segunda-feira, 10 de junho de 2013

Dilma Rousseff em Portugal


A presidente Dilma Rousseff reúne-se nesta segunda-feira com as autoridades portuguesas em uma breve visita a Portugal para estreitar as relações bilaterais e participar da entrega do Prêmio Camões ao escritor moçambicano Mia Couto.

Dilma chegou neste domingo a Lisboa, embora sua agenda oficial se desenvolva nesta segunda-feira centrada em atos de caráter cultural e reuniões com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, nas quais as privatizações portuguesas são consideradas um dos temas a tratar.

Os dois países, segundo fontes oficiais, concordam no interesse de promover o comércio bilateral e os investimentos, que duplicaram na última década mas ainda são, respectivamente, pouco relevantes.

Dilma deve visitar uma das instituições da extensa comunidade de brasileiros que mora em Portugal, a Casa do Brasil, e encerrar os atos de troca cultural organizados nos últimos meses por ambos os países dentro do "Ano de Portugal no Brasil" e do "Ano do Brasil em Portugal".

A segunda visita feita pela presidente brasileira à antiga metrópole tem um forte acento cultural porque coincide com a comemoração do Dia da Língua Portuguesa, no aniversário da morte do pai da literatura portuguesa, Luís Vaz de Camões (1524-1580).

O prêmio literário mais importante da língua portuguesa, que organizam alternativamente a cada ano Portugal e Brasil, leva o nome do poeta e será entregue nesta segunda pelos chefes de Estado dos dois países em cerimônia no Palácio de Queluz, nas proximidades de Lisboa.

Dilma se encontrou neste domingo com o líder da oposição portuguesa, Antonio José Seguro, secretário-geral do Partido Socialista (PS).

Segundo informou o partido, que precedeu no poder o atual Governo conservador e é de novo favorito das pesquisas para as eleições de 2015, a reunião durou cerca de uma hora e abordou temas como os investimentos e o papel que o Brasil pode representar para ajudar Portugal a superar sua grave crise econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário