quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Pesquisa IBOPE confirma que brasileiro não confia em partidos políticos e no Congresso Nacional

O IBOPE apresentou nesta segunda-feira,01, uma pesquisa onde o Índice de Confiança Social (ICS) no Brasil foi apresentado.  18 instituições foram avaliadas no ICS, elas buscam representar diferentes setores da sociedade brasileira, tanto das esferas pública e privada, como da sociedade civil. Os resultados da nova pesquisa indicam um ligeiro aumento da confiança, sendo que há oscilação positiva para 13 das instituições avaliadas.
O Corpo de Bombeiros, que ocupa a primeira posição desde 2009, segue no topo do ranking, porém registra a maior queda entre as instituições em relação ao ano anterior, passando de 77 para 73 pontos. Já as escolas públicas (que ocupam 4º lugar e variaram de 47 para 56 pontos) e o sistema público de saúde (de 32 para 42, na 16ª colocação) são as instituições que registram a maior evolução na confiança da população, retornando ao mesmo patamar de confiança observado em 2012. Os sindicatos também tiveram aumento significativo em relação ao ano anterior, variando de 37 para 43 pontos e retornando ao patamar de dois anos antes (permanecendo, porém, entre as últimas instituições do ranking).
Em relação especificamente às instituições políticas, a confiança na presidente varia de 42 para 44 pontos (em uma escala que vai de 0 a 100), mantendo-se na 11ª posição. O governo federal passa de 41 para 43 pontos e ocupa o 12º lugar no ranking, mesma variação obtida pelo sistema eleitoral. Importante ressaltar que, apesar de ter havido alguma recuperação da confiança nestas instituições em relação ao ano anterior, seus índices estão em patamares inferiores ao observado em 2012 – quando os índices eram, respectivamente, 63, 53 e 47. Já o Congresso Nacional e os partidos políticos seguem no penúltimo e último posto, mas com aumento de seis e cinco pontos na escala, respectivamente, retornando ambos ao patamar de 2012.

Outra medida do ICS é a confiança da população nas pessoas e na sociedade em geral. Neste ano, a confiança nas pessoas da família oscila negativamente de 90 para 87 pontos. Amigos, vizinhos e brasileiros, de um modo geral, alcançam dois pontos a mais em relação a 2013, com 69, 59 e 58 pontos, respectivamente.

Veja os dados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário