para assistir à partida de abertura em São Paulo ou qualquer um dos jogos da seleção argentina, disseram fontes oficiais.

Apesar de tudo, a participação do papa na Copa pode ficar restrita finalmente a uma carta de apoio, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

Segundo afirmou a presidente aos jornalistas, "sempre é bom conversar com Francisco porque tem um compromisso com os pobres e, por ser latino-americano, compreende melhor os problemas de nossos países".

A reunião desta sexta-feira foi o terceiro encontro entre Dilma e o papa Francisco, e teve caráter absolutamente "privado", segundo o porta-voz do Vaticano, o jesuíta Federico Lombardi.

A governante, que antes de encontrar o pontífice se reuniu com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, assistirá amanhã ao consistório no qual o papa investirá 19 novos cardeais, entre eles o brasileiro Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

Com a designação de Tempesta aumenta para dez o número de purpurados nascidos no Brasil, considerado o país com o maior número total de católicos do mundo.

"O governo brasileiro deve estar presente neste momento", comentou a presidente em alusão à posse do arcebispo do Rio.

Em resposta a estas palavras, Tempesta disse que está "agradecido" a Dilma por acompanhá-lo amanhã no consistório cardinalício.

"É uma deferência do Brasil, do governo brasileiro para com a minha pessoa, que é quem agradeço muito e peço que Deus continue conduzindo os caminhos e a vida daqueles que nos governam, para podermos ter cada vez mais dias de paz, de fraternidade e de prosperidade para todos", comentou o novo cardeal brasileiro ao Blog do Planalto.

O primeiro encontro entre Dilma e Francisco aconteceu em 19 de março de 2013, quando a presidente viajou ao Vaticano para assistir à missa de entronização do pontífice.

Em julho de 2013, Dilma recebeu o papa no Rio de Janeiro por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), naquela que foi a primeira viagem internacional do pontífice.

Após suas atividades no Vaticano, Dilma seguirá para Bruxelas, onde na segunda-feira participará da cúpula anual entre Brasil e União Europeia e conversará sobre as negociações para um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e o bloco europeu.


BOL

Justiça bloqueia contas em Solonópole para garantir pagamento de servidores

O juiz Adriano Ribeiro Furtado Barbosa determinou o bloqueio de mais de R$ 212 mil das contas do município de Solonópole para o devido pagamento dos servidores públicos. A ação foi assinada ontem (20) e atende ao pedido feito pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Iuri Rocha.

      A medida foi tomada para garantir que o valor seria usado no pagamento dos salários atrasados dos servidores municipais referentes ao mês de dezembro de 2012, e não para financiar o Carnaval 2014. A agência local do Banco do Brasil foi oficiada para realizar o referido bloqueio. Dessa forma, o município está proibido de utilizar o recurso bloqueado enquanto não forem quitados os salários em atraso de todos os servidores.

      Em caso de descumprimento, o município será multado em R$ 1 mil por dia. 
 
MPCE

Guns n' Roses em Fortaleza

A banda Guns n' Roses fará shows em Fortaleza e Recife, informou, ontem, o jornal Diário de Pernambuco. Em Recife, a apresentação seria no dia 15 de abril. Já em Fortaleza, a provável data é 17 de abril. Em seu site oficial, a banda confirma shows no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre entre os dias 20 de março e 3 de abril.

Outros "Amarildos"

O delegado Rivaldo Barbosa, diretor da Divisão de Homicídios, disse ontem que “podem existir outros Amarildos”, durante a primeira audiência de instrução e julgamento dos 25 policiais militares acusados pela tortura e morte do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, morador da Rocinha. Segundo Barbosa, os PMs da UPP da favela já praticavam ameaças e torturas contra outros moradores.

Deputados contra o Planalto e PT

Insatisfeitos com a relação com o Palácio do Planalto e o PT, um grupo de oito partidos da base aliada resolveu formar um “bloco informal” na Câmara dos Deputados para se contrapor ao governo e estabelecer as próprias prioridades de votações na Casa. Os acertos de como será a condução da “bancada dos descontentes” foi feito em jantar realizado na quarta-feira.

Ministro da Saúde pede demissão

 O ministro da Saúde, Arthur Chioro, pediu, nesta sexta-feira (21), demissão do cargo. A portaria com a exoneração a pedido está no Diário Oficial desta sexta. Chioro passou apenas 18 dias à frente da pasta.

A assessoria do ministério informou que Chioro foi aprovado em concurso da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) antes de assumir a pasta. Ele toma posse ainda nesta sexta-feira (21) na universidade e se licencia para reassumir o ministério.

O retorno dele ao cargo de ministro será publicado também nesta sexta em edição extra do Diário Oficial. No último dia 3 de fevereiro ele assumiu o lugar de Alexandre Padilha, que deixou o ministério para disputar o governo do Estado de São Paulo. Assume interinamente o cargo Mozart Julio Tabosa Sales, secretário de Gestão da Educação e Trabalho na Saúde.

PT barra redução da maioridade penal

Deputados favoráveis à redução da maioridade penal protestaram contra a decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, que derrubou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) reduzindo de 18 para 16 anos a idade penal.

Os parlamentares criticaram, principalmente, a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), que teria recomendado que a matéria não passasse no colegiado."Foram sete propostas de emendas e apenas essa continuava a tramitar, do senador Aluísio Nunes (PSDB/SP), que reduzia a maioridade em casos de crimes hediondos, mas o PT fez uma recomendação para que a emenda não passasse", criticou o deputado Ely Aguiar (PSDC).

Ele também destacou o posicionamento do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, que teria orientado a legenda a votar favorável à emenda."Eunício deu a recomendação como líder da bancada, mas não adiantou, por conta do PT, que derrubou a emenda", disparou o deputado que citou a onda de violência no Estado, principalmente, por conta de envolvimento de menores de idade em crimes hediondos. Segundo afirmou, a decisão da CCJ do Senado vai de encontro à decisão da maioria da população que em sua maioria, através de pesquisas recentes, se mostra favorável à redução.

O deputado Idemar Citó (DEM) disse ser "totalmente a favor" da redução da maioridade penal, pois, segundo disse, menores são utilizados por adultos para praticar os crimes, uma vez que tais menores terão penalidade diferenciada. "Cabe um movimento político para se fazer um plebiscito".Osmar Baquit (PSD) disse estar preocupado com a tentativa de reduzir a maioridade "Sou a favor da redução, mas depois vamos ter que reduzir para 14 e 12 anos, porque o traficante vai pegar os jovens que têm proteção da lei. Então é preciso punir os que cometem crimes de adulto como adulto, mesmo que seja um adolescente", disse.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PT faz manifesto pela Aliança no Ceará

Membros do Diretório Estadual do Partidos dos Trabalhadores (PT  Ceará), com o apoio de parlamentares, prefeitos, vices-prefeitos, vereadores, dirigentes sindicais, movimentos sociais e militantes do partido em todo o Estado apresentam amanhã (21), às 9h30, o Manifesto de Apoio à Candidatura a Governador de outro Partido do Arco de Aliança no Estado do Ceará. A entrega do manifesto atende o que está disposto no artigo 155 do Estatuto do PT e reforça a indicação de candidatura petista na chapa majoritária para o Senado Federal. 
 
Subscrevem o documento: os deputados federais José Guimarães, vice-presidente nacional do PT, José Airton Cirilo, Ilário Marques e Artur Bruno; os deputados estaduais Dedé Teixeira, Camilo Santana, Rachel Marques e Professor Pinheiro; e o vereador Acrísio Sena. Além destes, a presidente do CUT Ceará, Joana Almeida, e da Fetraece, Carlos Lima.
 
"A continuidade da aliança que inauguramos em 2006 no Ceará, com PT, PMDB, o grupo político coordenado pelo governador Cid Gomes (PROS), bem como os demais partidos da base aliada, é um dos objetivos centrais da tática eleitoral do PT no estado, em total sintonia com a tática nacional. O PT manterá o seu protagonismo político, participando da Chapa Majoritária, preferencialmente com candidato ao Senado, bem como, ampliando suas bancada na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa", justifica o documento.
 
SERVIÇO:
Manifesto de Apoio à Candidatura a Governador de outro Partido do Arco de Aliança no Estado do Ceará
QUANDO: Sexta-feira, 21 de fevereiro
HORÁRIO: 9h30
ONDE: Sede Estadual do PT Ceará
Av. da Universidade, 2189 - Benfica
Fortaleza/CE

Feliciano desiste do Senado

Marco Feliciano desistiu mesmo de ser candidato ao Senado . Prefere ser deputado federal, eleição mais do que garantida este ano.
Dois motivos para a decisão: o vereador Carlos Apolinário já será um candidato de olho no voto evangélico. E Geraldo Alckmin não quer apoiar Feliciano, justamente o que o deputado queria.
Por Lauro Jardim

Caso Amarildo: Major e policiais começam a ser julgados nesta quinta

Acusados de participar da tortura e morte do sumiço do pedreiro Amarildo de Souza na Rocinha, no Rio de Janeiro, o major Edson Santos e outros 24 policiais militares começam a ser julgados nesta quinta-feira (20), quando terão início as audiências de instrução do caso, no Tribunal de Justiça do estado (TJ-RJ). A colheita oral de provas em juízo será realizada na primeira sessão. No total, são 19 testemunhas de acusação, de acordo com a promotora Carmem Elisa Bastos, e 200 de defesa, segundo o advogado Saulo Salles, que defende o major Edson. Conforme o G1, há previsão de outras audiências, para que haja tempo de ouvir a todos. Os acusados respondem pelos crimes de tortura, ocultação de cadáver, fraude processual e formação de quadrilha. Amarildo sumiu após ser levado por policiais para ser interrogado na sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) durante a Operação Paz Armada, entre os dias 13 e 14 de julho do ano passado.

PEC que determina perda automática de mandato é aprovada por Comissão da Câmara

A proposta que altera a Constituição Federal e determina a perda automática de mandato dos deputados e senadores condenados por crimes de improbidade ou contra a administração pública foi aprovada  por uma comissão especial da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (19), por 12 votos a 1. O deputado Sibá Machado (PT-AC) foi o único a votar contra a PEC 313/13.
Segundo o petista, ele foi contrário porque a proposta, entre outros pontos, ofende o princípio constitucional da separação dos poderes e usurpa do poder Legislativo o direito de decidir sobre a perda do mandato de um parlamentar por determinação do poder Judiciário.
Apelidada de “PEC dos mensaleiros”, a proposta é de autoria do senador pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB) e o deputado Raul Henry (PMDB) está à frente da relatoria.
A PEC (que teve o número 18/13 no Senado e 313/13 na Câmara) foi aprovada pelo plenário do Senado, no dia 11 de setembro de 2013, com apenas um voto contrário (do senador João Alberto, do PMDB do Maranhão).
O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, espera que a proposta vá a votação no Plenário no próximo mês, em dois turnos.
Em caso de aprovação, as mesas da Câmara dos Deputados e do Senado podem declarar a perda do mandato assim que receberem o comunicado da Justiça, no caso o Supremo Tribunal Federal.
Blog do Jamildo

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Números da Mega-Sena

O tão esperado sorteio do concurso 1.575 da Mega-Sena, com prêmio estimado em R$ 105 milhões, ocorreu na noite desta quarta-feira (19/2), em Osasco (SP). A instituição ainda não divulgou se algum sortudo acertou os números sorteados. São eles:01 - 04 - 05 - 14 - 45 - 56

Azeredo renuncia em busca da prescrição

No "mensalão" tucano-mineiro, ao receber a denúncia em 3 de dezembro de 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o desmembramento dos autos e reconheceu o foro por prerrogativa de função apenas ao deputado federal Eduardo Azeredo e ao senador Clésio Andrade. O denunciado Walfrido Mares Guia, dado como caixa da campanha eleitoral dirigida à reeleição do governador mineiro Azeredo, deixou o encargo e a função de ministro de Estado e, por isso, perdeu o foro privilegiado: há pouco, perto de completar 70 anos, beneficiou-se com o encurtamento pela metade do prazo prescricional.

6ª Corrida Cagece abre inscrições

A 6ª edição da Corrida Cagece está com inscrições abertas até o próximo dia 10, por meio do site www.Sextacorridacagece.Com.Br. Neste ano, o evento homenageia o Dia Mundial da Água. A prova será no dia 23 de março, com largada às 6h30, na Av. Historiador Raimundo Girão.

Horizonte x Fliminense ...

A partida entre Horizonte e Fluminense, válido pela primeira fase da Copa do Brasil 2014, será realizada no Estádio Domingão.  Data e horário da partida estão mandidos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou comunicado, nesta quarta-feira (19), à Federação Cearense de Futebol (FCF) informando que o duelo, antes marcado para a Arena Castelão, será na casa do Galo do Tabuleiro. 

A mudança de estádio foi um pedido da FCF. “Solicitamos que o jogo fosse realizado em Horizonte, afinal, grandes jogos já aconteceram naquela praça esportiva e não era justo que o torcedor tivesse que assistir a partida fora de casa”, comentou o presidente da entidade, Mauro Carmélio. Horizonte e Fluminense se enfrentam no dia 20 de março, às 20h50, no Domingão, em jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil 2014. 

Criado Comitê da Crise em Canindé

Diante da dificuldade no abastecimento de água em Canindé, foi criado o Comitê da Crise, com alguns membros do poder público municipal. A ideia é criar meios para não deixar que falte água para o consumo humano da sede e zona rural. A primeira reunião já ocorreu. "A população pode ficar tranquila, que não iremos deixar que falta água em Canindé", garantiu o Prefeito.

Senado rejeita reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) rejeitou nesta quarta-feira (19) proposta que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em crimes hediondos e casos específicos, como os crimes inafiançáveis, tortura, terrorismo, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins. 

A comissão analisou conjuntamente sete PECs (propostas de emenda à Constituição) que tratavam da redução da maioridade penal. O relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), recomendou a rejeição de seis delas e a aprovação de apenas uma de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que reduzia a maioridade para 16 anos nos crimes hediondos e casos específicos. 

Como a comissão rejeitou o relatório de Ferraço, Nunes disse que vai recorrer da decisão da comissão para levar a discussão ao plenário da Casa. Ele precisa do apoio de um décimo dos senadores (9 no total) para evitar que a proposta seja definitivamente arquivada. Oito membros da comissão votaram a PEC e 11 contrários, o que derrubou a matéria na comissão. 

Facebook vai comprar o WhatsApp

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (19) que vai comprar o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp por US$ 16 bilhões. Segundo a rede social, o serviço operará de forma independente. "O WhatsApp está prestes a conectar 1 bilhão de pessoas. Os serviços que atingem esse marco são todos incrivelmente valiosos", afirmou Mark Zuckerberg, fundador e executivo-chefe do Facebook. 

A última grande aquisição do Facebook foi a rede social de fotografia Instagram, em abril de 2012, por US$ 1 bilhão. A aquisição será concretizada com US$ 4 bilhões em dinheiro e US$ 12 bilhões em ações do Facebook.O aumento do uso de aplicativos de mensagem preocupa as operadoras de telefonia no mundo, que ameaçam as receitas com o serviço de SMS. Segundo estudo da empresa de pesquisa Strategy Analytics, divulgado em janeiro, a receita com mensagens das operadoras globais caiu pela primeira vez no ano passado, atingindo US$ 104 bilhões, baixa de 4% na comparação com 2012. A previsão é de uma queda de 20% até 2017.

PMDB na onda das redes sociais

A disputa pelas mentes na internet e nas redes sociais tem um novo personagem: o PMDB. O partido acaba de aprovar o projeto Conexão, que começará a ser implantado para as eleições desse ano. Um dos alvos do partido é a juventude. O objetivo é mobilizar a sua estrutura e ouvir o conjunto dos filiados sobre temas da atualidade.
Ilmar Franco

MPF acusa ex-prefeito de desviar recursos em Paramoti

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito do município de Paramoti, Marcos Aurélio Mariz Santos. A ação, proposta pelo procurador da República, Francisco Macedo Filho, trata de desvio de recursos para execução de obras de melhorias sanitárias domiciliares.

Nova cadeia pública para Tauá

O Ministério Público do Estado do Ceará ingressou hoje, dia 18, com uma Ação Civil Pública contra o Governo do Estado para pedir que seja providenciada a construção de uma nova cadeia pública em Tauá em um prazo de 180 dias. Além disso, o MP pede que a Justiça determine ao Estado a abertura da licitação para contratação de uma construtora dentro de 30 dias. A ação é assinada pela promotora de Justiça Valeska Catunda Bastos, da 1ª Promotoria de Justiça de Tauá. 

Correção na conta de luz será votada até 4 de abril

O líder do PP na Câmara, deputado Eduardo da Fonte (PE), disse nesta terça-feira que as lideranças da base chegaram a um acordo para votar, até o dia 4 de abril, dois projetos de decreto legislativo, entre eles o que suspende um despacho em que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negava o ressarcimento aos consumidores de valores cobrados a mais nas contas de luz, entre 2002 e 2009.
O projeto de decreto, que tem como um de seus autores o deputado Eduardo da Fonte, também obriga concessionárias de energia elétrica a restituir os valores cobrados indevidamente no mesmo período.
O vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR), defendeu mais tempo para análise da matéria, sob a justificativa de que ela implicaria num impacto bilionário. "O projeto de decreto da energia elétrica pode ter um impacto bilionário nas contas do governo e no caixa das concessionárias. Isso num momento em que você tem um momento de tensionamento no setor (energético) por falta de chuvas", justificou Vargas.
Ainda segundo o deputado Eduardo da Fonte, que participou também foi acordado que esse projeto de decreto legislativo será votado junto com outro que revoga uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obriga o uso de simuladores de direção nas aulas de autoescolas.

Ivo Gomes bate boca com vereadores

A ida do secretário municipal de Educação, Ivo Gomes, à Câmara Municipal de Fortaleza, era para ser apenas mais uma prestação de contas das ações da Prefeitura, através da pasta comandada por ele. Entretanto, o que deveria ser mais um debate de ideias, terminou em bate-boca entre o secretário e os vereadores que questionaram a eficácia das ações de segurança pública nas escolas da rede municipal de Fortaleza.
Os parlamentares sabatinaram Ivo Gomes por cerca de quatro horas, sobre diferentes temas, desde as medidas adotadas na área da segurança, até o déficit no quadro de professores,  passando ainda pelo futuro político do secretário. O titular da Educação é deputado estadual eleito e licenciado para assumir a pasta na administração de Fortaleza. 
Um dos vereadores a cobrar ações no que diz respeito à falta de segurança nas unidades de educação foi o vereador Capitão Wagner (PR), um dos principais opositores do irmão de Ivo, o ex-ministro Ciro Gomes – atual secretário estadual de Saúde. O vereador criticou o que considerou “inércia” da Secretaria de Segurança Cidadã por ainda não ter posto em andamento nenhum projeto para combater a insegurança, sobretudo, no perímetro das unidades escolares, evitando, segundo ele, a evasão na rede municipal. “Queria saber se existe algum planejamento de melhorar a segurança nas escolas municipais, lembrando que não é um problema só das escolas”, pontuou Wagner.
Sobre o assunto, Ivo Gomes disse que aguarda a chegada de 40 viaturas que irão compor o departamento de segurança escolar em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã “que está longe de ser inerte”, rebateu.
BATE-BOCA
Durante a exposição de Ivo Gomes, vereadores de oposição discordaram dos números apresentados pelo secretário. “Não vou levar desaforo de demagogo pra casa. Não tenho medo de você”, rebateu Ivo, ao ser questionado pelo vereador João Alfredo (Psol). Contrariado, o secretário ainda relembrou a polêmica das passagens áreas envolvendo João Alfredo à época que era deputado federal. “Você tem escândalo na sua vida. Você não devolveu o dinheiro das passagens”, salientou. João Alfredo até tentou responder, mas teve o microfone cortado por ordem da Mesa Diretora. Ivo ainda chamou o parlamentar de “pateta”. Alfredo rebateu as críticas fora do microfone, mas não foi pela maioria dos colegas.
O desentendimento foi reforçado por outros parlamentares. Dentre eles, Ronivaldo Maia (PT) que saiu em defesa de João e solicitou que o secretário tivesse mais respeito com os vereadores da Casa. Apesar do desentendimento, a sessão continuou normalmente com os parlamentares questionando o secretário.
PROJETOS
Ivo Gomes aproveitou a visita à Câmara para anunciar a tramitação de dois projetos de lei de autoria do Executivo. Um deles trata do reajuste complementar do piso nacional dos professores. Segundo disse, a mensagem será encaminhada, hoje, à Câmara Municipal. O outro, segundo explicou, trata da lei de autonomia das escolas que já vem sendo “testada” pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em algumas unidades de ensino. Até o final do ano, serão investidos R$ 15 milhões no projeto. Conforme Ivo, a proposta não se resume apenas à administração financeira por parte das escolas, mas à gestão administrativa e organizacional. “É um sonho da comunidade acadêmica. Não tem sistema bem-sucedido que não seja com descentralização das ações”, disse.
Em vários momento, o secretário Ivo Gomes enalteceu a parceria com o governo federal, mas disse não ter nenhuma expectativa de melhora nos indicativos da qualidade das Educação de 2013. Caso aconteça, será uma “surpresa”. Isso porque, segundo ele, a expectativa de melhoria é para 2014, que só será aferida no ano seguinte.
“ORIXÁS”
Licenciado do mandato de deputado estadual desde que assumiu a Secretaria de Educação, Ivo Gomes disse que não planeja disputar à reeleição para a Assembleia Legislativa na eleição deste ano. Ele afirmou estar “feliz” com o trabalho desenvolvido à frente da educação do Município de Fortaleza. Contudo, admitiu que irá consultar o prefeito Roberto Cláudio, as lideranças partidárias e sua base política sobre o assunto. “Estou querendo não. Estou no auge da vida pública. Estou pessoalmente feliz com o trabalho desenvolvido. Acho que minha equipe está fazendo um trabalho razoável. Estou tento muito apoio. Então, vou deixar algo que me deixa feliz, para voltar para um lugar onde participei por três mandatos”, disse, para, em seguida, afirmar que:  “vou consultar os orixás (risos). Não. Não. Vou conversar com o prefeito Roberto Cláudio, com meu partido e minhas bases”.
O Estado CE

Série B agora é Cearense New Magic


A New Magic Jeans, empresa do ramo têxtil, é a patrocinadora da Série B do Campeonato Estadual, que agora passar a se chamar Cearense New Magic.

“A New Magic já tem uma relação com o futebol cearense, pois estivemos com o Icasa e também com o Barbalha na Taça dos Campeões, por isso, existe uma grande parceria com a Federação Cearense de Futebol e com o Mauro Carmélio. A ideia de patrocinarmos a Série B, é uma maneira de darmos mais visibilidade aos clubes do interior do Estado”, disse Felipe Boin.

Para o presidente da FCF, Mauro Carmélio, “é uma conquista trazer uma empresa de grande porte para o futebol cearense no primeiro ano da segunda gestão. Toda verba do patrocínio da New Magic para a Série B do Cearense será revertida para o pagamento da arbitragem, gerando menos custos para os clubes”, disse.

O Cearense New Magic terá início no dia 22 de fevereiro com a partida Arsenal x Trairiense no estádio Abilhão.
FCF

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Revoltado, Prefeito afastado de Baturité ameaça vice com arma de fogo


Aparentemente revoltado com a decisão da Câmara de Vereadores, que o destituiu do cargo por 120 dias na última segunda-feira (17), o prefeito de Baturité, Bosco Cigano, mostrou que não acompanhará calado as investigações do qual é alvo no Legislativo municipal.

Uma das demonstrações de que ele não aceitou a medida de forma democrática foi a ameaça realizada contra a vice-prefeita Drª Cristiane (PT), que assumiu o comando do município em seu lugar, na sucessão natural em casos de afastamento do titular. De acordo com ela, no dia em que foi consulta-lo sobre as acusações de irregularidades no controle das contas públicas da Prefeitura de Baturité, Bosco Cigano mostrou-lhe um revólver calibre 38, numa clara forma de ameaça contra quem questionasse suas ordens.

E esta não parece ter sido a única retaliação violenta do prefeito afastado contra os opositores. Mais recentemente, uma assessora do gabinete do deputado federal Eudes Xavier (PT) também apresentou queixa contra Bosco Cigano por ameaça.

Com o acúmulo de denúncias mais graves, Bosco Cigano complica ainda mais a sua defesa e continua sem dar qualquer explicação para a população.

Fonte: Ceará News

Eduardo Campos e o PV

Mesmo depois do PV decidir investir no ex-deputado Eduardo Jorge para concorrer à Presidência, Eduardo Campos (PSB) negocia o apoio dos verdes à sua candidatura. O socialista está, segundo aliados, propondo ao PV indicar o candidato ao governo paulista pela aliança PSB/Rede/PPS. Em troca, os verdes desistiriam de candidatura própria e passariam a apoiar Campos para o Planalto.
Ilmar Franco

Congresso adia análise de veto presidencial


O Congresso Nacional adiou a votação de quatro vetos presidenciais que ocorreria nesta terça-feira (18). O deputado André Vargas, que presidia a sessão, encerrou os trabalhos devido à obstrução de todos os partidos na Câmara dos Deputados. A sessão do Congresso foi remarcada pelo deputado para o dia 18 de março.

A falta de quórum de senadores na sessão revoltou alguns deputados e foi o principal motivo que levou à obstrução dos partidos. A obstrução foi feita durante análise de requerimento do líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), que pedia o encerramento da discussão sobre o veto ao projeto que trata da criação de novos municípios (PLS 98/2002 - Complementar). Com essa postura, os deputados não registram a presença no painel e não é possível votar sem que haja, pelo menos, 257 deputados na sessão.

De acordo com o deputado Moreira Mendes (PSD-RO) o Senado fez uma manobra para prejudicar a derrubada do veto ao projeto que trata da criação dos municípios (VET 47/2013). O texto, aprovado pelo Senado em outubro de 2013, foi integralmente vetado pela presidente no mês seguinte.

Respondendo a críticas de deputados, o líder do PSDB no Senado, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) afirmou que os senadores da oposição estavam presentes para votar e que o governo que fez uma “manobra sórdida” para providenciar o esvaziamento da sessão.

Também seriam analisados, nesta terça-feira, os vetos sobre o repasse de recursos públicos às universidades comunitárias; o que normatiza a travessia de pedestres próximos às escolas; e o que regula a condução de veículos de emergência.

Agência Senado - Soraya Mendanha

José Guimarães e Eunício Oliveira unificam discurso e trabalham pela união da aliança

O deputado federal José Guimarães, vice-presidente nacional do PT, e o senador Eunício Oliveira, líder do PMDB , reuniram-se, nesta terça-feira (18), em Brasília. Após discursos desencontrados nos últimos dias, em eventos partidários, os dois saíram do encontro, que durou mais de duas horas, defendendo a manutenção da aliança entre PT, PMDB e o governador Cid Gomes (PROS), nas eleições de 2014.
“Vamos trabalhar para manter a aliança e dar continuidade a esse projeto vitorioso que estamos desenvolvendo no Ceará”, defendeu Guimarães, que complementou: “Todas as arestas foram aparadas. Faremos um esforço para marchar juntos”.

Roberto Pessoa culpa Ciro pelo retorno do sarampo ao Ceará

Para o empresário Roberto Pessoa, ex-prefeito de Maracanaú e ex-deputado federal, o secretário da Saúde do Estado (Sesa), Ciro Gomes, é o responsável pelo retorno do sarampo ao Estado. Roberto Pessoa lembra que a doença já estava erradicada, mas seria preciso uma vigilância permanente. “No interior do Ceará, o secretário agora é chamado de Ciro Sarampo Gomes”, ironizou. O empresário foi o entrevistado desta segunda-feira (17) do programa Fernando Maia, na rádio Assunção.
Roberto Pessoa também criticou o governador Cid Gomes pelo que avalia como fracasso na área da Segurança Pública. Segundo o ex-deputado federal, o Governo não valorizou o policial.
Pessoa também fez um alerta a Eunício Oliveira, para que o pré-candidato não caia na “armadinha” que vitimou Marcos Cals, na última eleição ao Palácio da Abolição. Segundo o ex-deputado, Marcos Cals demorou a se afastar do Governo e acabou sem discurso na campanha.

Blog do Eliomar

Comitê de Eunício Oliveira tem local definido

Atenção amigos, já está definido o local do futuro Comitê Central da campanha pró-Eunício Oliveira governador.Segundo informações de uma fonte do PMDB, o local será o prédio do antigo Centro de Treinamento da Coelce (Bairro Dionísio Torres).

Dilma sai sem jantar de encontro com líderes do PMDB

Não chegou a ser visita de médico, mas Dilma Rousseff saiu da confraternização do PMDB no Palácio Jaburu, ontem à noite, sem jantar, cerca de uma hora e meia depois de ter chegado. Aloizio Mercadante e Ideli Salvatti, claro, foram embora com a chefe.
Dilma posou para fotos com boa parte dos setenta prefeitos do PMDB de São Paulo presentes e, em seguida, como se esperava, fez um afago no partido aliado:
- Um dos prefeitos me abraçou e disse que o vice-prefeitos dele é do PT e me mandou um abraço. Aqui, as coisas se invertem: eu sou do PT e meu vice, do PMDB. E tem que ser assim em todos os lugares, sem desprezar os outros aliados.
A parte do núcleo que ficou mais próximo de Dilma Rousseff, Eduardo Cunha, Eunício Oliveira e Henrique Eduardo Alves quase não interagiram. Os dois primeiros voltaram a expor para Michel Temer a insatisfação com a conduta petista. A chance de a contrariedade ser sentida a partir de hoje nas votações do Congresso é enorme.
Por Lauro Jardim