quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Sindicato dos Professores emitem nota sobre caso de agressão em Iguatu



CIRO GOMES AGRIDE PROFESSOR FERNANDO ROBERTO DA FECLI/UECE

A SINDUECE tomou conhecimento dos lamentáveis acontecimentos que resultaram na agressão ao Professor Fernando Roberto, colega da Biologia da FECLI/UECE. em manifestação hoje, dia 19 de setembro de 2014, durante inauguração de escola profissionalizante em Iguatu pelo Secretário de Saúde do Estado, Sr. Ciro Gomes.

A SINDUECE, em nome de seus filiados, repudia profundamente a atitude do Sr. Ciro Gomes e deplora um governo que mantém um homem com este perfil de desequilíbrio à frente dos negócios de Estado, e declara o que se segue.

Desde ontem, dia 18, a categoria docente da UECE está em greve, conforme decisão de assembleia geral. Neste contexto, a comunidade acadêmica da FECLI resolveu se dirigir ao Governador Cid Gomes para pleitear uma audiência com o mesmo, na busca de uma resposta positiva sobre a convocação de concurso para professor efetivo, tal como acordado por ocasião da suspensão da greve em janeiro último, e sobre a conclusão do prédio da FECLI.

A comunidade, contudo, foi recebida pela PM, restando a mesma manifestar seu repúdio através do sagrado e bem cearense recurso da vaia. Foi neste contexto que o Secretário de Saúde, Ciro Gomes, reagiu agredindo o colega. Reproduzimos, neste ponto, o relato do próprio Professor Fernando Roberto:

“Hoje aqui no Iguatu estava prevista a inauguração da Escola Profissionalizante. Nós, alunos e professores da UECE, fomos reivindicar a conclusão de nosso Campus e concurso para professor efetivo. Eu, outro professor e alguns alunos chegamos cedo e conseguimos entrar [no recinto do evento]. Todos os outros foram barrados (inclusive o diretor da FECLI, que estava com um convite). Na chegada do governador, os alunos puxaram uma vaia e nesse momento o Ciro virou e eu fui o primeiro que ele viu. Veio em minha direção enfurecido, me deu um soco na barriga e disse que se eu continuasse me prenderia. Depois passou o tempo inteiro olhando em minha direção e me chamando de fascista.”
O relato fala por si mesmo. O Sr. Ciro Gomes, gestor público, diante de uma manifestação legítima e usual nos conflitos sociais e políticos, passou à agressão física contra um cidadão, num delito previsto no Código Penal.

A atitude do Secretário corresponde fisicamente à atitude político-administrativa do Governo Cid Gomes que agride cotidianamente o serviço público e a Universidade pública, em particular, negando-lhe, como neste momento, o essencial à sua existência, o professor efetivo, sem o qual não há universidade.

Nossa categoria e nossa comunidade (e, esperamos, nossa Administração Superior) saberão responder politicamente à agressão do Secretário, aprofundando a luta em defesa do concurso para professor, da melhoria e ampliação física da instituição, hoje em condições de precariedade, como no próprio caso de Iguatu, mas também nos casos de Itapipoca, Crateús e Tauá, enfim, em defesa do ensino superior estadual público e gratuito.

Entretanto, embora confiemos nessa resposta altiva da comunidade, a SINDUECE acionará pelos meios judiciais o Sr. Ciro Gomes pela agressão a nosso professor, para que o Secretário não fique impune em face da agressão que cometeu.

FORTALECER A GREVE!
CONQUISTAR O CONCURSO PARA EFETIVO E AS DEMAIS REIVINDICAÇÕES!
TOTAL SOLIDARIEDADE AO COMPANHEIRO FERNANDO ROBERTO!

A Diretoria da SINDUECE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário