terça-feira, 16 de setembro de 2014

MP ajuíza ação contra ex-prefeita e gestores de Paraipaba

O Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou uma ação criminal e uma ação civil pública (ACP) de improbidade administrativa contra a ex-prefeita de Paraipaba Joana D’arc Carvalho Batista; o ex-secretário de Infraestrutura Iracilio Lucena Araruna; e a ex-tesoureira Maria de Fátima Carvalho Almeida. As ações foram protocoladas na última sexta-feira (12) pela promotora de Justiça Elizabeba Rebouças Tomé Praciano.

Segundo investigações do MPCE, os réus emitiram notas de empenho falsas, atribuindo-as a pagamentos de falsos credores para a execução de serviços de engenharia. Os pagamentos eram feitos em cheques, alguns deles nominais à própria Prefeitura, que realizava os saques. Por conta disso, eles foram denunciados por falsidade ideológica e peculato. Os fatos ocorreram em 2007 e foram delatados pelo então vereador Helano Coelho de Souza, segundo o qual os referidos credores não haviam recebido os valores.  


Em relação à ACP, o Ministério Público entendeu que os réus incorreram em ato de improbidade, os quais causaram enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário, por isso pede a condenação deles, com o ressarcimento integral do dano. MPCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário