segunda-feira, 21 de abril de 2014

Inflação pesa até na conta da padaria

Se as moedas soltas pela casa eram, até há pouco tempo, suficientes para garantir o pão e o leite do dia seguinte, hoje os gastos com esses quitutes diários pesam, e muito, no orçamento já apertado das famílias. Qualquer ida despretensiosa a uma padaria passou a custar além do planejado. O aumento da variedade de produtos nesses estabelecimentos ajuda a turbinar a conta. Mas é a inflação a principal responsável por encarecer um hábito quase imprescindível na vida dos brasileiros.
Nos primeiros três meses deste ano, ainda que muitos não percebam, os preços das miudezas da padaria avançaram acima da inflação acumulada no período, calculada em 2,18%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O pão francês, por exemplo, ficou 2,70% mais caro em 2014, até agora. O valor do cafezinho saltou 7,75%, o equivalente a 3,5 vezes a média da carestia medida entre janeiro e março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A lista de aumentos prossegue: subiram de preço os iogurtes (5,39%), o pão de queijo (2,69%), os refrigerantes e a água (2,17%). O açaí chama a atenção por ter disparado 28,44%, um dos itens de maior variação entre todos os pesquisados. Um lanche no balcão da padaria, opção cada vez mais comum de quem tenta diminuir os gastos com alimentação fora de casa, já chega a custar, sem muito esforço, o mesmo de uma refeição tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário